3 minute read

Pequenas grandes ideias

PEQUENAS

GRANDES IDEIAS

Advertisement

O Linka-te aos Outros é uma iniciativa da AMI que resulta numa linha de financiamento para projetos desenvolvidos por jovens a frequentar a escola entre o 7º e o 12º anos. Já na sua 10ª edição, este prémio tem estimulado jovens de diversas escolas em Portugal a repensar a realidade social e ambiental dos contextos em que vivem.

Este programa já apoiou 33 projetos desenvolvidos por mais de 300 jovens ao longo de dez anos letivos, que se distinguiram pelo potencial de melhorarem as comunidades em que se encontravam inseridos, através da resolução de problemas locais, nomeadamente com recurso ao voluntariado, à sensibilização e integração. O “Linka-te aos Outros” assenta o seu princípio nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos os cidadãos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas, são premissas que este programa pretende fomentar junto dos mais jovens, considerando que estes são parte da geração que assumirá as responsabilidades sociais, políticas, ambientais e económicas do futuro. Ao longo da última década, a AMI financiou 90% de cada um dos projetos selecionados, pelo que já atribuiu 45. 450,68 euros a 33 projetos de 10 distritos de Portugal, em várias áreas de atuação, designadamente sustentabilidade ambiental e social, intergeracionalidade, apoio a famílias vulneráveis, jovens institucionalizados e pessoas em situação de sem-abrigo. O “Linka-te aos Outros” conta com a chancela do Ministério da Educação, através da Direção-Geral de Educação. Na última edição do “Linka-te aos outros”, os projetos vencedores evidenciaram-se pelo desenvolvimento de ideias cujas áreas de intervenção passaram pela disseminação de informação e conhecimento ativo, combate à solidão da população sénior e otimização do desempenho ambiental de espaços escolares. Após a avaliação de todas as candidaturas, tendo em conta critérios de implementação, progresso e impacto, a 10ª edição do Linka-te aos Outros premiou 5 projetos de diferentes pontos do país, num total de 9.800 euros.

PROJETOS VENCEDORES DA 10.ª EDIÇÃO:

"Ligações Improváveis – Música, Valores e Horta" –Esta proposta propõe uma intervenção a partir de dois eixos centrais: desempenho ambiental nos espaços do Agrupamento e envolvimento jovem/comunitário, através da construção de uma horta escolar e a organização de um Eco Festival envolvendo a comunidade educativa. A iniciativa desta candidatura foi desenvolvida pelo Agrupamento de Escolas de Santo António, no Barreiro.

"Rumo à nossa melhor versão" –Da autoria dos alunos do 11º ano da Escola Secundária D. Maria II, em Braga, este projeto tem como plano de intervenção a familiarização dos jovens para a elaboração, gestão e implementação de projetos comunitários, assumindo um compromisso no exercício da cidadania ativa, através da recolha de bens e respetiva reutilização.

"Educação para a Cidadania Global: do conceito à prática, para uma ação efetiva" –Foi desenhado com a ambição de promover a Educação para a Cidadania Global e Desenvolvimento nas Escolas da Região

Autónoma da Madeira (RAM), de forma a capacitar também os educadores da RAM, ao Devido ao cenário atual, em que a pandemia pela COVID-19 limitou as liberdades individuais de todos os cidadãos, com o objetivo de combater a propagação do vírus, a implementação destes projetos foi adiada para o ano letivo de 2020/2021. Habitualmente, as candidaturas a este programa decorrem entre outubro e janeiro. mesmo tempo que procurará reforçar as parcerias que o Clube Viver a Vida (CVV) mantém com várias Organizações Não Governamentais, e criar novas, em prol do exercício do voluntariado em contexto escolar. Esta proposta foi apresentada pela EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia, HBG (CVV), no Funchal.

"Partilha de saberes intergerações: conta- -me como foi e eu digo-te como é!" –Através de uma Oficina de Troca de Saberes, a EB 2,3 Júlio Brandão, em Vila Nova de Famalicão, irá desenvolver atividades desenhadas para os mais velhos que promovam a partilha de histórias, experiências, saberes entre idosos e jovens com recurso ao uso da ciência e tecnologia como suporte documental.

"Redes para a Inclusão" –Disponibilizar acesso à informação que permita o conhecimento ativo de direitos básicos, no âmbito de questões relacionadas com nacionalidade, saúde, educação, habitação, apoio social e apoio jurídico é a proposta do Agrupamento de Escolas do Vale da Amoreira, na Moita, para este projeto concebido em duas etapas (Ações de formação e implementação de ações com o envol

vimento dos alunos).

This article is from: