Diretrizes plano centro cidadão

Page 18

O Espaço Urbano CIDADÃO e…A RUA CIDADÃ Este conceito considera a rua como protagonista do “Sistema de Espaços Públicos” de uma cidade, como o espaço público articulador dos demais espaços (públicos e privados), equipamentos e pessoas. Assim, defende-se que, para planejar de forma coerente e integrada grande parte deste Sistema de Espaços Públicos, tendo o conforto e a segurança dos cidadãos como principais objetivos de gestão, faz-se necessário estudar, planejar e projetar, simultaneamente, quatro elementos do desenho urbano (ou “elementos de desenho da coexistência”) definidores dos espaços públicos viários: i) a Mobilidade Humana (meios e superfícies de deslocamento); ii) a Vegetação e natureza urbana; iii) o Mobiliário Urbano (inclusive comercio popular e infraestruturas) e iv) as Interfaces Arquitetônicas (considerando suas formas e usos).

Este último, como elemento divisor entre os espaços públicos e privados, é também importante objeto de projetos arquitetônicos e de Planos de Quadra, devendo ser trabalhado de maneira paralela e complementar ao desenvolvimento do desenho dos espaços públicos adjacentes. A rua é então considerada como a “ÁGORA” contemporânea, o espaço principal das trocas sociais, reais, da atualidade.7

DUARTE, Clarissa. A RUA CIDADÃ e os elementos da coexistência. Metodologia de Urbanismo. Recife: Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Católica de Pernambuco, 2014.

7

DUARTE, Clarissa. A RUA CIDADÃ e os elementos da coexistência. Metodologia de Urbanismo. Recife: Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Católica de Pernambuco, 2014.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.