Page 1


GÊNEROS

ÉPICO (NARRATIVO)

LÍRICO

DRAMÁTICO


Para diferenciar a novela do romance, temse utilizado como critério o tamanho, a quantidade de páginas, apesar de não conhecermos uma limitação que diga até quantas páginas pode ser considerada novela e a partir de quantas páginas consideramos romance. Na novela, os diálogos são rápidos; as narrações são diretas.


Por definição, novelas de cavalaria são narrativas literárias em capítulos que contam os grandes feitos de um herói, mesclados a emocionantes histórias de amor. Nestas histórias de amor, ao contrário do que se relatava nas cantigas, o herói não se contenta somente em ver e contemplar a amada, mas exige ser correspondido e concretizar este amor. Aborda também o chamado “Amor Cortês”, que retrata histórias de amor proibidas, nas quais o casal não tem final feliz e é severamente punido pelo pecado cometido. Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda Carlos Magno e os 12 pares de França Temas greco-latinos


A Crônica está entre a poesia e o conto; a arte e o cotidiano. Trata-se de uma visão subjetiva do cotidiano. O cronista aproveita-se de fatos do dia a dia para escrever um texto que conta esse dia a dia numa narrativa pequena com viés artístico.

Armando Nogueira


Narrativa longa, com vários capítulos e acontecimentos. Os acontecimentos secundários do Romance se comunicam com o acontecimento central, ocorrendo auxílio mútuo, contudo, geralmente os acontecimentos secundários ajudam a explicar o acontecimento central. Todos os acontecimentos estão ligados uns aos outros e fazem parte de um mesmo contexto coeso e coerente.


Trata-se de uma narrativa curta com poucos personagens e com a descrição rápida dos acontecimentos. No conto temos que dizer todo o pretendido em menor espaço.


Apesar de a epopeia ser um poema, trata-se de uma narrativa, portanto um poema narrativo, um longo poema narrativo.

Este tipo de texto encarrega-se de relatar fatos grandiosos de um povo e, em geral, tem um her贸i representando o seu povo.


"Estas sentenças tais o velho honrado Vociferando estava, quando abrimos As asas ao sereno e sossegado Vento, e do porto amado nos partimos. E, como é já no mar costume usado, A vela desfraldando, o céu ferimos, Dizendo: "Boa viagem", logo o vento Nos troncos fez o usado movimento.


A prosa poética não se preocupa com a métrica, contudo é escrita em tom subjetivo, poético, com a predominância das subjetividades do eu lírico.

O verso é cada linha de uma poesia.


Uma donzela pálida flutua, cabelos negros, longos e tristonhos, nos desvãos da memória. Nos meus sonhos, jamais mostra o seu rosto ou vulva nua enquanto a realidade avança crua e rói-me o cotovelo. Ansioso ponho no verso o esforço azul com que componho seu corpo cataléptico de lua: frigidíssimo corpo de satélite artificial. A luz do sol repele-te – vertes terror e piedade em mim com teu corpo de múmia e sacrifício, pairando em um eterno precipício: teu corpo sem princípio, meio ou fim.


Comédia É o drama ou Representação teatral que termina tragicamente, ou seja, com um acontecimento desastroso

É um drama que procura satirizar, desfazer de algo ou alguém ou simplesmente fazer rir.


Peça teatral popular com caráter bíblico e/ou alegórico.

É uma modalidade cômica do auto.


ď‚ž

http://auladeliteraturaportuguesa.blogspot.com.br/2007/01/novelas-decavalaria.html http://www.infopedia.pt/$novela-de-cavalaria http://lerliteratura.blogspot.com.br/2010/03/prosa-medieval-novelas-decavalaria.html http://www.lendo.org/novelas-de-cavalaria/ http://www.zun.com.br/as-novelas-de-cavalaria-na-idade-media/ http://ler.literaturas.pro.br/index.jsp?conteudo=384 http://pt.wikipedia.org/wiki/Romance_de_cavalaria

Upt gêneros literários  

Gêneros literários, épica, lírica, drama.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you