Michio kaku o futuro da mente

Page 142

atleta ganhar uma medalha nas Olimpíadas, por que não compartilhar a agonia e o êxtase da vitória, colocando essa lembrança na rede? Se a moda pegar, bilhões de pessoas poderão compartilhar seu momento de glória. Crianças, que estão sempre à frente em relação a videogames e redes sociais, podem ciar o hábito de gravar experiências memoráveis e publicar na internet. Assim como tirar fotos com o celular, gravar lembranças será simples e natural para elas. Para isso, é preciso que tanto o emissor como o receptor tenham nanofios quase invisíveis conectados ao hipocampo. A informação é enviada sem fio para um servidor que converte a mensagem em sinais digitais que possam ser transmitidos pela internet. Desse modo podem existir blogs, quadros de mensagens, redes sociais e salas de bate-papo onde, em vez fotos e vídeos, são publicadas lembranças e emoções.

BIBLIOTECA DE ALMAS Talvez também queiramos ter uma árvore genealógica de memórias. Quando procuramos registros de antepassados, só encontramos retratos unidimensionais da vida deles. Ao longo da história da humanidade, as pessoas viveram, amaram e morreram sem deixar um registro substancial dessa existência. Na maioria das vezes, encontramos somente as datas de nascimento e morte de nossos ancestrais, com pouca coisa além disso. Hoje deixamos um longo rastro de documentos eletrônicos (faturas de cartão de crédito, contas, e-mails, extratos bancários etc.). Por ser hoje um meio melhor, a rede está se tornando um repositório gigantesco de todos os documentos que descrevem nossa vida, mas ainda não diz muito do que pensamos e sentimos. Talvez num futuro distante a rede se torne uma gigantesca biblioteca, contando não só os detalhes de nossa vida, mas também de nossa consciência. No futuro, as pessoas poderão registrar suas memórias rotineiramente, para que seus descendentes possam compartilhar da mesma experiência. Na biblioteca de memórias dos nossos antepassados, poderemos ver e sentir como eles viveram, e saber como nos encaixamos nesse contexto maior. Isso significa que qualquer pessoa poderá reviver nossa vida, muito depois da nossa morte, bastando dar um “play ”. Se essa previsão estiver correta, poderemos também “trazer de volta” nossos ancestrais para bater um papo, simplesmente inserindo um disco na biblioteca e clicando num botão. E se quisermos compartilhar das experiências de nossos personagens históricos preferidos, será possível ver de perto o que eles sentiram ao enfrentar grandes crises. Se tivermos algum ídolo e quisermos saber como ele enfrentou e venceu grandes desafios na vida, é só experienciar as memórias gravadas e adquirir


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.