Jornal "O Quintas" Edição XII

Page 1

Jornal online

“O QUINTAS”

Março nº 12 Ano letivo 2017/2018

I Concurso de cocktails da EPADRC

DESTAQUES: Editorial

“Um evento muito bem estruturado onde foi possível observar e avaliar as competências destes jovens talentos.”

“A escola deve ser um lugar de compreensão e de felicidade!”

“Sempre fui e sou muito feliz nesta Escola!” “o

livro foi galardoado com o

Prémio do Mar Rei D. Carlos em 2012.” “Dia Aberto à Família decorreu em agradável espirito de confraternização entre todos, de forma bem disposta e feliz.”

“A EPADRC tem motivos para continuar a implementar os seus propósitos e a entrar em novos desafios!”

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc

Biblioteca EPADRC


março 2018, edição nº 12

Jornal online

“O Quintas”

EDITORIAL to, temos um conjunto de fatores não A escola é um todo num espaço determenos determinantes dos quais não minado e determinante: nas vocações, podemos nem devemos alhear-nos. nas aptidões, no desenvolvimento de personalidades e sobretudo contribui Conscientes da realidade que nos circunprofundamente para a felicidade de da, e inseridos num meio economicatodos aqueles que nela diariamente mente agrário, particularmente num interagem. Por isso, incentivemos esse concelho cuja rainha é a maçã de Alcoestado de espírito porque ele é o alicerbaça e onde as explorações pecuárias ce fundamental do HOMEM. são também a base do rendimento familiar, alvejamos características que indiviA escola deve ser um lugar de dualizam os jovens que connosco se compreensão e de felicidade! preparam para a vida ativa, aguardando por um mercado de trabalho, que nós, A escola não existe per si. Ela é uma orescola, esperamos que seja cada vez ganização social resultado do contexto mais inovador e moderno. socioeconómico, socioprofissional e Professora Telma Lourenço De olhos no futuro, não podemos estagcultural do meio onde se insere. nar! A escola é assim uma unidade educativa, fruto de esforços internos e de práticas De conceitos e sabedorias adquiridas pedagógicas adequadas, que a todo o pela experiência profissional, somos momento se pretendem adaptar à sala hoje mais certeiros nos objetivos e mais velozes nos resultados. de aula. Dotados de uma determinação mais arreigada, queremos continuar a fazer em conjunto um trabalho onde pais e encarregados de Educação, alunos, docentes e funcionários saibam a sua funAo professor cabe o difícil papel de senção e sobretudo que cada um cumpra a sibilizar consciências e alertar para a missão ou papel para o qual está incumresponsabilização e exigências da profisbido. são que, tanto hoje como amanhã, terão o suporte dos meios e recursos educati- Na verdade, a escola existe por nós, pavos em função das metas preestabeleci- ra nós e connosco. Ela é o reflexo das atitudes, comportamentos, competêndas. cias, modos de viver e organização da Mas, para além duma estratégia interna mesma. Devemos, por isso, ter em menaplicada à turma ou a alunos em concrete estes pressupostos. Ao diretor de turma/orientador educativo de turma cabe o papel de mediador no todo da relação ensino e aprendizagem.

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

UMA CONFEÇÃO DE SABEDORIA

A pedido da Misericórdia de Aljubarrota, com o programa “Cultivar com carinho, semana dedicada à terceira idade” , a turma do 11º ano do curso Técnico de Restauração, Cozinha e Pastelaria, esteve envolvida no dia 3 de outubro na confeção de um lanche para cerca de 100 idosos onde serviram bolinhos secos de maçã de Alcobaça e bolo de fatia com cenoura e maçã de Alcobaça, para aconchegar um belíssimo sumo natural de pera, laranja, mel aromatizado de hortelã. Alguns dos idosos, com melhor mobilidade estiveram envolvidos na preparação destas iguarias com os respetivos alunos. Mais uma vez, a EPADRC esteve numa atividade onde é de louvar o ato de cidadania e solidariedade para com esta instituição, onde os alunos estiveram muito bem. Parabéns aos alunos pelo empenho e dedicação! Professora Telma Lourenço

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

MIBE 2017 “LIGANDO COMUNIDADES E CULTURAS” No sentido de comemorar o MIBE (Mês Internacional da Biblioteca Escolar), os novos alunos da nossa escola, em articulação com as respetivas professoras de Português, foram recebidos, de 23 a 27 de outubro, pela professora bibliotecária e pela assistente operacional que lhes apresentaram as diferentes valências e os respetivos recursos da Biblioteca da EPADRC. As sessões de sensibilização foram planificadas numa lógica de suporte às ações que se pretendem desenvolver ao longo do ano letivo. A Biblioteca Escolar pretende ser um espaço de formação pessoal e de complemento curricular, bem como de aquisição de conhecimento. Para além disso, as estratégias definidas ajustar-se-ão aos interesses e às necessidades reais dos seus utilizadores. Pretende-se, assim, dirigir os serviços da Biblioteca Escolar para a construção dos diferentes saberes, proporcionando, igualmente, a interação, o prazer da descoberta e da fruição.

Ação “Defeito de Fabrico” A equipa responsável pela implementação do “Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar” (PNPSE) da EPADRC promoveu, no dia 25 de janeiro, uma oficina para Pais e Encarregados de Educação, intitulada “Defeito de fabrico”. Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito da prevenção dos comportamentos de risco, dando pistas para melhorar a comunicação em família e favorecer as relações interpessoais e os afetos. Esta sessão foi dinamizada pelo sociólogo, Dr. Milton Dias, que, mais uma vez, se prontificou a colaborar com a comunidade escolar da EPADRC, elucidando e proporcionando momentos de reflexão e partilha sobre temas tão importantes como a problemática da adolescência e as relações interpessoais no seio da família. A equipa do PNPSE agradece a disponibilidade da Câmara Municipal de Alcobaça e do Dr. Milton Dias, que proporcionou uma sessão tão enriquecedora.

Professora Bibliotecária, Ana Bastos

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc

A equipa do PNPSE


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

O NOVO OLHAR DA MATEMÁTICA A Matemática saiu da sala de aula e andou pela Quinta da Escola. Deste por isso? Se não, fica a conhecer quem se mexeu com ela!

Desenhando Funções em Terreno Agrícola Os alunos do 2ºH-OMA2 fizeram um percurso guiado, pela Quinta da EPADRC, que começou e terminou no Hangar. Escolheram pontos de referência onde paravam e descreviam à turma do 2ºD-Coz2 e 2ºEB2 o que era feito nesses lugares. As paragens foram no pomar de peras, no pomar de maçãs e na estufa. Todas as turmas registaram o tempo e o número de metros percorridos representando, posteriormente, essa informação graficamente.

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

O NOVO OLHAR DA MATEMÁTICA

À PROCURA DO Pi Em outubro, a turma do 1ºG-EB3 foi “À procura do PI” pela Quinta da EPADRC, no mês de janeiro foi a vez do 2ºHOMA2. Será que encontraram o Pi? Encontraram aproximações, o que não é nada mau, já que o

é um número infinito.

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


março 2018, edição nº 12

Jornal online

“O Quintas”

O NOVO OLHAR DA MATEMÁTICA O Quadrante e as Medidas Inacessíveis Os alunos do 2ºH-OMA2 construíram um quadrante (instrumento rudimentar que mede ângulos) para determinar distâncias inacessíveis. Essas distâncias calculam-se através da relação entre as medidas dos comprimentos dos lados de triângulos retângulos e os respetivos ângulos. Com o quadrante que construíram, em grupo determinaram algumas distâncias na quinta da Escola, como a altura de árvores, do Hangar e do Picadeiro.

A Matemática é dinâmica, está viva e recomenda-se.

