Manual para Facilitadores na Educação Global

Page 120

Missões – Caça ao Tesouro

“M

issões” representa um tipo de método que pode ser usado em quase qualquer contexto ou tema. Basicamente, consiste num conjunto de tarefas atribuídas aos participantes, (de preferência divididos em grupos menores) através das quais eles têm que explorar os arredores (de preferência ao ar livre) e fazer coisas diferentes: encontrar, identificar, construir, discutir, descobrir, etc. “Caça ao Tesouro” pode ter as mesmas tarefas incluídas mais ou menos, mas a diferença é que os grupos são guiados por pistas diferentes de local para local, onde encontram as tarefas. O conceito de caça ao tesouro leva à ideia de uma competição, com mais grupos a começar ao mesmo tempo e o primeiro a terminar a ganhar algum tipo de prêmio; o nome vem disso, a procura de um tesouro que você encontra no final, que apenas os primeiros obtêm. Não usamos isso dessa forma para fins educacionais, não há competição nem recompensa dada, apenas um período de tempo dentro do qual os grupos devem passar por todas as tarefas. Devido à natureza delas, esses métodos são adequados para serem organizados em locais onde a área próxima oferece muito para trabalhar: elementos da natureza, ambientes diversos, uma comunidade para explorar, etc. Eles também são úteis quando você trabalha com um grupo para um período mais longo (um seminário de fim de semana ou um curso residencial) ou com um grupo de outras cidades/países. Uma das distinções entre os dois métodos, que influenciará a sua decisão de qual escolher, considera o acesso à informação durante a atividade. Nas Missões, eles veem todas as tarefas ao mesmo tempo, eles decidem como abordá-las e em que ordem. As missões são mais adequadas para tarefas mais dinâmicas (que requerem movimentação, interação com o ambiente ao ar livre - lugares e pessoas, e menos entre si como um grupo), que são todas fornecidas de uma vez e o grupo é autônomo com a tarefa em questão. Se você der apenas tarefas de discussão, será uma falha, pois não há entusiamo, nenhuma movimentação necessária - pode facilmente ser apenas uma discussão em grupo.

Por outro lado, na Caça ao Tesouro eles não sabem o que vem a seguir, então têm informações e tarefas dadas apenas para um determinado local - de modo que a informação seja dada progressivamente. Isso significa que, se eles tiverem acesso à informação que vem em seguida, isso pode influenciar a forma como eles executam a tarefa anterior. As caças ao tesouro são adequadas para tarefas dinâmicas (como missões), mas também para discussão predominante (entre os membros do grupo), pois o elemento dinâmico é dado pela mudança de locais e pistas de decodificação.

120


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.