Caderno Técnico nº 2

Page 56

Execução de uma Captação Neste caso, o método de fragmentação dos terrenos consiste igualmente apenas na rotação do trem de varas e do tricone. Cada um dos cones do tricone impulsionado pelo movimento de rotação da peça em que se encontram inseridos tendem a rolar sobre si mesmos acompanhando o movimento de rotação. O movimento de rotação dos cones e a dureza dos seus prismas, associado a pressão vertical promovida pelo sistema hidráulico sobre a cabeça de rotação, sobre as varas e sobre o tricone, tende a fragmentar rocha.

Esquema comparativo entre os diferentes movimentos das ferramentas de corte dos métodos de perfuração mais utilizados.

7.2.4.4 - Rotação com amostrador Tal como se referiu anteriormente, podem ser realizadas perfurações à rotação com obtenção de tarolos cilíndricos da formação rochosa. O método mais utilizado neste tipo de perfuração à rotação, em sondagens de prospecção de água subterrânea, é o método designado na terminologia anglosaxónica como “wireline”, traduzido livremente como método do cabo de aço. Este método consiste na perfuração com elevada rotação, recorrendo à utilização de coroas cilíndricas diamantadas ou de prismas de tungsténio, que se encontram inseridas na base de um amostrador cilíndrico de paredes duplas. A coroa de perfuração situa-se na base de um conjunto de varas largas, semelhantes a tubagens de revestimento. O amostrador encontra-se posicionado imediatamente acima da coroa de perfuração, no interior da base das varas, solidário com as mesmas. Durante a perfuração o segmento perfurado do maciço, com forma cilíndrica, vai entrando para o interior da coroa e do amostrador, até preencher o comprimento total do amostrador. Quando o amostrador se encontra cheio, correspondendo ao comprimento do avanço do amostrador, procede-se à recolha do amostrador para a superfície pelo interior das varas. Esta recuperação do amostrador consiste em introduzir pelo interior das varas uma ferramenta de pesca pendurada num cabo de aço. Ao atingir a parte superior do amostrador a ferramenta de pesca engata na parte superior do amostrador através de um sistema mecânico, permitindo içá-lo até à superfície com o cabo de aço. Após a extracção da amostra do interior do amostrador, este é de novo introduzido no interior das varas, ligado à ferramenta de pesca e ao cabo de aço. Quando atinge a base do interior das varas de perfuração o amostrador é fixo

- 56 -


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.