Professoras Ana Luísa Correia Lurdes Tuna

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


março 2018, edição nº 12

Jornal online

“O Quintas”

AJUDAR A AJUDAR - CAMPANHA DE RECOLHA DE BENS PARA OS BVA

Os alunos da turma QR do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Restauração dinamizaram uma campanha de recolha de bens para ajudarem os Bombeiros Voluntários de Alcobaça. Como resultado desta campanha, entregaram, no dia 20 de outubro, os bens alimentares recolhidos, bem como um conjunto de produtos de primeiros socorros. Os membros da corporação dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça ficaram muito gratos por esta iniciativa solidária. A turma agradece a todos os que tornaram possível esta ação de cidadania ativa.

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc

Alunos 12º QR/RB


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) foi assinalado na escola com uma atividade que teve como objetivo proporcionar uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. A atividade decorreu no âmbito do projeto do PES e foi realizada pela docente de educação especial que foi às turmas do 1º ano promover uma ação intitulada: “Sou Especial porque…” No desenrolar da atividade, os alunos visualizaram a curta-metragem “Cuerdas…” e um excerto do vídeo da cerimónia de abertura dos Jogos Paraolímpicos (2016). Seguiu-se o debate e uma reflexão a fim de consciencializar os alunos da importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade. Por fim, fez-se um concurso de frases, apelando à participação dos alunos que anonimamente completaram a frase: “Sou Especial porque…”. Todos os alunos aderiram ao concurso e as frases seleccionadas foram as seguintes:

A professora de Educação Especial considera que “mais do que uma atividade que visou a comemoração de um dia, julga que foi também um momento de reflexão em que os alunos se sentiram alertados para a necessidade de compreender as suas ações e perceber que os obstáculos, as barreiras, os nãos, e os momentos difíceis vencidos até aqui não foram mais do “Sou especial porque acredito que sou forte para chegar que uma estratégia para perceberem a força, a capacidade e o onde eu quero.” poder que existe dentro de cada um”. “ Sou especial porque sou o resultado das minhas escolhas.” “Sou especial porque sou capaz de vencer obstáculos que antigamente julgava que nunca iria conseguir ultrapassar.” “Sou especial porque já passei por muito e ainda aqui estou.” “Sou especial porque às vezes mesmo que me custe muito sei tomar as decisões certas.” “Sou especial porque apesar de ser igual aos outros também sou diferente.”

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc

Professora Susana Agostinho


março 2018, edição nº 12

Jornal online

“O Quintas” MOBILIZAÇÃO DO SOLO DAS ESTUFAS

2ª SESSÃO DE DIVULGAÇÃO DE

ALUNOS DO 12ºO TPA

FRUTICULTURA

No dia 5 de Dezembro de 2017, realizou-se no INIAV, pólo de Alcobaça, a 2ª Sessão de Divulgação de Fruticultura, dinamizada por técnicos do INIAV, sobre os seguintes temas: “A Os alunos da turma 12ºO do curso de Técnico de Produção

fruticultura no INIAV” por Nuno Canada “Uso de filmes refle-

Agrária - Variante de Produção Vegetal tiveram a oportuni-

tivos na distribuição de luz, coloração e qualidade de maçãs

dade de realizar a preparação do solo da estufa 2 para insta-

‘’Fuji’’ por Miguel Leão “Observações preliminares de varie-

lação das culturas hortícolas de primavera-verão, nomeada-

dades de ameixeiras e amendoeiras em coleção” por Filipa

mente as culturas do tomate, do pimento e do pepino. Co-

Queirós “Aplicação pré-colheita de Aureobasidium pullulans

meçaram por realizar uma escarificação com o objectivo de

para controlo das doenças de pós-colheita em pera ‘’Rocha’’

rasgar o solo, melhorar a infiltração da água de rega e arejar

” por Claudia Sanchez “Monitorização de esporos de Stem-

o solo. De seguida procederam à distribuição da matéria

phylium vesicarium e incidência de este nfiliose em pomares

orgânica granulada de forma manual na dose de 300 Kg por

da região Oeste. Influência das condições climáticas.” por

1000 m2. Finalmente executaram a cava mecânica com uma

Eugénio Diogo Estas apresentações, contribuíram para a

cavadeira para incorporar a matéria orgânica distribuída e

identificação de técnicas recentes em fruticultura e para o

esmiuçar o solo de modo a facilitar posteriormente a planta-

conhecimento das perspetivas futuras da investigação frutí-

ção das jovens plantas. Mais uma vez os alunos manifesta-

cola, bem como para o esclarecimento de dúvidas, entre os

ram o gosto e entusiasmo por este tipo de tarefas mecaniza-

oradores e os respetivos participantes, professores e alunos,

das e tiveram a oportunidade de pôr em prática as compe-

das turmas dos 11ºs anos (Q e R) e do 12º O ano, do curso

tências adquiridas nas aulas de mecanização agrícola.

TPA.

Professora Anabela Costa

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc

Professora Anabela Costa


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

VISITA DE ESTUDO - VERTENTE ANIMAL

Integrada na disciplina de Produção Agrícola variante Animal e Vegetal, realizou-se uma visita de estudo no dia 6 de dezembro de 2017 que envolveu as turmas O e P do 12º ano do curso de Técnico de Produção Agrária à exploração de bovinos de leite - Vacaria do Valado e à Queijaria Flor do Vale- pertencente ao Sr. Jorge Silva ,em Valado de Santa Quitéria, e de bovinos de carne - Ribeirocampo Lda, pertencente ao Sr. João Coutinho, em Alfeizerão. Na Vacaria do Valado, fomos guiados pela Dra Cristiana Silva médica veterinária, que foi também professora na EPADRC e pelo Sr Jorge Silva. Foi-nos explicado que o objetivo principal é a produção de leite e de queijos. Os vitelos são considerados como uma fonte de rendimento extra. Foi explicado aos alunos também as rotinas diárias da exploração como o processo de ordenha, o encaminhamento de vacas para a sala de ordenha, a limpeza dos parques, a identificação de animais, a preparação e distribuição de alimento, o aleitamento de vitelos e o sistema de reprodução.

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

A visita permitiu ainda que os alunos compreendessem

raças mas sobretudo cruzados, das raças Limousine,

a rotina de trabalho e a forma de funcionamento de

Charolesa e a raça autóctone Mertolenga e Alentejana.

uma exploração desta natureza que basicamente traba-

Durante esta visita tivemos a oportunidade de contactar

lha 24 horas por dia, uma vez que são realizadas 3 orde-

com o maneio diária destes animais (alimentação, cui-

nhas diária com intervalo de 8 horas e ao mesmo tempo

dados profiláticos, reprodução, registos e limpeza). Em

contactassem com técnicas de produção e equipamen-

ambas as explorações, durante a visita pelos diversos

tos modernos e identificassem as diferentes raças exis-

sectores foi explicado aos alunos os cuidados que se

tentes na exploração (como por exemplo a raça Holstein

deve ter e as tarefas que se realizam diariamente em

Frísia, Red Holstein Frísia, Parda Suíça e cruzadas com

cada fase e a importância de cada um dos sectores, co-

Monbeliard). Na visita à exploração Ribeiro e Campo,

mo também os alunos tiveram a possibilidade de parti-

fomos guiados pelo Sr João Coutinho que explicou o

lhar opiniões e tirar algumas dúvidas e fazer questões

funcionamento da mesma, as suas rotinas e o objectivo

oportunas sobre do tema. O docente faz uma avaliação

que é a produção de carne. Nesta empresa podemos

muito positiva da visita, pois esta decorreu de acordo

observar vacas aleitantes em pastoreio das raças Limou-

com a planificação preestabelecida e foram alcançados

sine e Charolesa e também vacas resultantes dos cruza-

os objetivos preconizados pelos módulos envolvidos. É

mentos de ambas. Seguidamente visitamos a fábrica de

ainda de salientar o contributo que este tipo de experi-

alimento composto da própria exploração e os pavi-

ências têm, para a compreensão de novas técnicas e

lhões de engorda onde são engordados os vitelos filhos

para a aplicação de conhecimentos estudados, bem

das vacas da exploração e outros vitelos comprados

como para proporcionar uma aprendizagem pelo saber

noutras explorações, principalmente no Alentejo. Nos

fazer.

