Anuário da Carreira de Advogado da União 2010

Page 54

Atuação dos Advogados da União

Veículo de publicação: Site AGU Data: 11/03/2009

Operação Sanguessuga Procuradoria da União no Paraná bloqueia 1 milhão de reais em bens de réus envolvidos A PU/PR conseguiu na Justiça 20 liminares autorizando o bloqueio de R$ 1,08 milhão em bens de pessoas e empresas envolvidos na Operação Sanguessuga. Deflagrada em 2006 pela Polícia Federal (PF), a operação desarticulou um esquema de fraudes em licitações na área de saúde para aquisição de ambulâncias. Entre os sanguessugas paranaenses estão 26 ex-prefeitos municipais, 76 servidores públicos de carreira ou comissionados, nove empresas, dois empresários e três ex-deputados federais. Eles são processados em 31 ações civis públicas de improbidade administrativa. As ações correm em segredo de justiça, portanto não é permitida a divulgação dos nomes dos envolvidos, protegidos por sigilo. Somente quando não couber mais recurso da parte, serão conhecidos os nomes dos envolvidos. “A nossa grande conquista será aplicar a sanção de modo a expurgar maus políticos e servidores da vida pública, evitando que a sociedade corra o risco de ter novos prejuízos”, afirmou o Procurador-Chefe Substituto da Procuradoria da União no Paraná, Vitor Pierantoni Campos. A atuação da PU/PR concretiza um trabalho que foi iniciado pela PF e a Controladoria-Geral da União (CGU), afirmando o combate à corrupção como política do Estado Brasileiro. “Todo o trabalho de desbaratamento da quadrilha e do levantamento das fraudes foi iniciado pela PF e pela CGU”, disse Vitor Campos. A AGU ingressou na questão após as provas terem sido obtidas por estes órgãos.

54

A nossa grande conquista será aplicar a sanção de modo a expurgar maus políticos e servidores da vida pública, evitando que a sociedade corra o risco de ter novos prejuízos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.