Mídia e Direitos Humanos

Page 179

Mídia e Direitos Humanos 178

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS Não há dúvidas de que a estrada rumo à consolidação de uma cultura de Direitos Humanos nas políticas públicas brasileiras é ainda longa. Para os especialistas, entretanto, uma das formas de encurtar esse caminho é investir na chamada Educação em Direitos Humanos (EDH). “Disseminar os Direitos Humanos parece ser o eixo estratégico fundamental”, afirma o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH). Ele aponta três setores de atuação nessa disseminação. O primeiro é a EDH para os agentes do Estado – desde o funcionário que atende ao público até gestores, governadores e presidentes. “A máquina governamental ainda não tem a compreensão necessária dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Desc). Não é suficiente que apenas as autoridades de Direitos Humanos tenham um bom conhecimento da questão”, diz o ministro. A segunda área deve ser a da educação formal. É preciso que as crianças, desde a pré-escola, sejam formadas sob a perspectiva de Direitos Humanos. E não como uma disciplina específica:“A EDH nas escolas pode começar com a aceitação das diferenças, passar pelo currículo escolar como integrante de disciplinas como História, Língua Portuguesa e outras, e deve terminar na pesquisa nas universidades”, defende (leia mais sobre Educação em Direitos Humanos no Capítulo 5).

O terceiro campo diz respeito à sociedade como um todo. “É preciso esclarecer boa parte dos cidadãos brasileiros que pensam que Direitos Humanos é a defesa de bandido. Mostrar que esse pensamento é uma construção histórica da época da ditadura”, argumenta. Nesse sentido, para ele, a imprensa tem um papel de grande relevância. Ela pode destruir esse mito, caso entenda e aborde os Direitos Humanos de forma integral. O reconhecimento dos meios de comunicação como atores estratégicos e fundamentais na disseminação de uma nova cultura a respeito dessas questões se reflete no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Além de abordar Educação Básica, Superior, não formal e a educação dos profissionais do sistema de Justiça, o documento dedica um capítulo à mídia. Entre as linhas de ação para a execução do plano, estão a parceria entre veículos de comunicação e o Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos para a realização de campanhas de esclarecimento sobre o tema; encontros com profissionais de comunicação para firmar pactos e definir estratégias de esclarecimento da população; estímulo à inclusão de entrevistas e debates sobre Direitos Humanos nos meios de massa e proposta de produção de um programa de rádio e de televisão para tirar dúvidas sobre mitos e verdades a respeito da questão. 


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.