pavilhões de engorda observamos animais de várias

Professores Anabela Costa e Nuno Baptista

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

VISITA DE ESTUDO À CASA AGRÍCOLA RIBEIRO SAG E QUINTA DO BREJO

No dia 6 de dezembro de 2017, no âmbito das disciplinas de Produção Vegetal / Fruticultura, os alunos das turmas 12ºO e P do curso Técnico de Produção Agrária realizaram uma visita de estudo a empresas da região de Alcobaça. Esta visita proporcionou o contacto com a realidade e a organização de empresas agrícolas especializadas na área da produção e comercialização de fruta, reconhecendo as infraestruturas e equipamentos existentes e a sua funcionalidade. Na empresa Carsag Lda., localizada em Alfeizerão, fomos recebidos pelo engº Filipe Ribeiro, sócio-gerente que fez a visita guiada à empresa. Observámos a cultura do morangueiro numa área de 4 ha e contactámos com a plantação mecânica realizada pelo técnico agrícola Jorge Nunes, ex-aluno da EPADRC e atual funcionário da empresa. Nos pomares da Sociedade Agrícola Quinta do Brejo de Vale de Maceira Lda., em Vale de Maceira, os alunos foram recebidos pelo engº Pedro Jardim que explicou exaustivamente o processo de instalação por satélite de árvores de fruto. Também apresentou a forma de condução e tipo de poda dos seus pomares, assim como algumas técnicas culturais realizadas.

Professora Anabela Costa

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

SESSÃO SOBRE PLANTAÇÃO MECANIZADA E PODA No dia 11 de dezembro de 2017, realizou-se no Museu da EPADRC uma sessão na vertente de Fruticultura sobre os seguintes temas: “A Plantação Mecanizada de Culturas Perenes, por Satélite” e “Diferentes Técnicas de Poda”, dinamizados, respetivamente, pelos técnicos José Caseiro, da empresa Vinomatos, e Pedro Jardim, da Sociedade Agrícola Quinta do Brejo de Vale de Maceira. No final da apresentação houve um diálogo animado, entre os oradores convidados e os respetivos participantes, professores e alunos, das turmas dos 11º e 12º anos, do curso TPA, que se mostraram satisfeitos pelo esclarecimento das questões colocadas. Estes reconheceram a importância da agricultura de precisão, a partir da identificação de técnicas recentes de plantação por satélite em fruticultura e compararam diferentes técnicas de poda nas árvores de fruto.

Professora Ana Teresa Reis

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

Workshop – Aproveitamento de Sobras e Desperdícios A EPADRC associou-se pelo terceiro ano consecutivo a uma ação de sensibilização para o aproveitamento de sobras e desperdícios alimentares promovida pelo Município de Alcobaça em parceria com a Granja de Cister.

ALMOÇO – COTHN Com o objetivo de proporcionar experiências reais de trabalho aos nossos alunos de Nível II do curso Empregado de Bar, a EPADRC associou-

Contrariamente às edições anteriores, os Chefs desafiaram os alunos a proporem uma ementa de aproveitamento alimentar. As alunas do 12º ano de Cozinha Pastelaria, Marlene Ferreira e Catarina Santos, aceitaram o desafio e meteram mãos à obra.

se na organização e execução de um almoço para cerca de quarenta associados da COTHN.

O evento, que aconteceu próximo da época natalícia levou a que as alunas tivessem pensado numa ementa que ajudasse a reduzir as perdas alimentares que são tão frequentes nesta época festiva. No dia do evento lá estavam a Marlene e a Catarina a fazer o workshop assistidas pelos Chefs, numa mudança de papéis que foi muito interessante e entusiástica para mais de duas dezenas de pessoas que assistiram ao evento. Com as sobras de pão, de hortaliças, de bacalhau e de muitos outros ingredientes típicos do Natal, as alunas confecionaram uma refeição completa. Esta partilha foi muito enriquecedora na medida em que os Chefs iam dando dicas aos participantes em colaboração com as alunas facilitando deste modo a integração destas duas jovens naquilo que será o seu trabalho no futuro.

Este almoço que se realizou dia 26 de janeiro na Sala da Debulhadora da Granja de Cister foi executado pelas turmas de 11º Técnico de Cozinha Pastelaria e Restaurante Bar, EB2 e EB3. Os Chefs Carlos Silva e João Ramalho, em equipa com os Maitre Vitor Rebelo e Rui Filipe, coordenaram o referido serviço. Estas experiências em contexto real

Descobre a partir da APP QR CODE deliciosas receitas, feitas a partir de sobras.

permitem consolidar conhecimentos, aprimorar e melhorar alguns aspetos e ainda permitir uma intera-

Professor Rui Lopes

ção com públicos, fator determinante no sucesso para os alunos de restaurante bar.

Professor Rui Lopes

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


março 2018, edição nº 12

Jornal online

“O Quintas”

JANTAR DE NATAL EPADRC cenário que o identifica e assina-

sempre que nos nasce uma alma

la. Veio para ficar. E porque só

nova e um novo ensejo nos ilumina

faz sentido um grupo coeso e

por dentro, resplandece por fora e

sólido, como uma família à volta

sentimos que levamos o Natal a to-

da mesa onde se comunga o

dos aqueles que ainda não o conhe-

amor e a paz, quando isso acon-

cem.

tece - não teremos dúvidas, ali é Natal!

Levemos pois o Natal nas nossas

Podíamos dizer em tom duma

vidas, nas nossas famílias e na nos-

esperança idílica: quão bom seria

sa escola!

ser Natal em dezembro, em março e em agosto, um Natal sem lar nem mês, sem tempo no tempo É Natal!

que é o nosso hoje, e que o ama-

Chegou de mansinho, em jeito

nhã levará consigo e não mais

de flor cor amarela. Veio para

voltará.

apaziguar a impaciência e a dor

É Natal! Aqui e hoje!

no coração dos homens, que vi-

Quando olhamos o outro, sem re-

vem na correria do dia a dia, es-

ceio nem temor, quando sorrimos e

quecendo-se, por vezes, do es-

felizes ficamos por alegrar o dia do

sencial que os impele para o

outro, quando fazemos em consci-

bem.

ência o certo por cumprir com nos-

De cores garridas, entre o verde

sa missão, temos a certeza que es-

e o vermelho, surge aqui e ali o

tamos no caminho do Natal porque

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc

Professora Telma Lourenço


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

AMIGO(S) SECRETO(S)

CARNAVAL EPADRC

Os alunos do 12º ano da turma Q/R do Curso

À semelhança do que tem vindo a acontecer em anos ante-

Profissional Técnico de Restauração comemora-

riores, no dia 9 de fevereiro, a EPADRC celebrou o Carnaval

ram a época natalícia no final do 1º período, a

que é sempre a tradução da alegria, boa disposição e espíri-

partir do sorteio do “amigo secreto”.

to inventivo que alunos e professores gostam de festejar

Em contexto de sala de aula, trocaram presentes

nesta quadra.

que foram entregues, tendo por base a apresentação de pistas referentes às características de

Algumas turmas, certamente as mais divertidas, mascararam-se com vestes e fatos apropriados ao dia.

cada um. Foi muito divertido!

Ninguém conseguiu ficar indiferente ao desfile da EPADRC, cheio de luz e cores, reavivaram memórias e despontaram sorrisos em todos aqueles que em conjunto ou individualmente apresentaram as suas máscaras. Este foi um momento de saudável convívio e entretenimento entre alunos e professores, bastante vantajoso para uma proximidade e uma sedimentação de afetos muito importante no processo de ensino e aprendizagem.

