Tese de mestrado Arquitectura

Page 20

Urbanismo Emergente | Desenho e planeamento em situações pós catástrofe

2.3.

A AJUDA HUMANITÀRIA

A evolução do mundo e a consciência de que todos os seres humanos devem de ter os mesmos direitos e as mesmas condições de vida, levou a que a sociedade cria-se novos serviços de ajuda aos mais desfavorecidos. A partir desse momento foi necessário haver por parte dos países uma maior ação de solidariedade entre aqueles que passavam por situações de catástrofe. Essa ação deu origem a várias instituições de socorro. A cruz vermelha, criada em 1860 por Henri Dunant, foi a primeira grande organização de ajuda humanitária, financiada por fundos governamentais, a prestar essencialmente serviços médicos e na criação de condições mínimas de sobrevivência para os desalojados. Contudo, só a partir da 1ª e 2ª guerras mundiais é que a ajuda humanitária teve alguma ascendência foram criadas, designadamente: várias organizações não-governamentais (ONG) ; Nações Unidas (UN) ; Danida, Agência para o desenvolvimento internacional dos Estados Unidos (USAID) ; Comissão Internacional de Resgate; Cooperative for Assistance and Relief Everywhere, (CARE) ; Oxford Committee for Famine Relief (OXFAM) ;Serviços Católicos de Resgate (Sinclair, et al., 2006, pp. 39-40).

As Nações Unidas tiveram um papel fundamental para a evolução do socorro mundial, bem como no que diz respeito aos direitos humanos criados em 1948. No seguimento disso, foi também criado o estatuto de refugiado em 1951, que visava a proteção do desalojado após uma catástrofe. As organizações começaram por planear e estudar vários campos de refugiados, sendo muitas vezes, a partir de observações em campo que sucederam os primeiros documentos. Os registos mostram elementos gráficos dos campos, vocabulário inerente e normas construtivas e logísticas, que posteriormente tornaram possível a criação dos primeiros documentos acerca do tema. Fred Cuny e Ian Davis foram dos primeiros arquitetos a relatar e pensar o planeamento dos campos de refugiados,

30


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.