Infância & Consumo: estudos no campo da comunicação

Page 159

ANDI Fundada em 1993, a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) articula uma proposta inovadora de mídia para o desenvolvimento, baseada na promoção e no fortalecimento de um diálogo qualificado e ético entre jornalistas, atores ligados à agenda social e a sociedade em geral, especialmente no que diz respeito aos direitos de crianças e adolescentes. Para isso, desenvolve estratégias de monitoramento/análise de mídia, de mobilização e de qualificação. As diferentes metodologias elaboradas pela Agência são hoje replicadas em nível local (10 estados onde atua a Rede ANDI Brasil) e internacional (Rede ANDI América Latina, presente em 13 países).

Sobre o Programa InFormação – Lançado em 2006 pela ANDI, com apoio da Fundação W.K. Kellogg e do FNPJ (Fórum Nacional de Professores de Jornalismo), o InFormação – Programa de Cooperação para a Qualificação de Estudantes de Jornalismo investe na capacitação dos futuros profissionais de comunicação. O foco central das ações está no aprimoramento da cobertura da agenda social pelas redações, a partir do acompanhamento sistemático das políticas públicas. Dentre as ações do InFormação estão: ¦! Oferta de bolsas para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC); ¦! Concurso de Monografias, Dissertações e Teses; ¦! Apoio à implementação de disciplinas sobre Jornalismo e Políticas Públicas Sociais nas universidades; ¦! Colóquio acadêmico sobre Mídia e Agenda Social; ¦! Sítio (www.informacao.andi.org.br) e Banco de Trabalhos Acadêmicos online; ¦! Produção editorial sobre a temática. Desde 2007, o InFormação conta com a parceria do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana na oferta de bolsas para trabalhos de TCC focados na temática Criança, Consumo e Mídia.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.