
1 minute read
O FEVEREIRO ROXO
tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas. Além dos tratamentos com remédios temos um foco muito grande nos tratamento não-medicamentosos. Fisioterapia, acompanhamento psicológico, atividades físicas tem apresentado resultados superiores.
O Lúpus é uma doença autoimune crônica que pode atingir diversos órgãos e sistemas. Pode ser uma condição de diagnostico complexo por causar uma grande variedade de sintomas. Afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é bem mais comum em mulheres do que em homens.
Advertisement
O Fevereiro Roxo é o mês dedicado à conscientização sobre duas doenças importantes na reumatologia, o Lúpus e a Fibromialgia. Aumentar a conscientização sobre o lúpus e a fibromialgia é importante, pois essas doenças são mal compreendidas e podem ser muito debilitantes para quem sofre delas.
A Fibromialgia é uma condição crônica que causa dor generalizada e sensibilidade em várias partes do corpo. Afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é mais comum entre as mulheres. Embora a causa exata ainda não seja conhecida, acredita-se que uma combinação de fatores genéticos e ambientais pode estar na origem deste problema.
Os sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem dor crônica, fadiga e distúrbios do sono. Outros sintomas podem incluir dores de cabeça, depressão e síndrome do intestino irritável. O diagnóstico pode ser difícil pois não existe nenhum teste ou exame que seja confirmatório.
Não há cura para a fibromialgia, mas existem
As causas exatas do lúpus ainda não são totalmente conhecidas. O lúpus ocorre quando o sistema imunológico ataca tecidos e órgãos saudáveis, causando inflamação e danos. Os sintomas mais comuns incluem dor e inchaço nas articulações, alterações cutâneas, fadiga e sensibilidade a luz. Os sistemas mais comuns afetados são o músculo esquelético, a pele e o sistema renal.
Não há cura definitiva para o lúpus, mas existem tratamentos disponíveis para ajudar a controlar os sintomas e prevenir crises. Nos últimos anos tivemos a chegada de novos medicamentos com diferentes abordagens e mecanismos de ação. A comunidade científica tem feitos grandes avanços na pesquisa de novas linhas de tratamento e as promessas para o futuro são animadoras.
É de grande importância educar a comunidade sobre os sintomas e o impacto dessas doenças. Também é vital desfazer mitos arraigados sobres estas doenças. Ao divulgar o Lúpus e a Fibromialgia durante o Fevereiro Roxo, podemos contribuir para um maior conhecimento geral e melhorar a qualidade de vida das pessoas que lutam contra estas doenças.