Cadernodoaluno quimica 2º vol 01

Page 11

Química – 2a série – Volume 1

De acordo com a legislação brasileira vigente, a água potável deve estar em conformidade com o padrão microbiológico aqui apresentado.

Padrão microbiológico de potabilidade da água para consumo humano Parâmetro Água para consumo humano Água na saída do tratamento Água tratada no sistema de distribuição (reservatórios e redes)

Escherichia coli ou coliformes termotolerantes Coliformes totais Escherichia coli ou coliformes termotolerantes

Valor máximo permitido Ausência em 100 mL Ausência em 100 mL Ausência em 100 mL

As instituições responsáveis pelo controle da qualidade da água em termos de potabilidade realizam periodicamente análises bacteriológicas para verificar a existência e a quantidade de micro-organismos, identificando-os como prejudiciais – ou não – à saúde, bem como análises físico-químicas para determinar a existência e a quantidade das espécies químicas dissolvidas em água. Lembrando o que ocorreu em Caruaru, no Estado de Pernambuco, em 1996, quando muitas mortes foram causadas em razão do tratamento inadequado da água usada em hemodiálises, é, portanto, dever do cidadão estar atento à qualidade da água que usa e exigir monitoramento contínuo de espécies que possam afetar a saúde humana e a sobrevivência de outras espécies animais e vegetais. Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola. Fonte das tabelas: Portaria no 2.914, de 12 de dezembro de 2011. Disponível em: <http://189.28.128.179:8080/pisast/saude-ambiental/vigiagua/normas-e-legislacoes>. Acesso em: 27 maio 2013.

Questões para análise do texto 1. O que é água potável? O critério de potabilidade significa o mesmo que o critério de pureza?

2. O que é água contaminada? Por que não é própria para beber?

10


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.