Posthumanism in the animetic machine : explosive visions of the human in japanese animation

Page 59

56

intervenção do presidente Roosevelt dos EUA, o acordo de paz Portsmouth é assinado entre Japão e Rússia. Apesar de o tratado confirmar a emergência do Japão como um poder eminente da Ásia e de ter forçado a Rússia a abandonar suas políticas expansionistas, o evento não foi bem recebido pela população japonesa que também havia sido exaurida nos esforços ao longo do processo. Natsume Soseki ( 1867-1916) foi um dos mais conhecidos novelistas da Era Meiji, e os seus trabalhos mais tardios apresentavam um lado negativo do Japão moderno. Em uma conferência chamada The Development of Modern Japan realizada em Wakayama em 1911, Soseki discute o que significava estabelecer uma nação civilizada no contexto japonês: “Tudo o que posso dizer, apenas para registro e sem muita substância, é que devemos tentar evoluir endogenamente tanto quanto possível enquanto evitamos um colapso nervoso” (SOSEKI apud OHNO, 2002, p. 58, tradução nossa94).

2.2.3 Narrativas (pós) apocalípticas

A introdução das ideias de progresso e futuro no Japão também foi aflorada pela importação e crescimento da Ficção Científica no final do séc. XIX. A ficção do período pré-guerra se baseava em muitos temas relacionados à astronomia 95 com atenção às mudanças sociais e culturais que o Japão estava enfrentando. Muito do discurso apocalíptico da época ocorria dentro do sonho dos personagens, fato que a autora Motoko Tanaka atribuiu ao fato de no Japão a ideia cíclica de tempo ser mais forte do que a ideia de linearidade ocidental. A grande mudança no discurso apocalíptico do Japão viria com a segunda guerra mundial96 com o bombardeamento de Hiroshima e Nagasaki. Em 15 de agosto de 1945 o imperador japonês Hirohito anuncia a rendição 94

All I can say, just for the record and without much substance, is that we should try to evolve as endogenously as possible while avoiding a nervous breakdown. 95 Um bom exemplo é o livro Sekai Metsubo (The End of the World) de Nakagawa Kajo de 1898. Além disso, traduções começaram a ser feitas de livros como The End of the World de Simon Newcomb, 1905 e La fin du monde de Camille Flammarion em 1893. (TANAKA, 2011, p. 47-48) 96 O império do Japão, conhecido como Dai Nippon Teikoku, foi a nação-Estado que existiu entre a restauração Meiji (1868) e a constituição de 1947 do Japão moderno. A rápida industrialização e militarização do país levaram à sua emergência como uma nação poderosa e iniciou o processo de um império colonizador. O Japão também entrou na Axis Alliance, a aliança das nações que lutaram com as forças aliadas na segunda guerra mundial. O país também estabeleceu um dos maiores impérios na região asiática com a segunda guerra sino-japonesa (China versus Japão) entre 1937- 1945 e a guerra do Pacífico. O império também ganhou notoriedade pelos seus crimes de guerra contra os países conquistados. Depois da declaração de guerra da União Soviética, a invasão da Manchúria e o bombardeamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, o Império Japonês se rendeu aos aliados em 1945. Após a rendição, segue o período de ocupação dos aliados no país com uma nova constituição sendo criada em 1947 com envolvimento dos americanos. A ocupação e a reconstrução do país dura até 1950, e o Estado do Japão atual é formado.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.