ebook_obscom_2018

Page 41

Economia Política, Comunicação e Africanidades

de expansão do PIB superior a 4% ao ano) e levou à diplomacia do “dólar forte e das armas”, quanto a um reenquadramento da periferia, e, portanto, da América Latina, na “nova ordem econômica mundial”. Tal reenquadramento, no caso da América Latina, pode contar com a persuasão da profunda crise socioeconômica sofrida ao longo da década de 1980 impondo à região o ajuste neoliberal. O fato de parte da liquidez internacional daquele período ter sido direcionada para a América Latina, indicava não somente a adequação das políticas macroeconômicas locais a tal receituário, mas sua transformação num dos grandes laboratórios de experimentação das políticas e práticas neoliberais, então em curso e que, em boa medida, ainda não se esgotaram. Desse modo, a grande maioria dos governos latino-americanos, entre o final dos anos 80 e início dos 90, aderiu, com diferentes graus de intensidade, aos ajustes estruturais que consistiam, por um lado, em planos de estabilização econômica, por meio da valorização cambial, e, por outro, em reformas institucionais voltadas, principalmente, à liberalização econômica, à estabilização do direito de propriedade e à flexibilização do mercado de trabalho. Assumiu-se, portanto, a retórica de que o excessivo intervencionismo estatal era o principal empecilho para que os países latino-americanos prosperassem (PINTO; BALANCO, 2013, p.14).

INFLEXÕES À ESQUERDA Passada a onda neoliberal e verificada a inadequação de tais medidas, verificou-se que “ as contradições internas do modelo neoliberal (expressas pela impossibilidade de redução da taxa de juros abaixo de certo nível imposto pelo capital financeiro) provocaram desmedidas elevações da dívida pública e impediram a fixação de um processo de crescimento sustentável que levasse à melhoria na distribuição de renda “ (idem, p.15). A pauperização de grande levas populacionais e a depreciação monumental de grande parte de seus ativos, aliadas a ampliação da subordinação latino-americana às

41


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.