Michio kaku o futuro da mente

Page 47

A cada ano são encontradas novas finalidades para a estimulação cerebral profunda. De fato, praticamente todas as principais doenças do cérebro têm sido reexaminadas à luz dessa e de outras novas tecnologias de varredura cerebral. Isso promete ser um novo campo importante para o diagnóstico, e até para o tratamento das doenças.

OPTOGENÉTICA – ILUMINANDO O CÉREBRO Talvez o mais novo e animador recurso dos neurologistas seja a optogenética, antes considerada ficção científica. Como uma varinha mágica, emitindo um facho de luz no cérebro, permite ativar certos caminhos que controlam o comportamento. Inacreditavelmente, é possível inserir, com precisão cirúrgica, um gene sensível à luz diretamente num neurônio. Então, acendendo-se uma luz, o neurônio é ativado. O mais importante é que os cientistas conseguem acessar esses percursos, podendo ligar e desligar certos comportamentos por meio de um interruptor. Apesar de ter apenas uma década, a tecnologia da optogenética já se mostrou eficaz no controle de certos comportamentos de animais. Acionando um interruptor de luz, é possível fazer moscas de fruta saírem voando, minhocas pararem de se contorcer e camundongos correrem loucamente em círculos. Foram iniciados experimentos com macacos, e já estão em discussão experimentos com humanos. Há grande esperança de que essa tecnologia tenha uma aplicação direta no tratamento de distúrbios como Parkinson e depressão.

O CÉREBRO TRANSPARENTE Outra descoberta espetacular torna o cérebro totalmente transparente, de modo que os caminhos neurais podem ser vistos a olho nu. Em 2013, cientistas da Universidade de Stanford anunciaram que conseguiram tornar transparente o cérebro inteiro de um camundongo, e também partes de um cérebro humano. O anúncio foi tão espantoso que ganhou a primeira página do New York Times, com a manchete “Cérebro transparente como gelatina para a investigação científica”. No nível celular, as células vistas individualmente são transparentes, com exposição total de todos os seus componentes microscópicos. Porém, quando bilhões de células se unem para formar órgãos como o cérebro, os lipídios agregados (gorduras, óleos, ceras e substâncias químicas não solúveis em água)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.