Metrô e Grandes Eventos

Page 1

FEVEREIRO 2014

CORE BRIEF POSIÇÃO OFICIAL DA UITP

METRÔ E GRANDES EVENTOS UMA CONTRIBUIÇÃO ÚNICA PARA O TRANSPORTE PÚBLICO EM TERMOS DE SUA CAPACIDADE E DIMENSIONAMENTO, CADA SISTEMA METROVIÁRIO É MAIS OU MENOS PROJETADO PARA ATENDER A REQUISITOS MÁXIMOS DE PASSAGEIRO NAS HORAS DE PICO DURANTE A SEMANA. ISSO IMPACTA VEÍCULOS, INSTALAÇÕES E O DESEMPENHO OPERACIONAL. DE TEMPOS EM TEMPOS, TODOS OS TIPOS DE GRANDES EVENTOS OCORREM NA MAIORIA DAS CIDADES. DURANTE TAIS EVENTOS, COM FREQUÊNCIA HÁ DIFICULDADES NO QUE SE REFERE AO PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM CONCEITO OPERACIONAL ADEQUADO AO EVENTO. A OPERAÇÃO DO SISTEMA METROVIÁRIO ATINGE SEUS LIMITES DE CAPACIDADE REFERENTE A FROTAS DE VEÍCULO, PESSOAL E CAPACIDADE OPERACIONAL.

INTRODUÇÃO A administração de serviços metroviários durante a ocorrência de grandes eventos impõe um desafio para muitos operadores de metrô. Um grande número de pessoas que comparece a eventos querem viajar simultaneamente de metrô em um curto período de tempo a um destino específico, sendo este o local do evento, ou querem fazer o caminho de volta uma vez encerrado o evento. O conceito operacional do metrô deve ser adaptado para atender a esses requisitos. Os principais fatores a considerar nesse caso são o perfil dos visitantes do evento, os requisitos de infraestrutura, informação e segurança dos passageiros.

PREPARAÇÕES COM ANTECEDÊNCIA PARA O GRANDE EVENTO Antes da ocorrência de um grande evento, todos os custos resultantes do evento devem, sobretudo, ser apresentados de forma transparente e as respectivas despesas e benefícios devem ser determinados. Isso inclui variáveis monetárias, monetizáveis e não monetizáveis. Membros de equipe e departamentos em sua própria empresa, bem como instituições externas, tais como proprietários, organizadores de eventos, políticos, serviços de emergência e unidades de socorro devem estar cientes dos custos resultantes. Deve-se desenvolver uma estratégia para determinar como a eficiência e robustez do sistema de metrô podem ser aproveitadas de forma sustentável. Manutenção preventiva e estratégias de manutenção devem ser planejadas no que se refere às instalações de infraestrutura e veículos. O objetivo é ter o mínimo de veículos possível nas oficinas e nenhuma restrição operacional de trens por conta da realização de trabalhos nas linhas ou estações durante o período em que o evento ocorrerá. A manutenção de veículos deve ser re-agendada para quando os veículos não forem requisitados para o serviço de transporte a eventos. Obras de construção na rede da linha devem ser evitadas durante o megaevento.

Além disso, uma vez planejado e estabelecido um conceito operacional sob medida para o megaevento, a viabilidade econômica e o financiamento do fornecimento de transporte, que geralmente é fornecido além dos serviços regulares, devem ser esclarecidos. Todos os serviços de transporte a eventos tem sua desvantagem!

Para lidar com a administração do serviço de transporte, a empresa de metrô deve trabalhar junto com outras empresas de transporte, em particular, com os operadores de trens suburbanos na respectiva cidade ou município, para coordenar os serviços de forma intensa. É algo muito raro o operador de metrô assumir toda a responsabilidade pelo gerenciamento de transporte para o grande evento.

Este Resumo Central fundamenta-se no relatório intitulado “Incorporação de serviços de metrô no preparo e planejamento de grandes eventos culturais e esportivos realizados em momentos e locais específicos” publicado e aprovado pelo Subcomitê de Operações da Divisão de Metrô.

Conceitos devem ser desenvolvidos para guiar influxos ou visitantes. Deve ser desenvolvido um conceito de segurança uniforme em colaboração com outras empresas de transporte envolvidas, os organizadores de eventos, polícia, brigadas de incêndio e serviços de emergê-

1


ncia. Cenários de emergência devem ser planejados e exercícios de resgate realizados antes do evento para detectar os pontos fracos e eliminá-los antes do início do evento.

