Descomplicando a Geografia

Page 1


Créditos

FRANCISCA JANE DA SILVA Aluna EJA “A” da E.E.M. Manuel Sátiro - Jaguaruana/Ce JEAN CARLOS MELQUIEADES Aluno EJA “A” da E.E.M. Manuel Sátiro - Jaguaruana/Ce ANDRÉ FREITAS SILVA Aluno EJA “A” da E.E.M. Manuel Sátiro - Jaguaruana/Ce ANA ESTELA CARLOS Aluna EJA “A” da E.E.M. Manuel Sátiro - Jaguaruana/Ce MARIA LUZIA BATISTA DE CARVALHO Aluna EJA “A” da E.E.M. Manuel Sátiro - Jaguaruana/Ce MARIA ERINEUDA BATISTA Aluna EJA “A” da E.E.M. Manuel Sátiro - Jaguaruana/Ce FRANCISCO EUGÊNIO GONÇALVES DE BRITO Aluno EJA “A” da E.E.M. Manuel Sátiro - Jaguaruana/Ce CLAUDIA HELENA GONÇALVES DE BRITO Aluna EJA “A” da E.E.M. Manuel Sátiro - Jaguaruana/Ce RENATO MAIA DE OLIVEIRA Aluno EJA “A” da E.E.M. Manuel Sátiro - Jaguaruana/Ce LUIS CARLOS DE SOUSA BRITO Aluno EJA “A” da E.E.M. Manuel Sátiro - Jaguaruana/Ce


Prefácio

Este livro aborda alguns de temas da geografia humana e geografia física produzidos pelos alunos do EJA “A” da Escola Manuel Sátiro - Jaguaruana,Ce. As temáticas presentes nesta obra foram trabalhadas pelo professor Jorge Ramos em suas aulas de geografia. Este livro foi produzido em parceria com a professora do LEI (Ana Heloíza de Carvalho).


PRIMEIRO MUNDO E TERCEIRO MUNDO São termos ainda populares; mas defasados. Mais adequado é falar em “países em desenvolvimento” e “desenvolvidos”.

PAÍSES DESENVOLVIDOS Também são chamados “Mundo Ocidental”. Trata-se de expressão imprecisa, já que o grupo de países desenvolvidos inclui nações do oriente, como o Japão e a Coreia do Sul.


SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Redefiniu fronteiras, tem forte presença na cultura popular e marca o debate ideológico ainda hoje.

PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Os países capitalistas se organizaram militarmente na Otan, enquanto os comunistas criaram o pacto de Varsóvia.


A OTAN CONTINUA ATIVA O Pacto de Varsóvia dissolveu-se com o fim da União Soviética. Outros órgãos criados com o objetivo de reconstruir o mundo no pós-guerra e manter a paz permanecem: a ONU e organismos financeiros como o FMI e Banco mundial.

O FIM DO REGIME SOVIÉTICO Em 1991,significou redemocratização e liberdade de expressão, mas também instabilidade para alguns países do bloco. A Iugoslávia esfacelou-se após da guerra civil. A polônia tornou-se adversária da Rússia o mesmo ocorrendo com a Ucrânia e a Geórgia. A própria Rússia passou por um período conturbado que culminou com a eleição do presidente Vladimir Putin e ex-diretor da KGB em 1999, seu governo autoritário(2000-2008) foi marcado por forte repressão aos rebeldes da República da Chechênia.