Alunos do 12º QR/RE

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc

Professora Telma Lourenço


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

FESTA DE NATAL ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES A Associação de Estudantes, em colaboração com a Direção da EPADRC, organizou um conjunto de atividades de encerramento do 1º Período. Durante a tarde do dia 15 de dezembro, alunos, docentes e funcionários participaram num almoço partilhado, seguido da dinamização de um peddy-paper e de um concurso de talentos e de poesia. Esta atividade proporcionou uma interação positiva entre os diferentes elementos da comunidade educativa e criou uma dinâmica interessante e motivadora entre todos.

AE EPADRC

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

"MARATONA DE CARTAS 2017" As nossas palavras têm poder nesta época em que se verificam múltiplas situações de violação dos direitos humanos. A Biblioteca Escolar aderiu à campanha internacional "Brave" e à edição da "Maratona de Cartas" organizadas pela Amnistia Internacional. Os cinco casos diziam respeito a defensores dos direitos humanos. Muitos foram os que se juntaram a esta ação e ninguém ficou indiferente. Os alunos dos cursos profissionais aceitaram o desafio e, em contexto de sala de aula, assinaram algumas das cartas e dos abaixo-assinados, em defesa dos que arriscam a sua segurança para defender os direitos de outros, todos os dias. Desta forma, apadrinharam, com a supervisão dos professores dinamizadores, os casos da campanha, mostrando-se solidários com aqueles que desafiam as injustiças e lutam para garantir que todos são tratados de forma justa. Todas as assinaturas contaram. O pessoal não docente associou-se à causa da defesa dos direitos humanos e, por seu lado, os docentes também aderiram a esta campanha em prol de pessoas e comunidades em risco. Foi com muito gosto que a Biblioteca Escolar também recebeu os pais e encarregados de educação que aceitaram o convite e participaram com interesse e sentido cívico. As assinaturas ganharam ainda mais força. Cada participante na "Maratona de Cartas 2017" deu o seu contributo para o fim das injustiças e para a construção de um mundo melhor. As 560 assinaturas recolhidas, através de cartas e de abaixo-assinados, foram enviadas. Desta forma, pressionamos os governos dos cinco casos destacados para que seja tomada ação imediata em defesa dos direitos humanos e de quem os defende. Obrigada pela colaboração! As nossas palavras chegarão longe!

Professora Ana Bastos

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


março 2018, edição nº 12

Jornal online

“O Quintas”

TESTEMUNHO a área de Produção Animal (suínos, - Mais Funcionários; bovinos de leite, ovinos e equinos) . - Mais infraestruturas; Lecionei a disciplina de Área de Diversi- - Uma reprografia com sala de alunos, ficação e Desenvolvimento Rural que papelaria e venda de senhas; contemplava muitas horas práticas, na - Mais equipamento tecnológico; vertente da produção animal. Também - Um gabinete de Ensino Especial; fiquei responsável pelos estágios dos - Uma excelente biblioteca. alunos nas empresa (produção animal). Em todos estes anos de serviço passei Passados alguns anos, a escola cresceu, por muitas mudanças, umas com mais ou seja, abriram cursos novos na área dificuldades do que outras, mas semEm 1990 soube que ia abrir em Alcoba- da restauração. Mais alunos, mais pro- pre foi tudo superado graças ao bom ça uma escola diferente, com um curso fessores e com poucos funcionários. ambiente e entreajuda de toda a comudiferente, que até então não existia: Comecei na reprografia onde desenvol- nidade escolar. Assim, espero contiuma Escola Profissional com o Curso de via diferentes tarefas. Sempre fui uma nuar até à idade da minha reforma. Técnico de Gestão Agrícola com equi- funcionária polivalente. valência ao 12º ano, mas numa verten- Atualmente, encontro-me a desempete mais prática, mais virada para o nhar funções na secretaria.

Sempre fui e sou muito feliz nesta Escola!

mundo do trabalho. Era mesmo o que Ao fim de quase três décadas passaram eu pretendia! pela escola várias direções, professoMatriculei-me e foram os melhores três res, alunos e funcionários o que me anos da minha vida de estudante entre deu algum valor acrescentado à minha os 17 e os 20 anos. experiência de vida. Após terminar o curso, fui convidada Ao longo destes anos, a escola cresceu pela Direção para ficar a trabalhar na e verificaram-se alguEscola. FIquei muito feliz e aceitei na mas melhorias : hora.

- Mais Alunos; Comecei por ficar responsável por toda - Mais Professores ;

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc

Célia Mata (Assistente Operacional)


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

PODA DAS VINHAS DA EPADRC

Durante os meses de dezembro e janeiro, os alunos do curso de agricultura da EPADRC, nomeadamente as turmas 10ºS, 11ºQ e R, 12ºO TPA e 1º e 2ºOMA, realizaram a poda das vinhas de uva para vinificação, na escola. Esta tarefa foi realizada durante as aulas práticas sob orientação dos professores da componente técnica agrícola. As vinhas foram instaladas nos anos 2000 e 2007 pelos antigos alunos da escola, professores e funcionários da quinta. Em ambas as vinhas o

As vinhas foram instaladas nos anos 2000 e 2007 pelos antigos alunos da escola, professores e funcionários da quinta. Em ambas as vinhas o porta-enxerto é o SO4, as castas da vinha mais velha são a Periquita ou Castelão, a Tinta Miúda ou Xeres e a Tinta Roriz ou Aragonez e na vinha nova o Syrat, o Alicante Bouchet e o Cabernet Souvighom.

porta-enxerto é o SO4, as castas da vinha mais velha são a Periquita ou Castelão, a Tinta Miúda ou Xeres e a Tinta Roriz ou Aragonez e na vinha nova o Syrat, o Alicante Bouchet e o Cabernet Souvighom. O compasso de plantação é de 1mx3m e a entrelinha é não mobilizada com manto verde, de modo a evitar a erosão dos solos. A condução das vinhas é em cordão unilateral e bilateral, podadas a talão com três olhos cada, deixando cerca de quatro a seis talões, dependendo se a cepa tem um ou dois cordões. A participação nestas atividades é de enorme relevância para os alunos dos cursos de agricultura, com vista a saber-fazer e a perceber também a importância destes trabalhos a realizar nas vinhas para a obtenção de uma boa produção de uva para vinificação. Professora Anabela Costa

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

AS ALGAS NA ALIMENTAÇÃO No âmbito da parceria com a Universidade de Coimbra, no passado dia 18 de janeiro, aconteceu na EPADRC uma apresentação científica sobre “As algas marinhas na alimentação humana”. Foi realizado um Showcooking, pelo Doutor Leonel Pereira, com a participação especial de Thaís Mardegan, Chef do Centro Universitário São Camilo, do Estado de Espírito Santo, no Brasil. O Doutor Leonel Pereira, do Departamento de Ciências da Vida, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, esteve à conversa com os alunos de 12º ano do curso de Restauração sobre as potencialidades das algas marinhas na alimentação.

Para a nossa biblioteca escolar deixou uma oferta: o livro MacroAlgas Marinhas da Costa Portuguesa que foi galardoado com o Prémio do Mar Rei D. Diretora Paula Malojo

Carlos em 2012.

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

COLÓQUIO PDR 2020 Teve lugar no passado dia 25 de janeiro pelas 10h, no Museu da EPADRC, o Colóquio PDR 2020. Com a colaboração da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Santarém, o Sr.Engº Pedro Lino Caetano, Diretor de Serviços de Investimentos, apresentou os benefícios do investimento para os jovens agricultores, bem como os requisitos a serem contemplados no Programa de Desenvolvimento Rural atualmente em vigor. Destinado às turmas dos 11º e 12º anos dos Cursos Técnico de Produção Agropecuária e Técnico de Produção Agrária, futuros agricultores, os alunos puderam tomar conhecimento dos preceitos a ter em linha de conta e das normas que devem ser respeitadas, para proporem com sucesso, as suas candidaturas ao PDR 2020. À semelhança do que aconteceu no ano letivo anterior foi nossa intenção proporcionar aos alunos da EPADRC uma panóplia de informações, que sejam ferramentas de trabalho nas suas vidas práticas. O GEFE - Gabinete de Empreendedorismo, Formação e Empregabilidade- liderou esta iniciativa que tem vindo a solidificar a relação de parceria com o Ministério da Agricultura.

