TCC arqurbuvv - Estudo comparativo entre sistemas construtivos: Alvenaria Estrutural e LSF.

Page 29

MCMV principalmente pelas vantagens encontradas no sistema no que se refere ao custo e tempo de obra (CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, 2016). Porém, alguns autores tem criticado veementemente a forma de construção dessas novas habitações, ressaltando que o programa contempla uma privatização habitacional, onde as decisões de construção partem do setor privado, apenas sendo financiadas por fundos públicos. Nesse sistema, o poder público não decide onde construir, não projeta, não licita – são as empresas privadas, em nome da sua eficiência e rapidez, que dizem onde e como querem construir, obedecendo a um parâmetro mínimo dado pelo governo (ARANTES, 2010).

Arantes (2010) ressalta ainda, que apesar da redução do déficit habitacional e do inegável nível de subsídio aplicado pelo governo, a preocupação deve-se relacionar com trazer habitação digna a quem realmente carece e colaborar para cidades mais justas e dignas ou, irá piorar a situação já encontrada nos centros urbanos. Em afirmação a Arantes (2010), Martins (2016) faz uma ressalva quanto a durabilidade das habitações entregues, ressaltando principalmente a qualidade do material empregado, visto as patologias já encontradas mesmo em habitações recém construídas. Esses fatores, segundo o autor, são possibilitados possivelmente pela necessidade de redução de custos e a necessidade de produção em curto tempo.

28


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.