GLOBALIZAÇÃO É a tendência de maior integração e interdependência econômica entre os países. Ela tem raízes muito antigas, mas tornou-se particularmente acentuada a partir da segunda metade do século 20. GLOBALIZAÇÃO TAMBÉM SIGNIFICA maior fluxo de pessoas e informações. AS ORIGENS da globalização remontam ao comércio mercantilista da época das Grandes Navegações e ás três Revoluções Industriais. A terceira Revolução Industrial está em curso. AS NOVAS TECNOLOGIAS aceleram imensamente a globalização. Elas estão presentes nos meios de transporte e nas telecomunicações especialmente na internet. ALGUNS PONTOS POSITIVOS da globalização: a disponibilidade de informações, a diminuição da tensão politica entre países com relações comerciais importantes e o barateamento de produtos. UM PONTO NEGATIVO é o que o processo não ocorre de forma simétrica entre países. Alguns, como a China, a Coreia e o Brasil, conseguem aproveitar a oportunidade para enriquecer com o comércio internacional. Outros, como quase todos os países da África, ficam a margem dessa economia integrada. Críticos de esquerda consideram a globalização uma nova forma de colonialismo dos ricos. ENTRE OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, os emergentes são aqueles que estão crescendo em ritmo mas acelerado.


BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de 2001, foi adiciona a letra "S" em referência a entrada da África do Sul (em inglês South Africa). Desta forma, o termo passou a ser BRICS. Estes países emergentes possuem características comuns como, por exemplo, bom crescimento econômico. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns. A cada ano ocorre uma reunião (cúpula) entre os representantes destes países, que buscam formalizar acordos e medidas com claros objetivos de compor um bloco econômico.


DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (DIT) A DIT é a distribuição da produção econômico-industrial internacional. Considerando que é impossível que um único país seja potencialmente produtor de todas as mercadorias, dividem-se os campos de especialização produtiva pelas diversas partes da Terra. A nova divisão do trabalho leva a atividade industrial para países emergentes , em busca de mão de obra mais barata. Esse movimento cria tensões com os trabalhadores de nações desenvolvidas. Condições de trabalho desumanas são comuns na China e incluem a ausência de direitos trabalhistas , longas jornadas de trabalho e exploração do trabalho infantil.

ALGUNS CONFLITOS PELO MUNDO Conflitos nacionalistas violentos ainda ocorrem na Europa, com o IRA (Exército Republicano Irlandês) e o ETA (em basca, Euzkadi Ta Azkatasuna) que quer dizer Pátria Basca e Liberdade, são dois grupos terroristas europeus que reivindicam o domínio de diferentes territórios do continente. A Rússia tem enorme influência política sobre as ex-repúblicas soviéticas e exerce seu poder por forma às vezes agressivas. Conflitos religiosos graves atingem países como a Rússia ,a China e, principalmente, a Índia. Muitas vezes , causas religiosas nacionalistas se misturam nos conflitos. Nenhuma religião estar a salvo de conflitos, na Índia, militantes hindus cometem atentados, depredações e massacres . No Tibete e em Sri Lanca, budistas tomaram parte na violência local. Os curdos são um povo sem países, eles vivem espalhados pelos territórios da Turquia , do Iraque , do Irã e da Síria, e seu desejo de independência incomoda as autoridades desses países.


USO E ABUSO DA ÁGUA Historicamente, os recursos hídricos sempre tiveram um papel determinante em todos os processos de uso, ocupação e transformação social. Os adensamentos populacionais, juntamente com as atividades humanas, via de regra, encontram-se nas proximidades dos recursos hídricos, consequentemente, podem afetar positiva ou negativamente o ambiente. O principal fator de comprometimento da qualidade da água está relacionado ás diversas forma de uso, tais como: abastecimento humano e industrial, irrigação, recreação, navegação e dessedentação animal. Após cada tipo de uso a água tem sua qualidade diminuída gerando problemas ambientais e conflitos de uso de toda a sorte. Muitos corpos hídricos são utilizados como receptores de esgoto domésticos e industriais . Neste caso, o manancial promove a diluição de substâncias poluidoras. Porém , isso só ocorre por pouco tempo, pois os corpos hídricos possuem um limite, uma capacidade de suporte para assimilar tais poluentes.


POLUIÇÃO DO AR A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais europeias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso". Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo. A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diesel ). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono(gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.