Professora Telma Lourenço (Coordenadora do GEFE)

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

LER+ JOVEM: "LER E TECLAR, É SÓ COMEÇAR” Realizou-se, na nossa Biblioteca Escolar, um encontro entre um grupo de alunos do 12ºQR/RE e alguns elementos do Clube de Leitura da Universidade Sénior de Alcobaça, no âmbito do projeto “Ler+ Jovem”. Trocaram-se experiências relativamente às formas e aos conteúdos de leitura, de modo a promover o prazer de ler junto dos jovens. Foi um encontro informal onde prevaleceu a boa disposição entre diferentes gerações, através da partilha de experiências de leitura em diversos contextos. O debate centrou-se em torno de saber de que forma a leitura digital pode complementar ou substituir o formato mais tradicional em papel. Muitas ideias foram defendidas, embora não se tenha chegado a uma conclusão unânime, dado que ambos os formatos apresentam vantagens e desvantagens. Neste seguimento, ficou a certeza e o interesse do agendamento de um novo encontro para discutir este e outros assuntos sobre a leitura.

Professores Ana Bastos e António Manzarra

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


março 2018, edição nº 12

Jornal online

“O Quintas”

CORTA-MATO No dia 10 de janeiro, teve lugar na EPADRC e na ESDICA o Corta-Mato Escolar, que contou com a presença de alunos e professores de todas as escolas do AE CISTER e da nossa EPADRC. Num dia de grande pluviosidade, os nossos atletas não se renderam e cumpriram com as provas em que estavam inscritos. A EPADRC está de parabéns, pois foi a escola com maior número de inscrições nos escalões de juvenis. Para além dos onze participantes inscritos provenientes da nossa escola, apenas participaram mais sete alunos de todo o agrupamento. Em relação ao escalão de juniores, a participação foi exclusivamente dos nossos alunos. Os seis primeiros participantes apurados em cada escalão participaram no dia 24 de janeiro, no corta-mato regional em Torres Vedras.

No dia 24 de janeiro, a EPADRC fez-se representar no Corta- Mato Regional que teve lugar em Torres Vedras. Os alunos participantes, Rafael Freitas, Miguel Delgado, Francisco Coelho, João Rodrigues e Vera Martins, tendo estes concorrido nos diversos escalões: Juvenis, Masculinos e Femininos. Destaque para o aluno Rafael Freitas, que alcançou o 11º lugar num total de 152 atletas. Contudo, pelo esforço despendido e pela atitude, estes alunos estão de parabéns por mais uma representação da nossa escola numa prova que incluiu alunos de toda a zona Oeste. Este tipo de provas contribui para um maior entusiasmo e motivação dos alunos para o desporto. Professor Pedro Teles

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

POUPANÇA DE ÁGUA NA AGRICULTURA

No dia 22 de janeiro de 2018, realizou-se na sala de Mecanização da EPADRC uma sessão sobre “A Poupança de Água na Agricultura”, realizada por um técnico, o Engº Carlos Mendonça, da empresa “Braz & Mendonça”. Durante a apresentação, foram esclarecidas as questões colocadas pelos alunos (das turmas do 11º ano do curso TPA) e pelos professores participantes, o que contribuiu para o reconhecimento da importância da poupança da água na agricultura. Foi elaborado, igualmente, um projeto de construção de uma rede para captação de água da atmosfera, o que proporcionou o conhecimento de outras formas de aproveitamento de água, para além de outras mais comuns. Professora Ana Teresa Reis

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas” DEMONSTRAÇÃO DE TESOURAS DA PODA “FELCO”

CONTROLO DE INFESTANTES NAS VINHAS

O controlo das infestantes nas vinhas da EPADRC é realizado segundo as normas da Produção Integrada. Nas linhas é aplicada monda química e nas entrelinhas é realizada não mobilização com manto verde, através do corte periódico das infestantes com um corta-mato pelos alunos dos cursos de agricultura. Esta técnica da não mobilização tem como principais vantagens: evita o “calo de mobilizações”; evita a destruição da estrutura do solo; Diminui a erosão; diminui as perdas de nutriente; evita o corte sistemático das raízes “pastadeiras”; protege e favorece o sistema radicular que se desenvolve mais próximo da superfície; reduz os gastos operacionais com energia e tempo. Os trabalhos com máquinas e alfaias agrícolas são sempre muito bem acolhidos pelos nossos alunos, uma vez que têm a oportunidade de conduzir os tratores. A importância desta operação centra-se na manutenção e preservação dos solos agrícolas. No passado dia 29 de janeiro, a EPADRC, em parceria com a Cooperativa Agrícola de Alcobaça, promoveu uma demonstração de tesouras de poda da marca “FELCO”. Um representante da referida marca de tesouras de poda elétricas deslocou-se à escola acompanhado por um técnico. Foram demonstradas operações e formas de trabalhar com as tesouras elétricas FELCO nos pomares de macieira da escola. Os alunos dos 11º e 12º anos do curso Técnico de Produção Agropecuária tiveram, deste modo, a possibilidade de ter contacto direto com a mais avançada tecnologia ao serviço da agricultura em termos de equipamentos de poda. Professora Anabela Costa

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc

Professora Anabela Costa


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

VISITA GUIADA À BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

Os alunos do 12ºQR/RE, no dia 2 de fevereiro, tiveram o privilégio de usufruir de uma visita guiada ao espaço da Biblioteca Municipal de Alcobaça, promovida pelo Dr. César, Bibliotecário desta instituição. Acompanhados pela professora de Português, conheceram as diferentes valências desta biblioteca e exploraram o fundo documental, no sentido de recolher informação para os seus projetos escritos da Prova de Aptidão Profissional. Por outro lado, esta atividade foi desenvolvida tendo em conta as linhas orientadoras e os modos de atuação delineados no plano de melhoria da Biblioteca Escolar da EPADRC, no sentido de criar condições para o desenvolvimento curricular e para a promoção das competências e aprendizagens dos alunos. Professora Ana Bastos Todos agradecemos a colaboração prestada.

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

INTERNET SEGURA: INFORMAR, PREVENIR E PROTEGER No seguimento da comemoração do “Dia da Internet Mais Segura 2018”, que se assinalou a 6 de fevereiro, a Biblioteca Escolar, em articulação com a Direção, promoveu um conjunto de ações de formação, tendo em conta a importância da segurança digital e da privacidade online, para uma utilização mais segura da internet. Envolvendo todas as turmas, esta atividade tornou-se na oportunidade perfeita para introduzir e/ou reforçar determinados temas, dando visibilidade à questão de que todos usamos diariamente a internet, que é um mundo cheio de potencialidades, mas também oferece alguns riscos que ameaçam a nossa segurança e o nosso bemestar. Os representantes da Polícia de Segurança Pública, os agentes Vítor Porto e Pedro Franco, do Programa Escola Segura, foram os oradores das sessões de sensibilização que decorreram nos dias 19 e 21 de fevereiro, conversando com os alunos e esclarecendo diferentes dúvidas relativas ao uso das tecnologias online, tomando como tópico orientador “Comunicar em Segurança”. Para além disso, esta iniciativa permitiu o cumprimento de algumas das linhas de atuação do Plano de Ação da Escola e do Plano de Melhoria da Biblioteca Escolar. Destaque-se, portanto, que esta atividade permitiu a reflexão e o debate de temas, nomeadamente a forma como os jovens gerem a sua presença nas redes sociais, a sua pegada digital ou outras questões como, por exemplo, o ciberbullying.

