Livro producao de sementes e mudas florestais

Page 147

.. .. . Época Segundo Leikola ( 1984 a), a época mais apropriada para podas radiciais tem sido durante o verão, depois do término de crescimento rápido da parte aérea. O autor Coker (1984) executou podas em raízes pivotantes de mudas com cinco meses de idade, de Pinus radiata com uma média de 17 cm de altura.Chegando a conclusão que houve maior desenvolvimento de raízes laterais. Já May (1984 a) afirma que a poda de raízes laterais, executada de 2 a 3 meses antes do plantio, é melhor que quando executada imediatamente antes da retirada das mudas do canteiros.

PODA AÉREA A poda aérea não é uma prática rotineira de viveiro (Barnet, 1984), podendo ser usada quando for desejável melhor relação entre a parte aérea e radicial, para obter-se um retardamento no crescimento em altura das mudas.

Finalidade Além do citado no item anterior , a poda aérea também reduz a transpiração e, assim, aumenta a sobrevivência em condições adversa.( Barnet, 1984). Sobre

esse

tema

encontramos

poucos

estudos,

porém

muitos

questionamentos , tais como: adaptabilidade a sítios secos, efeitos sobre a altura, diâmetro, superfície foliar, pesos de matéria seca das partes aérea e radicial, produtividade/há/ano(DURYEA,1984).

Época A recomendação de DURYEA(1984), é que as podas áreas devam ser executadas durante a fase de crescimento de epicótilo, no início do verão, para assegurar correto desenvolvimento das feridas dos calos e dos brotos terminais. Facilitando uma melhor cicatrização dos cortes ocorridos. Já HALLMAN (1984) não recomenda freqüência e época para execução de podas radiciais e aéreas, ressaltando que estes aspectos dependem das espécies, e das dimensões desejáveis para as mudas. 133


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.