PROCIV # 68 || Promoção da segurança rodoviária nos bombeiros portugueses

Page 3

BREVES / CDOS

Corpo de Bombeiros de Óbidos promove curso inicial de Mergulho Forense

Um grupo de nove elementos dos Bombeiros Voluntários de Óbidos iniciou, recentemente, um projeto de formação inicial de mergulho forense, com uma carga horária de 200 horas. Esta formação tem como objetivo, formar e treinar técnicos mergulhadores para intervir em ocorrências no meio subaquático provenientes de acidentes, crime ou catástrofe e adquirir conhecimentos teórico-práticos inerentes às atividades do mergulho e da psicologia. Teoria do mergulho, navegação subaquática, técnicas de flutuabilidade, vitimologia, testemunho, técnicas e modelos de entrevista, violência, stress e resgate são alguns dos conteúdos ministrados, sendo, no entanto, o foco principal desta formação a preocupação com o indivíduo e com o grupo, assim como a prevenção e segurança dos elementos nas ocorrências reais.

Elvas: Ações formativas do projeto SATFOR na Escola Superior Agrária - CDOS Portalegre

A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) do Instituto Politécnico de Portalegre, acolheu de 10 a 12 de setembro três sessões formativas no âmbito do Projeto SATFOR (Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas avançadas para a melhoria da prevenção, eficácia e a segurança na extinção de incêndios florestais). Participaram nesta ação de formação 45 formandos de diversos agentes de proteção civil do distrito de Portalegre, nomeadamente Corpos de Bombeiros, elementos do Comando Distrital de Operações de Socorro e da Força Especial de Bombeiros bem como Chefes de Equipa de Sapadores Florestais das autarquias. O projeto SATFOR, que conta com a ESAE como parceiro, tem como principal objetivo concretizar ações inovadoras, de elevado valor acrescentado ao nível tecnológico, diagnosticadas como necessárias para prevenir e incrementar a eficácia e segurança nas operações de extinção de Grandes Incêndios Florestais. O projeto integra o desenvolvimento de uma plataforma de simulação virtual de incêndios florestais, testada nesta ação de formação, cuja conceção e utilização se direciona para os elementos envolvidos na extinção de incêndios. Além de permitir simular grandes incêndios virtuais sobre modelos digitais de terreno previamente introduzidos, funciona também como uma ferramenta de gestão para os meios de extinção de incêndios florestais, suportada por software informático desenvolvido no âmbito do projeto SATFOR. As ferramentas tecnológicas resultantes do projeto irão proporcionar a otimização da troca de informações úteis entre os diferentes agentes envolvidos no trabalho de extinção e o inter-relacionamento das ações reais de extinção de incêndios, dos modelos de propagação e da simulação virtual, graças ao apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação e da Realidade Virtual. O principal objetivo destas sessões formativas foi dar a conhecer o conjunto de aplicações desenvolvidas no âmbito do projeto SATFOR, dirigidas não só à capacidade e treino dos combatentes mas também à própria gestão e monitorização das ações de combate a incêndios florestais, o que contribuirá para a obtenção de resultados úteis para o Planeamento, para a Formação dos Grupos de Intervenção e para a Gestão da Extinção.

........................................................................................ PROCIV

.

P.3

Número 68, novembro de 2013


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.