Professora Ana Bastos

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

I CONCURSO DE COCKTAILS Teve lugar no Museu da EPADRC, no dia 7 de fevereiro, o I Concurso de Cocktails onde estiveram representantes de diversas escolas, nomeadamente: Escola Profissional de Marinha Grande, Escola de Tomar, Escola Fernão Pó - Bombarral, Escola de Santarém, Escola Profissional da Nazaré, Escola Profissional da Figueira da Foz e a Escola de Soure. Iniciou-se o Concurso pelas 10h30m e terminou pelas 16h. De sala e coração cheios, a EPADRC assistiu a um concurso realizado com muita seriedade e profissionalismo, puxando pelo lado competitivo e pela criatividade de cada um dos 21 concorrentes. Quisemos que todos ganhassem, mas, apesar de haver apenas três prémios, creio que todos aprenderam e ganharam muito naquele dia com a prestação e troca de saberes de cada um. O 1º lugar foi atribuído a André Rodrigues (EPADRC); o 2º lugar foi atribuído a Mónica Agostinho (EPN) e o 3º lugar a Rita Nicolau (EP Figueira da Foz). O júri foi constituído por 4 elementos: Bruno Pereira, Marco Frade, João de Oliveira e Diogo Gomes Os participantes foram brilhantes e deram o seu melhor. Deixaram orgulhosos professores, colegas e escolas. Esperando que brevemente esta mesma iniciativa se venha a repetir, deixamos os nossos parabéns à organização deste evento e a todas as escolas participantes.

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


março 2018, edição nº 12

Jornal online

“O Quintas”

“Encarei este concurso como um desafio para mim próprio, não é toda a gente que tem coragem de tomar estas decisões de concorrer a estes concursos. No final, eu nem acreditava que tinham anunciado o meu nome como vencedor do primeiro prémio. Considero que ganhamos mais experiência, na prática, no diálogo com outros concorrentes, nas nossas apreciações que depois debatemos entre concorrentes, observamos várias bebidas, diferentes decorações e, principalmente, a amizade e união que se criam entre alguns participantes.

André Duarte, EPADRC 1º Classificado

Penso que estes concursos, independentemente das classificações, são importantes, tanto para quem participa, como para quem nos observa. Acho que consegui cumprir os meus objectivos e dar o meu melhor. Parabéns a todos os que participaram no 1ºConcurso de Cocktails da EPADRC, pois acredito que o júri não teve um trabalho e uma apreciação fáceis. Obrigado a toda a organização! “

Mónica Agostinho, EPN 2ª Classificada

“Foi uma experiência interessante! Com um percalço pelo meio, mas no final até correu bem! Gostei de participar, estava bem organizado e a equipa era espetacular!”

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

João Oliveira (Elemento do júri) “Foi

bom poder avaliar jovens com um talento espetacular, super bem preparados por parte dos docentes e com uma força de vontade fora da média. #TemosTalento #Hotelaria #Profissionalismo”

Marco Frade ( Elemento do júri) “Um evento muito bem estruturado onde foi possível observar e avaliar as competências destes jovens talentos. Agradecimentos à escola EPADRC pela iniciativa. A hotelaria tem um futuro brilhante pela frente.”

Bruno Pereira, (Elemento do júri) “Enquanto representante da Granja de Cister é um prazer colaborar em iniciativas da EPADRC, especialmente por sentir que este concurso premeia o mérito do trabalho dos alunos e com toda a certeza que contribuirá para a sua formação académica e preparação profissional. Não tenho dúvidas que é o primeiro de muitos que se lhe seguirão. A EPADRC está de parabéns uma vez mais por proporcionar experiências de valor aos seus alunos.”

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


março 2018, edição nº 12

Jornal online

“O Quintas”

Diogo Gomes ( Elemento do júri) “Em

primeiro lugar, quero agradecer o desafio que me foi proposto e aceite com uma grande honra e alegria. Tendo consciência da dificuldade que existe em realizar este concurso, tenho a louvar todos os envolvidos, que são a prova viva que grandes pessoas elevam grandes instituições. O resultado foi muito bom, com muita qualidade e profissionalismo. Uma experiência que faz com que os alunos sejam criativos e mostrem os conhecimentos.”

Tânia Pereira (Formadora de Restaurante e Bar da EPFF) “Ser Barman/Barmaid hoje em dia é ter um desafio de se superarem todos os dias e para isso, é preciso criar e inovar e ir sempre mais além com um Sorriso no rosto. A EPFF aceitou desde logo este desafio pela oportunidade de partilha e de adquirir novos conhecimentos aos nossos formandos. Da nossa parte, Obrigado Vítor, pelo convite e pela dinamização feita pela Escola Profissional Agrícola de Desenvolvimento Rural de Cister/Alcobaça. A prova que contou com 22 concorrentes de diferentes escolas de hotelaria e turismo, escolas profissionais e escolas secundárias, com cursos na área, que foram avaliados por um júri constituído por profissionais na área e profissão de Bartender, foi sem dúvida um Sucesso e motivo de orgulho pelas experiências adquiridas e trocadas pelos nossos formandos e formadores. Para os nossos alunos foi gratificante e enriquecedora e com vontade de o voltar a ser em breve! Parabéns a todos os participantes, aos formadores e à organização do Concurso!”

Um agradecimento especial aos nossos parceiros: Gin Tanqueray, Sumos Copa e Maçã de Alcobaça Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM SUÍNOS COM A EMPRESA AIM CIALA Integrada na disciplina de Produção Agrícola e no módulo de Reprodução Animal realizou-se uma palestra na biblioteca escolar no dia 16 de fevereiro de 2018 que envolveu a turma Q e R do 11º ano do curso de Técnico de Produção Agropecuária, sobre o tema Inseminação Artificial em suínos. O Centro de Inseminação Artificial em Suínos AIM CIALA (Centro de Inseminação Artificial do Litoral Alentejano), acompanhado pelos seus técnicos Engº João Santiago e Engª Carla Martins, vieram à EPADRC partilhar conhecimentos. O docente fez uma avaliação muito positiva da palestra, pois esta decorreu de acordo com a planificação preestabelecida e foram alcançados os objetivos preconizados. É ainda de salientar o contributo que este tipo de experiência tem para a compreensão de novas técnicas e para a aplicação de conhecimentos estudados, bem como para proporcionar uma aprendizagem pelo saber fazer/saber estar. O docente agradece ainda a disponibilidade da empresa AIM CIALA em colaborar na formação dos alunos.

Professor Nuno Baptista

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

ÁGUA PARA A ALIMENTAÇÃO ANIMAL COM A EMPRESA LABORATÓRIO TOMAZ Integrada na disciplina de Produção Agrícola e no módulo de Sanidade Animal realizou-se uma palestra na biblioteca escolar no dia 16 de fevereiro de 2018 que envolveu a turma Q e R do 11º ano do curso de Técnico de Produção Agropecuária, sobre o tema “ Água para a alimentação animal”. O Laboratório TOMAZ, representado pela sua técnica Engª Laura Silva, veio à EPADRC abordar um tema de extrema importância na Produção Animal “Água para a alimentação animal”. A palestra teve como objetivos: abordar a Importância da água para abeberamento na produção Animal; dar a conhecer tipos de contaminações e as suas consequências para os animais; como realizar uma colheita de água para análise, procedimentos a ter em conta; proporcionar o contacto com uma empresa de referencia do secor e a troca de conhecimentos com a técnica da empresa. O docente agradece ainda a disponibilidade da empresa Laboratório TOMAZ .

