Abc relatório 2009 2010

Page 22

GRUPO DE ESTUDO DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA Consciente de que o desenvolvimento social, tecnológico e científico requer uma reformulação profunda da educação brasileira, tanto em nível básico quanto em nível superior, a ABC produziu, sob a coordenação da Acadêmica Keti Tenenblat, um documento conciso com propostas de políticas públicas para a melhoria do ensino no Brasil, principalmente o de ciências. Para a preparação deste documento, o grupo consultou literatura especializada e colheu opiniões de especialistas no assunto, identificando os principais problemas da educação no País. A correção do quadro atual requer um esforço contínuo, resultante de uma política de Estado voltada para a área. Como medidas imprescindíveis para o aumento da qualidade da educação básica destacam-se o aumento dos investimentos no setor para no mínimo 6% do PIB, a melhoria da remuneração dos professores e o aumento da duração do turno escolar.

O assessor da ABC Marcos Cortesão; o coordenador Diógenes Campos; o Acadêmico Simon Schwartzman; o diretor da ABC Luiz Davidovich e participantes do evento de Formação de Formadores

O documento, já publicado e distribuído a parlamentares e outros tomadores de decisão, apresenta uma proposta detalhada de ações, visando ao ajuste do quadro atual da educação básica, dado seu caráter altamente prioritário.

“ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA” O desenvolvimento da ciência e da tecnologia aliado à educação constitui uma prioridade no cenário nacional e mundial. A educação científica passa a ser parte do exercício da cidadania e dos princípios democráticos. A ciência e a tecnologia envolvem a participação de vários atores, é uma construção coletiva, os cidadãos devem ser capazes de avaliar criticamente os avanços científicos e tecnológicos para a sociedade e estarem capacitados para atuar em atividades que contemplem esses avanços. Neste sentido, faz-se importante o ensino de ciências, desde as séries iniciais do processo de escolarização, focado em um processo investigativo, no qual momentos de reflexão e ação dos alunos são estimulados buscando a articulação entre seus conhecimentos prévios, adquiridos no cotidiano, o conhecimento científico e suas expressões oral e escrita (alfabetização funcional). Imbuída deste espírito, a ABC desenvolve desde 2001 o Programa “ABC na Educação Científica”, atualmente sob a coordenação do Acadêmico Diógenes de Almeida Campos. A partir de uma proposta de cooperação

22


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.