Webinar “Educação, Escola, Família: da indiferença ao compromisso”

Page 1

Webinar com o Dr. Laborinho Lúcio Participação: Júlia Reis, Mesa da Assembleia Geral da APEE, Vice-Presidente da Mesa Data do Webinar: 15 de janeiro de 2021 pelas 21h15 na Plataforma Zoom Duração: 2 horas Evento gratuito

Informação a retirar desta participação: O objetivo do Webinar era refletir sobre a consciência cívica em prol da melhoria das condições de educação e do desenvolvimento das nossas crianças e jovens nas escolas. O Webinar contou com a presença de cerca de 200 participantes.

Ideias chave transmitidas e discutidas: Como chegar aos Pais e EE que não são associados das APEE? Apostando no combate à indiferença. De que modo? Centrando este tema na defesa da Escola Pública. E a defesa da Escola Pública assenta na defesa dos interesses comuns de todos os alunos da escola por oposição à defesa dos interesses particulares de um aluno. Defender a Escola Pública devia ser um desígnio de todos os que fazem parte da comunidade educativa. Aqui o combate à indiferença é fundamental. Porque a indiferença não reside apenas no “não fazer” algo, como não participar na Associação de Pais. Porque há pessoas que não gostam deste tipo de participação. Inclui fundamentalmente quem critica sem construção de pensamento. E a construção do pensamento é a principal arma para combater a indiferença. A construção do pensamento assenta na informação, pois se não formos cidadãos informados não podemos assumir compromissos, no pensamento critico, no sentido de sermos gestores da informação e do conhecimento que obtemos, e na capacidade de agirmos, ou seja, sermos cidadãos ativos, com capacidade de intervenção.

Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Professor Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira


A Escola Pública é o grande instrumento para promover o direito de cada um a desenvolver capacidades para poder participar ativamente na vida pública nas diversas dimensões: social, económica, cultural, política, etc, num contexto marcado pela complexidade, diversidade, incerteza e risco. A Escola Pública deve procurar a inclusão de todos os alunos, não promovendo a indiferença, apostando na cooperação, no agir uns com os outros, na solidariedade, apostando na dimensão relacional, contrariando o individualismo. Apostar no “saber pensar”, no “saber escolher”, no “saber agir”, na perspetiva da formação do indivíduo para o pensamento, para a ação e as competências. Contrariar a cultura do silêncio. Para a construção do pensamento é preciso uma Escola Pública exigente e de qualidade com alunos, professores, pais e comunidade. E para alcançar este compromisso não basta ter vontade. É preciso desconstruir os equívocos que persistem na escola. Alguns são: a igualdade e a competitividade: O tratamento igual gera desigualdade. A igualdade de oportunidades deve ser à saída da escola. Somente a educação gera igualdade de oportunidades. O sistema baseado na “escola burguesa” e na “escola meritocrática”, no cumprimento de normas padrão e de baterias de testes, em turmas homogéneas pelo mérito, contraria o conceito de Escola Pública. Sobre o Perfil dos Alunos – foram ouvidos os maus alunos? Trabalhamos ainda a escola como arquétipos porque temos no interior de nós o aluno da “escola burguesa”. Uma escola de sucesso é aquela que permite ao aluno fazer a escolha do que pretende vir a ser no seu futuro. A escola só forma para o sucesso na competição, se formar o aluno para a autonomia. A avaliação dos programas, matérias tem vindo a demonstrar que não há uma relação dialogada entre quem ensina e quem aprende. É preciso incentivar o debate e a discussão permanente. É preciso ensinar a necessidade das ciências em vez das ciências necessárias. No final do Webinar houve um período de debate e troca de opiniões entre os participantes.

Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Professor Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.