Professor Nuno Baptista

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

DIA DA FAMÍLIA PNSE No âmbito do “Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar”(PNPSE), decorreu, no dia 17 de fevereiro, o “Dia da Família” com atividades de demonstração das competências adquiridas nas disciplinas das componentes técnicas de restauração (cozinha, pastelaria e bar) e de agricultura (áreas de produção vegetal e animal). Com esta iniciativa, os pais, avós, irmãos e outros elementos da família dos nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer os professores, dialogar e participar nas atividades desenvolvidas pelos mesmos nas aulas das disciplinas da componente técnica. Este “Dia da Família” terminou com a habitual prova de vinhos e degustação de algumas iguarias preparadas ao longo da manhã.

A equipa do PNPSE

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

DIA DA FAMÍLIA EPADRC—TPA E OMA

A EPADRC convidou no dia 17 de fevereiro, familiares e amigos dos alunos para lhes demonstrar o trabalho realizado no dia a dia da nossa Escola. Os alunos de TPA e OMA conduziram as suas famílias pelos vários setores da EPADRC, e, com o apoio dos professores responsáveis participaram muito ativamente nos vários workshops preparados para este dia tão especial. Foi com muito orgulho e profissionalismo e, mais uma vez, os alunos vestiram a “camisola” e mostraram o que aprendem na EPADRC. Desde aulas de condução de trator, engate e afinação de alfaias agrícolas, propagação e envasamento de plantas, poda da vinha e dos pomares de Pera Rocha. Foram efetuadas visitas: ao Polo Equestre, ao ovil, à suinicultura e aos bovinos. Na verdade uma manhã cheia de atividades e emoções. Não poderia deixar de realçar um dos momentos altos deste dia aberto que foi a visita ao efetivo de Malhados de Alcobaça onde mais uns “Malhadinhos” tinham acabado de nascer!!! Em fase de encerramento, e já com todas as famílias reunidas visitou-se a Adega e provar o vinho EPADRC. Professor Pedro Figueira

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

DIA DA FAMÍLIA-BAR

DIA DA FAMÍLIA NA BIBLIOTECA ESCOLAR

Com os alunos do Eb tipo 3 e do 11º ano de restauração o professor Vítor Rosa demonstrou aos encarregados de educação presentes como funciona uma aula de bar. Os alunos puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, bem como convidar alguns Pais e Encarregados de Educação a elaborarem um cocktail com os seus educandos. Nesta atividade alguns alunos presentes convidaram os professores para saborearem a bebida confeccionada. A "Aula Prática” neste Dia Aberto à Família decorreu em agradável espirito de confraternização entre todos de forma bem disposta e feliz.

A Biblioteca Escolar, dando cumprimento ao plano de ação e ao programa de atividades, recebeu encarregados de educação, pais e outros familiares. Acompanhados de alunos e alguns docentes, visionaram um documentário sobre a problemática alimentar, direcionado para o curso de restauração. O debate foi promovido pelo professor Rui Lopes, em colaboração com alguns formandos, que deram o seu testemunho, tendo em conta as preocupações comuns aos consumidores dos nossos dias. Esta ação de sensibilização serviu de ponto de partida para uma reflexão mais individual sobre os nossos modos de atuação. Foi muito enriquecedor!

Professor Vítor Rosa

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc

Professora Ana Bastos


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

IDA AO TEATRO E VISITA À ADEGA COOPERATIVA DA LOURINHÃ No dia 21 de fevereiro de 2018, realizou-se uma visita de estudo no âmbito das disciplinas de Português e Serviços de Restauração e Bar, e, nela, participaram as turmas 2.ºD+H/EB2, 1.ºG/EB3, 2.º H/ OMA2, 10ºS/TPA, 10º T\U. São turmas que, neste momento, se encontram a estudar ou vão estudar principal obra de Luís de Camões “Os Lusíadas” e, dada a complexidade de obra, era importante ter uma visão global da mesma para melhor compreensão do seu conteúdo. Isso foi possível através do espetáculo teatral a que os alunos assistiram. A representação ocorreu no Centro Social Imaculada Conceição, em Lisboa, e teve a duração de 1h30min. O grupo teatral que adaptou e encenou a peça chamava-se ACTUS e era constituído por um número reduzido de atores que interpretavam muitas personagens. Ao longo da representação, assistiu-se à viagem de Vasco da Gama até à Índia e às aventuras protagonizadas pelos marinheiros portugueses. Houve emoção com a morte de Inês de Castro, susto com a voz medonha do Adamastor e temeu-se pela sorte dos marinheiros portugueses nas emboscadas preparadas pelo terrível deus do vinho, Baco. A peça foi um pouco longa, mas o objetivo foi conseguido, pois a história ficou percetível para todos. O que definitivamente esteve menos bem foram os cenários da peça, algo rudimentares e pouco criativos. A tarde estava destinada a uma visita direcionada para disciplinas da componente tecnológica dos cursos das turmas envolvidas. Os alunos visitaram a Adega Cooperativa de Lourinhã e assistiram a uma palestra sobre aguardentes vínicas. Como curiosidade, ficou-se a saber que a Região da Lourinhã é a terceira região demarcada no Mundo de aguardentes vínicas, atrás da região de Conhaque e Armanhaque, ambas em França. De seguida, foram mostradas as caves onde as bebidas são envelhecidas e suas particularidades. Foi explicado ainda o processo de engarrafamento da aguardente e os alunos participaram com interesse na sessão, fazendo perguntas pertinentes. O dia esteve soalheiro, os alunos foram responsáveis e interessados pelo que viram e o regresso à escola foi tranquilo. Excelente visita de estudo!

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

No dia 21 de fevereiro, pelas 15 horas, os alunos das turmas de OMA, TPA, TR e CEF de empregado de mesa/bar visitaram a Adega Cooperativa da Lourinhã na zona Oeste; o que permitiu aos alunos terem um melhor conhecimento do processo de fabricação e destilação da aguardente. A aguardente Velha da Lourinhã pertence a uma das três regiões demarcadas no mundo para a produção de aguardente vínica, a par de Conhaque e Armanhaque, ambas em França. Os alunos puderam compreender a produção desta Aguardente Velha. O tipo de castas utilizadas na fabricação do vinho, o seu envelhecimento e engarrafamento permitem dar a singularidade e carisma que lhe são próprios. A proximidade dos alunos com estas realidades permite uma maior sensibilidade e conhecimento sobre a verdadeira essência desta aguardente. O balanço da visita foi muito positivo e o interesse de todos foi notório.

Professor Vítor Rosa e Professora Susana Ferreira Maria Jordão, 1.ºG- EB3; Andreia Santos, 1ºG-EB3

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


março 2018, edição nº 12

Jornal online

“O Quintas”

PODA DAS PEREIRAS No mês de fevereiro, os alunos da turma 12ºO do Curso de Técnico de Produção Agrária iniciaram a poda de frutificação dos pomares de pereiras na exploração agrícola da escola. Os mais recentes foram instalados no ano de 1998 pelos antigos alunos da escola, professores e funcionários da quinta numa área de 2,5 ha. O porta-enxerto das pereiras é o BA 29, a variedade é a Pera Rocha e o compasso de plantação do pomar é de 4m na entrelinha e de 1m na linha. A poda é realizada durante as aulas práticas sob orientação da professora da disciplina de Fruticultura e tem como objetivo uniformizar e melhorar a frutificação das árvores, controlando o excesso de vegetação. Pretende-se manter o bom estado sanitário dos pomares e obter frutos de qualidade e quantidade, prolongando a vida económica do pomar. A atividade da poda dos pomares é muito importante para todos os alunos do Curso Técnico de Produção Agrária, especialmente para aqueles que pretendem seguir a área de fruticultura. Na EPADRC os alunos têm a oportunidade de adquirir experiência necessária para ingressarem no mercado de trabalho tão necessitado de mão de obra especializada nesta área, quer na zona de Alcobaça, quer na restante região Oeste.

