Posthumanism in the animetic machine : explosive visions of the human in japanese animation

Page 82

79

adversidades propostas pela economia global que se direcionam através da tecnologia, a assertividade vem em direção aos ideais classistas do humanismo, de que a capacidade humana é capaz de superar os obstáculos através de uma política liberal e progressista. Essa vertente pensa que a questão pós-humana pode ser resolvida com um restabelecimento do humanismo. A segunda identificação de Braidotti vem do desenvolvimento do pós-humano a partir de estudos científicos e tecnológicos. É um campo interdisciplinar que abarca questões cruciais sobre o humano, mas que reluta em arriscar pensar a subjetividade neste plano, ou seja, continua reproduzindo uma linha divisória entre as humanidades e as ciências. A última vertente corresponde ao póshumanismo crítico. Essa vertente provém da herança do pensamento pós-estruturalista e propõe uma revisão da segregação discursiva desses campos (humanidades versus ciências) em direção a uma teoria integradora que inclua os campos científicos e tecnológicos com as implicações da subjetividade ética e política. Portanto, ao invés de defendermos as ideias humanistas, a proposta é reconhecer que: “Razão e barbárie não são contraditórias, nem são o Iluminismo e o horror, isso não precisa resultar nem em relativismo cultural ou niilismo moral, mas sim em uma crítica radical do conceito de Humanismo e a sua ligação com o criticismo democrático e o seu secularismo” (BRAIDOTTI, 2013, p. 46, tradução nossa148). A proposta póshumanista a que nos filiamos é sem dúvida a crítica, contudo os agenciamentos do póshumano da linha dos estudos científicos e tecnológicos precisam ser minimamente aprofundados para compreendermos como perspectivas duais persistem em um campo que pretende desconstruí-las.

3.1 CRÍTICA À ABORDAGEM CIBERNÉTICA

As propostas da cibernética se aliam a propostas sistêmicas e podem ser vistas como modelos e conceitos transdisciplinares que obtiveram inúmeras contribuições de campos científicos diferenciados. Já traçamos alguns de seus elementos no nosso levantamento historiográfico sobre o humanismo, contudo agora iremos esclarecer como se portam no séc. XX. “A palavra grega ‘sustema’ representava a reunião, conjunto ou montagem. ‘Kubernetes’ (timoneiro) foi usado por Platão, já no sentido

148

Reason and barbarism are not self-contradictory, nor are Enlightenment and horror, need not result in either cultural relativism, or moral nihilism, but rather a radical critique of the notion of Humanism and its link with both democratic criticism and secularism.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.