AGORA - 06 de janeiro de 2011

Page 7

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 6 DE JANEIRO DE 2012

AP

BRASIL&MUNDO 7

FILIPINAS

Mais de 20 somem em deslizamento

Filipinos cavam na procura por sobreviventes na comunidade de Pantukan

RIO

Dique rompe e quatro mil famílias são removidas

ANTÔNIO CRUZ/AE

Um deslizamento de terra soterrou barracos em uma região mineradora do sul das Filipinas nesta quinta-feira, deixando ao menos 25 mortos e dezenas de desaparecidos, meses após o governo ter alertado os residentes que a montanha iria ceder. O incidente, o segundo em menos de nove meses na localidade de Pantukan, na ilha da Mindanao, ocorreu perto da

região de Kingking, que supostamente tem uma das maiores jazidas não-exploradas de cobre no mundo. A enconsta da montanha na aldeia de Napnapan deslizou por volta das 3h no horário local (17h de quarta-feira, em Brasília), quando a maioria dos residentes estava dormindo. O incidente arrasou cerca de 50 casas, barracos e outras constru-

ções, disseram autoridades. Uma fissura na montanha descoberta no ano passado foi provavelmente acentuada pelo excesso de chuvas que continua a atingir o país. Centenas de filipinos realizam garimpo na área, na esperança de enriquecer apesar dos perigos da mineração não regulamentada. Os túneis são instáveis e deslizamentos de terra são comuns.

Série de ataques em Bagdá mata pelo menos 24 Ministério do Interior iraquiano informou que quatro ataques foram realizados com bombas plantadas na estradas. Uma moto-bomba foi detonada

O rompimento de um dique no bairro de Três Vendas, no município de Campos, no Norte do Estado do Rio de Janeiro, levou a Defesa Civil a remover quatro mil moradores dessa região, ontem. As fortes chuvas dos últimos dias provocaram, na madrugada de quarta-feira, a ruptura de parte do dique que protege Campos das cheias do rio Muriaé, segundo a Defesa Civil. Sem o muro de contenção, as águas inundaram totalmente o bairro.

Os voluntários da Defesa Civil começaram uma operação para retirar a população e abrigá-la provisoriamente em alojamentos improvisados em escolas e ginásios públicos. ‘Pedimos ajuda ao Exército para retirar toda a população de Três Vendas, isso tem que ser feito o mais rápido possível’, afirmou o secretário de Defesa Civil em Campos, Henrique Oliveira. “A situação já é caótica na região e o mais provável é que a água, que continua subindo”, disse.

PESQUISA

Cães sabem quando estamos falando com eles, diz estudo Uma pesquisa húngara publicada online, ontem, pela revista científica “Current Biology”, afirma que os cachorros sabem quando estamos falando com eles. Quando vivem entre humanos, os animais, na fase adulta, têm uma leitura dos sinais semelhante à dos nossos bebês. No estudo, os cientistas levaram em conta o olhar dos cães. Uma pessoa em um vídeo virava o corpo em direção a um objeto na tela. Se, antes disso, o ator tivesse chamado a atenção dos animais, eles acompanhavam esse movimento.

Os cachorros não têm habilidades linguísticas, e, portanto, não entendem o significado das palavras da mesma forma que nós. Mas os animais que vivem entre nós conseguem aprender alguns aspectos do comportamento humano e ligá-los às consequências. “Por exemplo, dizer seu nome – comunicação verbal por parte do dono – tem um significado comunicativo especial para o cão: significa que ‘algo interessante vai acontecer’ ou ‘o dono vai dar uma ordem’, e por isso vale a pena prestar atenção”, afirmou.

P

FOTOS: AP

A correnteza do rio rompeu um dique às margens da BR-356 e abriu uma cratera

elo menos 24 pessoas morreram e 66 ficaram feridas nesta quinta-feira em uma série de ataques a bomba na capital do Iraque, Bagdá. Segundo o Ministério do Interior iraquiano, quatro ataques foram realizados com bombas plantadas na beira de estradas, uma motobomba e carros-bomba. As explosões ocorreram nas áreas xiitas da capital iraquiana, incluindo o subúrbio carente de Sadr City. As bombas foram detonadas no horário de picos. O governo disse que todas as vítimas são civis. Após os ataques em Bagdá, agências de notícias divulgaram mais violência em Nassíria, no sul do Iraque. Segundo as autoridades locais, um homem-bomba atacou peregrinos xiitas, provocando a morte de pelo menos 30 pessoas e deixando pelo menos 70 feridos.

Explosões ocorreram nas áreas xiitas da capital iraquiana, incluindo Sadr City

Tensão sectária Os ataques se inserem no momento de tensão sectária que o Iraque vive desde que as tropas americanas deixaram o país, em dezembro. O primeiro-ministro, Nouri Maliki, xiita, é acusado de tentar monopolizar o poder. No mês passado, seu gov-

erno emitiu um mandado de prisão contra o vice-presidente Tariq al-Hashemi, sunita, por acusações de envolvimento com atividades terroristas. O principal bloco sunita na Assembleia iraquiana está boicotando o Parlamento em protesto. Al-Hashemi desde então

sob proteção das autoridades do Curdistão iraquiano em Irbil. Nesta quinta-feira, o presidente dessa região autônoma, Massoud Barzani, disse à BBC duvidar que Hashemi vá ser submetido a um julgamento justo nas mãos das autoridades de Bagdá.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.