OPERAÇÕES CONTÍNUAS A continuidade das operações está no cerne dos serviços de transporte a eventos. Para assegurar que as operações sejam tratadas de forma totalmente organizada, deve-se designar e atribuir direitos e obrigações aos controladores de operações. Unidades de socorro em toda a rede de metrô devem ser coordenadas. Tem se mostrado útil o emprego de telefonistas nos centros de controle, por exemplo, que sejam capazes de transmitir suas informações diretamente às unidades de socorro. Uma estratégia de curto prazo para gerenciar o saneamento de falhas deve ser planejada, que, em determinadas circunstâncias não seguiria instruções de serviço existentes, para rapidamente eliminar interrupções nas operações. É válido trocar imagens de vídeo com empresas de transporte, com a polícia, brigadas de incêndio etc. e/ou com seus centros de controle, para se obter uma visão geral ótima dos eventos sendo realizados no local. Imagens de vídeo de frotas de transporte em nível de solo também devem ser disponibilizadas, se possível, nos centros de controle de operadores de transporte, para se obter uma visão geral dos serviços de transporte a eventos via férrea e rodoviária no local. Ao lidar com um grande aumento no tráfego e tempos de permanência de passageiros, deve-se verificar com antecedência os procedimentos alternativos de serviço e realizar quaisquer providências para sua implementação. Caso o sistema de metrô não possa atender ao número de passageiros que comparecerão ao evento, o que é uma questão que deve ser lidada com bastante antecedência, o emprego suplementar de outros meios de transporte deve ser investigado, para reduzir o volume de tráfego no sistema de metrô. O gerenciamento de linhas de transporte é um fator muito importante. Se possível várias rotas e itinerários ao local do evento devem ser planejados, publicados e indicados. Guiar os visitantes por diversas rotas provoca um aumento considerável na capacidade de transporte geral. Nos casos em que um local de evento não se situe em algum terminal de linha, geralmente vale à pena conduzir os passageiros por ambas as direções do percurso até a estação na qual o evento será realizado. Também deve-se considerar “divisão de trabalho” entre várias empresas de transporte e sistemas de transporte (por ex., incorporação de trens suburbanos, ferrovias e ferrovias municipais).

2

Qualquer fornecimento de transporte especial que seja exigido deve ser devidamente implementado antes do evento. No caso de megaeventos e eventos únicos, os passageiros se deslocam até o evento muito mais cedo do que no caso de eventos de menor prestígio de natureza similar.

IMPLEMENTAÇÃO DE PESSOAL Gerenciar um serviço de transporte estendido para atender a um evento juntamente com o serviço usual está relacionado a uma necessidade maior de pessoal. Para satisfazer o aumento na demanda de passageiros, todas as reservas de pessoal devem ser utilizadas. Além do pessoal de gerenciamento empregado pelo operador de serviço que concorda em trabalhar voluntariamente, isso também inclui considerar o grande evento ao planejar as férias do pessoal e estender as horas de trabalho ao máximo permitido por lei. Os colegas que forem trabalhar na rede de transporte durante o evento devem estar devida e totalmente informados acerca disso, devendo ter as qualificações necessárias para realizar suas tarefas. Devem ser fornecidas informações escritas e iniciativas de treinamento para essa finalidade. Os passageiros (sobretudo os não familiarizados com o sistema) esperam que haja membros de equipe competentes e bem-informados nas estações de metrô e nos trens. Para que os passageiros possam rapidamente reconhecer membros de equipe, a equipe deve estar trajada com uniforme padronizado ou colete refletivo. É necessário garantir uma infraestrutura de comunicação apropriada para dispor membros de equipe de forma eficiente. A comunicação é muito importante e essencial, sobretudo no caso de serviços de transporte a eventos. As realizações da equipe devem ser reconhecidas durante e, particularmente, após a bem-sucedida prestação de serviços de transporte a eventos. Isso faz parte da estratégia de manter o alto astral e a motivação da equipe durante a realização de um grande evento.


INFORMAÇÕES AOS PASSAGEIROS ATENDIMENTO AO CLIENTE

E

Há um número relativamente grande de passageiros que viajam em serviços de transporte a eventos que não estão familiarizados com o sistema e o local, necessitando particularmente de informações. Muitos passageiros estrangeiros também podem ser encontrados ao redor de cidades e em seus sistemas de metrô, sobretudo quando eventos de relevância internacional são realizados. As instruções para se chegar ao local do evento devem ser exibidas de modo uniforme e de fácil leitura. Informações correspondentes também devem ser disponibilizadas em estações de metrô e nos trens na forma de pictograma, se possível, visto que facilita a compreensão. Na ocorrência de eventos internacionais, é fundamental fornecer informações visuais e auditivas multilíngue. Os idiomas devem ser escolhidos de acordo com o perfil do público participante e visitantes. A presença de pessoal operacional e de atendimento no local constitui um componente importante do atendimento ao cliente para serviços de transporte a eventos. Deve haver pessoal nas estações de metrô para informar aos passageiros e agir como contatos para os passageiros. Antes, durante e após o grande evento, todo o sistema de informação aos passageiros estará envolto por trabalho ativo de relações públicas.

