TCC arqurbuvv - Estudo comparativo entre sistemas construtivos: Alvenaria Estrutural e LSF.

Page 34

seguida faz-se uma limpeza do terreno, a compactação do mesmo e possíveis correções de nível. Arma-se um fechamento com formas de madeira ou metálicas no entorno do limite da área destina a fundação, coloca-se uma camada de brita, para posterior colocação da armadura e por fim sua concretagem e cura do concreto. Figura 7: Camadas fundação radier.

Fonte: Adaptado de MAIS CONTROLE, 2019.

3.3.

ESTRUTURA DAS PAREDES

A alvenaria estrutural possui três classificações segundo a NBR 10837 de 1989. Sendo elas: alvenaria armada (tradicional), alvenaria não-armada e alvenaria parcialmente armada. Fazem parte de sua estruturação os blocos de concreto, a argamassa de assentamento, o graute e a armadura. 3.3.1. BLOCOS DE CONCRETO Os blocos de concreto segundo Manzione (2004), são os mais utilizados quando se trata de alvenaria estrutural, por serem devidamente normatizados pela NBR 6136 (ABNT, 1994). Se caracterizam como elementos vibroprensados (prensagem conciliada com vibração sincronizada, trazida na figura 8) constituídos basicamente por uma mistura de cimento Portland, agregados e água. Figura 8: Bloco de concreto sendo vibroprensado.

Fonte: CIMENTO ITAMBE, 2019.

33


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.