Paulo dias comunidades do tambor

Page 6

quimbundo), associado a cerimônias de noivado e fertilidade. Trocada entre mulheres, a umbigada pode servir como convite para entrar na roda. Entre homens, ela dá lugar à pernada, assumindo a dança uma feição de combate. Há também coreografias de mímica ancestral, como é o Candombe das Irmandades Mineiras de Nossa Senhora do Rosário, em que o corpo do candombeiro que baila diante dos tambores assume a postura e o gestual dos Pretos Velhos, entidades espirituais de africanos escravizados no Brasil. Com a vinda das populações negras para as cidades, iniciada após a abolição, essas rodas ancestrais passaram da roça às periferias urbanas, conservando seu caráter intracomunitário e perpetuando uma poética de imagens simbólicas que tematiza a comunidade e sua experiência cotidiana e lembra a história do grupo e seus personagens maiores. Chamados de "diversão desonesta" dos negros nos tempos coloniais, condenados como permissivos e pagãos, e temidos pelos patrões como perturbadores da ordem social, muitos dos Batuques de Terreiro mantiveram-se, até os dias de hoje, como espaços de resistência, mantendo sua independência em relação aos setores hegemônicos da sociedade brasileira. Exceção feita para a Capoeira, que se difundiu por todo o País e para o exterior após conquistar o status de prática esportiva, assemelhada às artes marciais do oriente. A partir do registro de algumas das formas dos Batuques como Bens Culturais Imateriais (Samba de Roda, 2004; Jongo, 2005; Tambor de Crioula, 2007), esse patrimônio brasileiro de alta beleza e profundo refinamento, fonte viva de história, arte e identidade para muitas comunidades afrodescendentes, vem ganhando alguma visibilidade em nível nacional.

Congadas

Desde o início de sua colonização, disseminaram-se pelo Brasil as Irmandades Leigas e Ordens Terceiras, instituições católicas de origem europeia que tiveram papel importantíssimo na condução da vida religiosa das populações no Brasil Colônia, substituindo muitas vezes as ordens regulares da Igreja. Dirigidas por leigos, essas confrarias se dedicavam a atividades de apoio mútuo entre seus membros e eram voltadas à adoração de santos do Catolicismo. Reproduzindo a hierarquia sociorracial da Colônia, havia irmandades separadas para brancos, pardos e negros.

Dedicadas a padroeiros de ascendência africana como São Benedito e Santa Ifigênia, assim como a Nossa Senhora do Rosário, as irmandades de negros escravos ou

6


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.