Professora Anabela Costa

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

“LA CHANDELEUR” E “THE PANCAKE DAY” No dia 27 de fevereiro comemorou-se na escola o dia de “La Chandeleur” e “The Pancake Day”. Todos os alunos tiveram a possibilidade de, após a leitura e compreensão da receita, adotar procedimentos, confecionar e provar os seus próprios crepes e panquecas. Esta atividade foi dinamizada pelas professoras de Francês e de Inglês com a colaboração dos professores Carlos Silva e João Ramalho. Com esta atividade, os alunos melhoraram a sua autonomia e autoconfiança, desenvolveram atitudes e valores de cooperação e espírito de entreajuda e adquiriram conhecimentos relacionados com a cultura e as tradições gastronómicas de França e Inglaterra.

As professoras de Francês e de Inglês: Maria José Sampaio Cristina Torre Carla Realinho Helena Teixeira Jacqueline Sousa Rute Rodrigues

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

COMEMORAÇÃO DO DIA DE S.VALENTIM No âmbito do plano curricular da disciplina de Português, e em articulação com o plano de atividades da Biblioteca Escolar, os alunos das turmas do 11º ano dos cursos profissionais desenvolveram trabalhos de pesquisa sobre personalidades e personagens que deixaram a sua marca devido ao seu relacionamento, abrangendo áreas tão diversificadas como a Literatura, a História ou o Cinema. Como resultado dessa atividade foi dinamizada a exposição “Pares Famosos”, na Biblioteca Escolar, dando visibilidade a histórias de amor conhecidas mundialmente, como a de “Pedro e Inês”. Associada a esta mostra de trabalhos, foi lançado o concurso que desafiava os alunos a encontrarem peculiaridades sobre os diferentes pares, através de determinados tópicos de conteúdo que funcionavam como pistas de exploração da exposição.

EPADRC SOLIDÁRIA

Celebrou-se em Alcobaça, entre os dias 25 de fevereiro e 4 de março, a Semana Nacional Cáritas e a EPADRC “esteve em grande” nesta comemoração. No dia 1 de março um grupo de alunos reuniu com elementos da Cáritas Diocesana de Lisboa e da Cáritas Alcobaça para conhecerem esta instituição, a sua missão e as suas iniciativas. Ficaram alguns desafios: ser Cáritas Juvenil de Alcobaça; angariar fundos para pagamento de medicamentos; recolher roupa e alimentos. No dia 2 fez-se a apresentação do Biscoito Cáritas, uma criação da EPADRC pela mão do Chef Carlos Silva e dos seus alunos, no workshop “Na doçaria também há lugar para a nutrição saudável” dinamizado na Granja de Cister. Espera-se que este biscoito chegue a postos de venda em todo o país. Nesse mesmo dia, realizou-se o jantar Empreendedorismo e Solidariedade onde, mais uma vez, a EPADRC brilhou, com a confeção e o serviço de mesa a cargo de alunos das turma CEF tipo 3 e 10º e 11º anos dos cursos de restauração. Parabéns a todos quantos estiveram disponíveis para ser solidários, aprendendo a partilha e a contribuir para a construção de um mundo melhor!

Professoras Ana Bastos e Liliana Oliveira

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc

Diretora Paula Malojo


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

RANKING, E AGORA? Os rankings estão na moda. São inúmeros, sobre quase tudo… e até sobre escolas. Ninguém sabe bem para que servem mas angustiam as comunidades escolares e é até possível que os pais escolham a escola dos seus filhos em função dos rankings (e “dá-se a volta” à área de residência). Na verdade, os rankings são perversos por várias razões, mas a primeira delas é porque comparam o incomparável e, decididamente, não identificam nem resolvem os problemas das escolas. Ainda assim, não resisto a referir um dos últimos rankings elaborado pela SIC e pelo semanário Expresso: o dos melhores cursos profissionais. Não deixa de ser curioso o facto de ser a primeira vez que este ranking é feito! Neste ranking, olhando para as escolas da região, a EPADRC aparece terceiro lugar. Vale o que vale, mas vale a pena refletir sobre o indicador tido em conta: percentagem de alunos que concluem o curso profissional até três anos depois de ingressarem nesta modalidade de ensino, ou seja no espaço de tempo que é suposto o percurso formativo durar. Vale a pena pensar neste indicador e refletir o resultado obtido. Vale a pena refletir as práticas pedagógicas, as estratégias, as atividades, o envolvimento da família na vida escolar dos jovens, os currículos, os planos de estudo… Os rankings podem confundir realidades, falsear circunstâncias mas serão sempre um bom pretexto para refletir o papel da escola e de cada um de nós, professores, alunos, funcionários, família e concluir que podemos sempre fazer melhor e subir degraus no próximo ranking, em prol dos nossos alunos, pelo seu sucesso e pela valorização do ensino profissional na nossa região.

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES NA BE

No sentido de aprender a consultar o catálogo online das bibliotecas da RBCA e da Universidade de Coimbra, a turma do 12ºQR/RE assistiu a uma sessão de formação dinamizada pela assistente operacional da Biblioteca Escolar, Dª Anabela Vareda, que se dispôs a orientar e esclarecer os alunos, de forma a que possam melhorar as pesquisas que estão a desenvolver para os seus projetos escritos da Prova de Aptidão Profissional. Esta iniciativa foi ao encontro de um dos pontos do “Plano de Melhoria” da BE ao nível do apoio ao currículo e na formação dos utilizadores, através do uso das tecnologias digitais e da internet como ferramentas de acesso à informação e como recurso de aprendizagem.

Diretora Paula Malojo

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc

Professora Ana Bastos


Jornal online

março 2018, edição nº 12

“O Quintas”

CONCURSO DE COCKTAILS NA MARINHA GRANDE

No passado dia 7 de março, os alunos do curso CEF Empregado de Bar Luís Neto e Márcia Silva e do curso Profissional Técnico de Restauração, variante Restaurante/Bar, André Duarte, Ricardo Sousa e Gina Ferreira, participaram no III Concurso de Cocktails na Escola Profissional e Artística da Marinha Grande. O Concurso decorreu de forma organizada, onde todos tiveram um desempenho profissional e brilhante. O aluno Ricardo Sousa obteve o primeiro lugar e a aluna Gina Ferreira obteve o quinto lugar. Orgulhosa e muito satisfeita com os resultados obtidos, a EPADRC tem motivos para continuar a implementar os seus propósitos e a entrar em novos desafios. Todos estão de parabéns, alunos e professores.

Professor Vítor Rosa

Disponível em: www.epadrc.pt www.facebook.com/epadrc www.facebook.com/bibliotecaepadrc


Jornal online

“O QUINTAS” TOP LEITOR (Alunos) – 1º PERÍODO Telmo Fonseca – 10º S/TPA

TOP UTILIZADOR (Requisições) 1º PERÍODO

Tipo de documento

Tomás Mendes – 10ºTU/RE

3D Jogos

André Duarte Rodrigues – 10ºTU/RE Tânia Palma – 12ºQR/RE

Vídeo DVD

TOP UTILIZADOR (Presenças) – 1º PERÍODO 1º LUGAR- Carlos Sousa Lopes – 1ºG/EB3 2º LUGAR-Miguel Pereira – 10ºS/TPA 3º LUGAR- Tomás Mendes – 10ºTU/RE

TOP LIVRO – 1º PERÍODO 1º LUGAR- O livro da Pera Rocha, Coord. Jorge Soares 2º LUGAR- Contos de cães e maus lobos, Valter Hugo Mãe 3º LUGAR- Manual Técnico de Produção Integrada de Pera “Rocha”, APAS

VENCEDOR DO CONCURSO “PARES FAMOSOS” Aluno/a: Carlos Sousa Lopes - 1ºG/EB3 VENCEDOR DO CONCURSO DE ENIGMAS DE FEVEREIRO Aluno/a: André Duarte Rodrigues - 10ºTU/RE


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.