Revista DMA – RESPEITO E MISERICÓRDIA (Março - Abril 2014)

Page 15

nosso interlocutor possam ter origens específicas na falta da autoestima. O medo de que as próprias necessidades primárias de filiação, afeto e estima, sejam rejeitadas e negadas pelo outro, poderia levar a pessoa a programar movimentos de fechamento, manifestados por meio de atitudes hostis, rejeição e inveja do outro. É importante, portanto, procurar conhecer e acolher também as partes de si mesmo que não são amadas ou que se preferiria esconder. Aceitar-se a si mesmo e os próprios limites, nos capacita a abrir as portas ao outro, enxergando a sua diversidade como riqueza e como critério com o qual pôr-se em confronto. Reciprocidade indireta - A construção da reciprocidade indireta refere-se ao sentimento de gratidão que experimentamos quando recebemos um bem, material ou não, de uma pessoa. A gratidão de per si, determina na pessoa que a experimenta, sensações positivas: felicidade, tranquilidade, serenidade interior e gera o desejo de desenvolver ações pró-sociais. De fato, o conceito de

reciprocidade indireta refere-se à tendência, na pessoa que recebeu algo positivo de um benfeitor, não só de retribuir diretamente a ele (relacionamento diádico: tueu), mas também ao desejo de abrir-se aos outros, gastando as próprias energias para ajudar as outras pessoas (relacionamento triádico tu-eu-outro). Este círculo virtuoso, no qual o bem recebido é doado a outros, determina um estado de bem-estar psicológico que se expande de sujeito a sujeito, gerando a passagem de beneficiário a benfeitor. Ter alguém que em um dado momento de dificuldade nos estende a mão, afrouxa os sentimentos de desespero e solidão. Do mesmo modo, sentir-se útil aos outros faz nascer uma abertura emotiva e cognitiva para com o outro. A gratidão e a reciprocidade indireta são, portanto, elementos importantes para a satisfação pessoal e social e para a manutenção de relacionamentos positivos na comunidade.

giusyfortuna@gmail.com

hino à vida

QUANDO UMA OBRA É DE DEUS, É O MESMO DEUS QUE SE EMPENHA EM SUSTENTÁ-LA. LUCIA FILIPPIN 15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.