TARIFAS Bilhetes combinados têm se mostrado úteis para inúmeros grandes eventos que cobram entrada. Nesse caso, o uso de transporte público para ida e volta do evento está incluso no ingresso para o evento. Para isso, o organizador do evento paga às empresas de transporte apropriadas um valor fixo para cada ingresso vendido. Isso poupa aos visitantes do evento o esforço de encontrar o bilhete certo para a viagem, sobretudo aqueles que não têm familiaridade com o sistema. Além disso, reduz-se os custos de vendas e de distribuição do operador de transporte. Bilhetes combinados também contribuem para o custeio do serviço de transporte ao evento. Os bilhetes disponíveis a preço regular, normalmente vendidos em todo o país, de modo geral são suficientes para outros passageiros e visitantes que não comparecerão ao evento diretamente ou para pessoas que comparecem a eventos gratuitos. Quando bilhetes combinados não estiverem disponíveis e um bilhete para viagem tiver de ser adquirido, deve haver pessoal de atendimento adicional nas estações de metrô que recebem um grande número de passageiros para vender bilhetes como cobradores ou auxiliar os passageiros no uso das máquinas de bilhetes. Isso pode aumentar de forma

3

significativa a eficiência prática das máquinas de bilhetes.

IMPLEMENTAÇÃO DE VEÍCULOS Para se lidar com grandes números de passageiros sem dificuldades, são necessários veículos de alto desempenho que, em primeiro lugar, tenham alta capacidade de transporte e, em segundo lugar, permitam tempos rápidos de troca de passageiros. A eficiência de uma estação e de uma linha de metrô depende, em larga escala, dos tempos de permanência de passageiros e do tempo de parada nas estações. Se possível, novos veículos devem ser obtidos e a retirada de veículos antigos postergada para depois do evento, a fim de fornecer uma frota maior de material rodante ferroviário. Isso se aplica sobretudo no caso de eventos únicos. Visto que geralmente se sabe com anos de antecedência que tais eventos ocorrerão, normalmente é possível adaptar a estratégia de renovação de veículos ao evento. No entanto, nos casos em que grandes eventos que fazem com que um grande número de passageiros seja transportado ocorrerem regularmente em uma cidade, pode-se considerar altas capacidades de transporte e tempos de permanência curtos de passageiros no estágio inicial de projeto do veículo. Fatores a serem considerados ao obter um veículo são, sobretudo, a largura, quantidade e disposição das portas, tempos de fechamento das portas, o risco de oscilação do trem e disposições dos assentos, incluindo assentos dobráveis no veículo.

FINANCIAMENTO Antes que transporte sob medida para o respectivo grande evento possa ser fornecido, o financiamento do fornecimento de trem adicional, custos de pessoal e marketing também devem ser esclarecidos. Caso o financiamento apropriado não seja garantido, os operadores do metrô geralmente não estarão em posição de fornecer o transporte adicional necessário. Várias partes podem se envolver no financiamento: beneficiários diretos e indiretos do fornecimento de transporte adicional, prestadores de transporte ou até mesmo terceiros. Os organizadores do evento (seus visitantes podem chegar ao local do evento com bastante facilidade pelo metrô) e o público do evento, os quais também são passageiros no metrô ao mesmo tempo, são os que mais se beneficiam com o serviço de transporte ao evento. Em uma série de casos, um bilhete combinado constitui uma oportunidade experimentada e testada para os visitantes do evento contribuírem com


o financiamento de serviços de transporte. Contudo, o organizador do evento também pode solicitar o fornecimento de transporte adicional diretamente do operador e pagar pelo serviço. O fornecimento de transporte adicional também é custeado em parte por passageiros adicionais (receita de tarifas). Além disso, visto que a respectiva cidade anfitriã sempre lucra com um megaevento, a prefeitura da cidade também pode contribuir com o financiamento do fornecimento de transporte adicional. A administração bem-sucedida de serviços de transporte impacta de forma positiva as críticas da imprensa. No entanto, a própria empresa de transporte também pode contribuir com o financiamento do serviço de transporte ao evento, podendo utilizar de forma habilidosa este serviço como uma ferramenta de marca corporativa pela qual possa se auto-promover

CONCLUSÃO A preparação minuciosa e tempestiva pelos operadores de transporte para grandes eventos contribui de forma significativa para o excelente gerenciamento de serviços de transporte a eventos. A distribuição de todas as reservas de pessoal em conjunto com um cronograma sob medida para o volume esperado de tráfego e que considere a adaptação de iniciativas para manutenção e reparo de veículos e instalações possibilitará maior desempenho em todo o sistema durante o período em que o evento está agendado para ocorrer. A eficiência de cada membro individual da equipe contribui significantemente para o tratamento do influxo de passageiros. Antes do evento, o financiamento de fornecimento de transporte adicional deve ser esclarecido entre as empresas de transporte, organizadores do evento e a cidade ou município onde o evento será realizado.

Este é um informativo da UITP, a Associação Internacional de Transporte Público, com mais de 3.400 membros em 92 países em todo o mundo, representando os interesses dos principais atuantes neste setor. Seus membros incluem autoridades de transporte, operadores, tanto no sistema particular como público, em todos os modos de transporte coletivo de passageiros e o setor. A UITP trata dos aspectos econômicos, técnicos, organizacionais e gerenciais de transporte de passageiros, bem como do desenvolvimento de política para mobilidade e transporte público em âmbito mundial.

Este material tem apoio e distribuição da ANTPTrilhos

4

Rua Marconi, 34, 2º andar São Paulo | Brazil | Tel +55 11 3371 229 | latinamerica@uitp.org | www.uitp.org


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.