Page 1

Pensamentos em versos, poesia latente

1


Créditos Irmão Pedro Aluno da EJA da E.E.F.M. Manuel Sátiro Francisco Erinaldo Silva Oliveira Aluno do 2º”A” da E.E.F.M. Manuel Sátiro Sérgio Murilo de Lima Aluno do 1º”A” da E.E.F.M. Manuel Sátiro Eliton Alexandre Ribeiro Aluno do 2º”B” da E.E.F.M. Manuel Sátiro Reginaldo Rebouças Moreira Aluno do 2º”B” da E.E.F.M. Manuel Sátiro Tamara Monteiro Porto Maia Aluna do 1º”A” da E.E.F.M. Manuel Sátiro Francisca Camila Marques de Lima Aluna do 1º”B” da E.E.F.M. Manuel Sátiro 2


Epígrafe “Poesia é quando uma emoção encontra seu pensamento e o pensamento encontra palavras.” Robert Frost

3


Prefácio Este livro apresenta uma coletânea de poemas escritos pelos alunos da E.E.F.M. Manuel Sátiro – Jaguaruana/Ce. O presente projeto é resultado de um trabalho colaborativo entre os seguintes professores: regentes de sala Francisco Josemar (Chiquinho), Antonilcia, Renata Maria; regente do Centro de Multimeios Ana Lúcia e apoio Nilda, Marilene e Duarte; e a professora coordenadora do Laboratório Educacional de Informática Ana Kílvia.

4


Sumรกrio Um incentivo ao estudo............................................06 Soneto....................................................................08 Na janela de casa..................................................09 Na biblioteca.........................................................10 Escola Manuel Sรกtiro...........................................12 Se eu fosse..............................................................13 Perda......................................................................14 Solidรฃo...................................................................15 Liberdade................................................................16 Pobreza no mundo...................................................17

5


Um incentivo ao estudo Pra estudar não tem idade Eu falo com segurança E sei que é mais fácil Aprender quando criança Seja casado ou solteiro Todos tem que trabalhar Mas para ser valorizado Primeiro precisa estudar Na EJA tem novas formas Para quem quer aprender Seja jovem ou adulto Nos ajuda a crescer Eis aí a solução Basta apenas estudar Para certo escolher A profissão a se dedicar Educação para jovens e adultos Paulo Freire na Educação lançou Disciplina e novos métodos Todo mundo aprovou 6


Com esta grande metodologia Surgiu um novo universo E para guardar na memória Deixo aqui este pequeno verso Irmão Pedro – EJA

7


Soneto Já era realidade o que por você sentia que a gente se amava sem se conhecer. No fim da tarde a saudade vinha e me trazia lembranças do meu bem querer Eu preciso tanto dizer o que sinto! Não aguento mais isso dentro de mim Quero te dar meu amor, meu carinho Te amo do meu jeito, te amo assim... No primeiro olhar tudo aconteceu Deus quem quis assim, era plano Seu No meu jardim, és minha bela flor Eu não vivo sem você, você não vive sem mim O que nós sentimos nunca vai ter fim Duas vidas e um grande amor Francisco Erinaldo Silva Oliveira- 2º “A”

8


Na janela de casa Na janela de casa, vejo o carteiro passar. Na janela de casa, vejo uma criança a brincar. Na janela de casa, vejo as folhas voando, Na janela de casa, vejo um casal se amando Na janela de casa, vejo o inverno passar. Na janela de casa, vejo o verde voltar. Na janela de casa, vejo uma aroeira Na janela de casa, vejo os vizinhos falando besteira. Na janela de casa, vejo pessoas na calçada. Na janela de casa, vejo tudo e não faço nada. Sérgio Murilo de Lima – 1º “A” 9


Na biblioteca Na biblioteca do meu colégio sempre tem coisa nova. Livros para ler como empréstimo e projetos show de bola. Lá trabalha Aninha Ela chegou recentemente Por isso ela é a professora regente. Também trabalham lá Marilene e Nilda Marilene é professora e Nilda auxilia na secretaria Se o professor precisa Elas estão a ajudar Se faltam livros para as aulas O banco pode emprestar Na biblioteca existem regras, Não pode chegar com barulho Sem educação ou às pressas, pois lá é lugar de ler e de estudo 10


Se quiser pegar um livro Faz a ficha na hora Leva o livro para casa E depois de sete dias o livro retorna Muita coisa lá tem Essa biblioteca tem tudo bem cuidado Essa biblioteca fica localizada na escola Manuel Sátiro. Eliton Alexandre Ribeiro – 2º ”B”

11


Escola Manuel Sátiro Eu tenho tanto para falar Desse colégio que é um exemplo É muito lindo e admirado Os professores muito educados No ambiente tudo organizado Até os serventes são esforçados Por isso essa escola é sensacional E no Ceará não há igual Reginaldo Rebouças Moreira – 2º”B”

12


Se eu fosse... Se eu fosse uma estrela lá do céu eu brilharia Se eu fosse um ser humano com seu filho casaria Se eu fosse a lua lá do céu te olharia Mas se estivesse na terra com prazer te abraçaria E se fosse o céu De alegria ficaria Porém ficaria mais feliz se tivesse em tua companhia. Marciana Farias de Carvalho – 3º”C”

13


Perda Sinto-me sozinha Sei que não tenho mais você E nem motivos Para me levantar ao amanhecer Agora sem teu beijo, sem teu abraço Sinto-me sem forças para lutar Sei que não consigo mais Apenas quero desistir de tudo E sumir no mundo Sem que ninguém venha a notar Quero conseguir na eternidade pairar Pois sem o teu amor não tenho por que Aqui continuar. Tamara Monteiro Porto Maia – 1º”A”

14


Solidão A vida é triste e escura Não encontro nada que a ilumine Ou que a deixe feliz Estou só ou pelo menos me sinto assim Não aguento mais, estou cansada Só quero fugir e ir embora daqui o mais rápido que eu puder Não aguento, pelo menos não mais Só quero sumir E nunca, nunca mais surgir. Tamara Monteiro Porto Maia – 1º”A”

15


Liberdade Oh! Liberdade que não tenho! Que falta me fazes! Gostaria de minhas escolhas poder fazer Mas, sem você, estou presa Em um mundo que não queria Apenas como um expectador de minha própria vida Um dia espero te conseguir E as rédeas de minha vida tomar Sem ninguém a controlar E minhas decisões poder tomar Liberdade, contigo sei que vou conseguir Na minha vida um dia mandar Tamara Monteiro Porto Maia – 1º”A”

16


Pobreza no mundo A pobreza do mundo começou assim: crianças dormindo na rua, pessoas passando fome e sede enfim Algumas pessoas ricas não têm solidariedade por essas pessoas que vivem abandonadas na sociedade Afinal, esses ricos egoístas Que não têm coração Não merecem perdão Enquanto eles gastam dinheiro à toa, há pessoas dormindo na rua e sofrendo de desnutrição Francisca Camila Marques de Lima – 1º”B”

17


Escola de Ensino Fundamental e Médio Manuel Sátiro Jaguaruana/Ce

18

Pensamentos em versos, poesia latente  

Este livro apresenta poemas escritos pelos alunos da escola Manuel Sátiro do município de Jaguaruana/CE.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you