Manual para Facilitadores na Educação Global

Page 52

Pontos de reflexão e recomendações para trabalhar com grupos mistos

A comparar com os grupos anteriores, este é de fato o mais difícil de trabalhar e também é o grupo mais comum ter (pelo menos na nossa experiência). Normalmente, é o caso quando os participantes não vêm das mesmas organizações ou históricos (por exemplo, para seminários abertos ou cursos onde todos podem inscrever-se ou participar) ou mesmo que provenham do mesmo contexto (aulas, voluntários de alguma organização, etc.) eles ainda terão outras experiências que determinarão diferentes relações com temas globais. A vantagem dos grupos anteriores é que eles são, em certa medida, homogêneos, e esse aspeto facilita a escolha de determinadas abordagens, métodos, atividades e a maneira como você focalizará as suas sessões instrutivas e discussões.

Um grupo misto vem com vários desafios: eles têm experiências diferentes, outra compreensão dos termos, diferentes necessidades de aprendizagem e expectativas das sessões, etc.

Você realmente precisa fazer tudo o que é possível para medir as suas necessidades de aprendizagem e experiências anteriores para elaborar um perfil do grupo: quem são os dominantes (recém-chegados, mais avançados, facilitadores); quais temas ou áreas de competências parecem dominar em termos das suas necessidades, são os avançados interessados em desenvolver novas competências ou estão mais interessados em partilhar, aprender novas metodologias, etc.

52

Esqueça de fornecer uma sessão ou uma experiência educacional que dê a todos o que eles querem, isso não pode acontecer 100% com grupos mistos; é um fato que você precisa reconhecer desde o início. O que você pode fazer é chegar o mais próximo possível dessa percentagem e equilibrar todos os fatores presentes no seu grupo para o melhor das suas habilidades e possibilidades.

Volte para a sua lista de competências básicas em cidadania global; até que ponto os participantes têm as mesmas, e depois decida os melhores temas ou competências com que trabalhar.

Ao escolher a sua metodologia, precisa garantir que nenhuma das seguintes situações aconteça: os iniciantes são deixados de fora e entendem muito pouco do que se está a passar; os participantes avançados são destacados e apontados para quaisquer desafios, dilemas, questões; os avançados são utilizados (sem verificar se é o que eles precisam ou querem) como pessoas de recursos para toda a contribuição que você oferece; os participantes avançados são tratados e envolvidos na conversa como se fossem iniciantes, etc.

Você pode abordar um tema de forma que uma parte do grupo seja introduzida e outra parte se torne mais avançada nela? O mesmo método ou atividades podem ser utilizados de forma dupla para todo o grupo, ao mesmo tempo (por exemplo, tarefas diferentes para diferentes subgrupos)? Como é que pode maximizar a experiência das pessoas mais avançadas de uma forma


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.