1 minute read

Doces Mulheres Temperadas

Sabará

Associação Sá Chica é uma entidade em A Ravena, distrito de Sabará, que acolhe crianças e adolescentes, entre 7 e 16 anos, em vulnerabilidade social. Como muitas mães também precisam de ajuda e acolhimento, a instituição criou o empreendimento social Doces Mulheres Temperadas para oferecer esse apoio necessário. É um espaço de acolhimento e, ao mesmo tempo, de capacitação para que essas mulheres tenham outra fonte de renda. Elas são capacitadas para preparar doces e produtos derivados da banana-da-terra, que é muito cultivada na região.

Advertisement

Por meio do Parcerias Sustentáveis, foi possível adquirir maquinários e insumos para formar essas profissionais, que aprenderam a preparar diversas iguarias e as comercializam na região.

“Trabalhei muitos anos como professora e, hoje, sou aposentada. Tenho três filhos que, após muito esforço, já são criados e independentes. Para complementar a minha renda, eu fazia crochê e produtos artesanais com materiais reciclados e vendia na cidade. E foi esse talento que me levou à Associação Sá Chica, onde sou voluntária, desde 2017, dando aulas de artesanato.

Entrei na associação para ajudar e agora também sou auxiliada por ela para construir uma vida mais digna. Faço parte do Doces Mulheres Temperadas, onde, junto com outras colegas e mães, preparo doces e alimentos derivados da banana-da-terra. Recebemos um valor pelas vendas e também contribuímos para o sustento das famílias dos agricultores que vivem do plantio da fruta. Fazemos banana chips tradicional, temperada com cebola e salsa e canela com açúcar, bolo de banana e banana palha com cará.

As tardes no projeto são tão agradáveis que eu nem sinto o tempo passar. Temos um momento de bate-papo antes de começar a preparar os produtos. Fazemos dinâmicas, e eu encontro aqui um espaço para me sentir mais autoconfiante.”

Maria Cristina dos Santos, cozinheira

@associacaosachica