Pg08

Page 1

8

Cultura

14 a 17 fev 2014

SEXTA TEM TEATRO

Por que os homens mentem, uma crônica bem humorada A peça é adaptação da obra de Luís Fernando Veríssimo e é apresentada por cinco atores, que se revezam na apresentação dos personagens Itajaí - Uma comédia que trata de situações do cotidiano de uma maneira sutil e bem humorada. O texto inteligente de LFV decifra as circunstâncias que tais mentiras são quase verdades. O espetáculo “Por que os homens mentem?” é uma realização da Nósmesmos Produções Artísticas, de São Paulo. A peça está em turnê por todo Brasil e chega a Itajaí nesta sexta-feira, 14, às 21h, no Teatro Municipal. A classificação etária é de 12 anos e os ingressos custam R$ 60,00 a inteira e meia-entrada para estudantes e idosos por R$ 30,00. Do marido que não quer magoar a esposa dedicada, ao amigo que não pode revelar o que realmente aconteceu, as mentiras se justificam, tornando-se inevitáveis para o convívio social. As pequenas mentiras, claro: aquelas que percorrem o dia-a-dia, sutilmente, sem causar estragos. Alessandre Pi, Charles Ferreira, Christian Hilário, Juliano Mazurchi e Ricardo Vandré se dividem nas crônicas, interpretando os personagens. Esta comédia arranca risos do público com a brilhante interpretação dos atores. O espetáculo é composto pelos textos A Aliança, Clic, Farsa, Infidelidade, Grande Edgar, O Mendocinha, Bolhas de Champagne e Homem que é Homem. O espetáculo tem a direção de Heyttor Barsalini e é uma adaptação da obra de Veríssimo “As mentiras que os homens contam”. LFVeríssimo nasceu em Porto Alegre e é um dos autores mais populares e prestigiados do País. Entre suas obras estão os best-sellers inesquecíveis como Comédia da Vida Privada e Clube dos Anjos.

NA SEXTA

Tem Chico Preto no Mercado Público

RESTAURAÇÃO Reunião

sobre Igrejinha da Barra

Com cerca de um século e meio, a Capela de Santo Amaro foi feita com óleo de baleia Baln. Camboriú - A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e a Fundação Cultural de BC (FCBC) convidam a comunidade para reunião na próxima terça, 18, que vai tratar doprocesso de restauro e conservação da Capela de Santo Amaro, no bairro da Barra. A reunião será na Capela, com a presença do pároco, de Andréa Marques Dal Grande, diretora do patrimônio cultural da FCC, e de técnicos da FCBC. O objetivo do encontro é discutir o tema com a comunidade, pois a Capela é patrimônio tombado pelo Município e pelo Estado – organismos que devem ser ouvidos antes de qualquer intervenção naquele monumento histórico que enfrenta problemas de infiltrações em sua estrutura e, por isso, é urgente um diagnóstico.

AGORA SAI?

O talentoso Chico Preto mostra sua música, com sua banda Itajaí - A atração desta sexta-feira, 14, será a banda Chico Preto e a Dita Cuja, no happy hour da Regata Velas Latinoamerica 2014. O evento acontece no Mercado Público de Itajaí, a partir das 19h30, e é gratuito. No repertório, composições marcadas pela percussão e ritmos bra-

sileiros. O rock, o jazz, o samba e o rap se misturam em músicas próprias e de outros compositores brasileiros. Além do cantor e percussionista Chico Preto, a Dita Cuja vem formada pelos músicos Alexandre Siqueira (guitarra), Duda Cordeiro (baixo) e Mário Jr. (bateria).

Artistas locais discutem inauguração do Teatro Em construção há seis anos, o Teatro Municipal de Balneário pode, finalmente, ser inaugurado

ARTE DE RESÍDUOS Simpósio

Internacional da Arxo: a escultura no chão da fábrica

Inédito encontro de artistas do Mercosul traz em março alguns dos melhores escultores para região Baln. Piçarras - A direção da Arxo, de Baln. Piçarras e filial em Itajaí, decidiu convidar os dois artistas suplentes que inicialmente não estavam entre os sete escolhidos para participar da primeira edição do Simpósio Internacional de Esculturas Instituto ARXO, evento criado e financiado pela empresa. Os argentinos Eduardo Ledantes e Luiz Daniel Bernardi agora também integram a lista oficial de escultores do simpósio. Com a decisão, o evento terá a participação de 10 artistas da América Latina. Inicialmente, o seminário teria a participação de sete artistas plásticos selecionados e mais um convidado.

Trabalho de Luis Daniel Bernardi, da Argentina, também é feito com metais utilizados na indústria Os escultores selecionados e convidados vão transformar resíduos e a própria matéria-prima utilizada na Arxo em obras de arte durante a primeira imersão cultural do gênero que se tem notícia no Brasil, entre 17 a 27 de março

na matriz da empresa. A decisão de convidar os suplentes se deu depois que a comissão julgadora apresentou à diretoria da Arxo o plano de materiais e de trabalhos a partir do planejamento apresentado

pelos artistas selecionados. Diante da infraestrutura disponível na fábrica, da qualidade dos projetos e da otimização de materiais através do alinhamento entre a organização do simpósio e os escultores, a direção da empresa optou por chamar também os dois suplentes. A decisão foi anunciada pelo próprio presidente da Arxo, Gilson João Pereira, um dos idealizadores e padrinhos do projeto. O escultor Hugo Pagani, residente em Baln. Piçarras, é o artista convidado. A prefeitura organizará exposição com peças de Pagani e do artista plástico Eduardo Rosa no Centro Cultural da cidade, com abertura prevista para 17 de março.

Baln. Camboriú – Membros das sete câmaras setoriais da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) discutiram ontem a organização do espetáculo de inauguração do Teatro Municipal Bruno Nitz. As câmaras instaladas e ativas na cidade são: dança, música, teatro, artes populares e circo, literatura, audiovisual e artes visuais. “Objetivo foi discutir a ocupação democrática do palco, com talentos locais, durante a solenidade de inauguração deste importante equipamento cultural”, diz diretor da FCBC. A FCBC também promoveu ato simbólico de entrega do edital FCBC 001/2014 aos representantes do setorial de artes visuais (pintura, desenho, escultura, fotografia etc.). Trata-se do documento que apresenta as regras para os artistas que tenham interesse em participar da primeira exposição coletiva que vai marcar a inauguração da nova Galeria Municipal de Arte, que ocupa área de 300 metros quadrados e fica no piso superior do teatro.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.