Page 1

Beatriz Almeida

PORTFÓLIO


ÍNDICE Sobre mim ________________________________________________ 03 Illustrator Logos ___________________________________________________04 Malha ___________________________________________________05 Vetorização ______________________________________________06 Técnica 3D _______________________________________________07 Revista ____________________________________________________08 Perspectiva e técnica do suporte _____________________________09 Flat Design ________________________________________________10 Dumb ways to die _________________________________________11 Tipografia _________________________________________________12 Photoshop Deformação _______________________________________________13 Liquify ____________________________________________________14 Seleção ___________________________________________________16 Montagem ________________________________________________17 Correção _________________________________________________18 Restauração ______________________________________________19 Revelar cama das __________________________________________20 Pintura Digital e low poly ___________________________________21

2


Beatriz Almeida de Sousa

Senac - São Bernardo do Campo

Inglês Intermediário

21 anos, solteira, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Metodista de São Paulo. Moro em São Bernardo do Campo, São Paulo.

3


Logos O conceito de logo está associado a ideia de um distintivo composto por caracteres e imagens, usados para identificar uma marca, um produto ou uma empresa. Os logos abaixo foram feitos de acordo com os modelos originais, procurando manter tamanho, cor e formatos. Foi utilizado conta-gotas para capturar as cores exatas das imagens, formas geométricas, construção de formas, difusão e sombreamento.

Imagem

4

Criado


Malha Um objeto de malha é um objeto que posui múltiplas cores, que transitam suavemente de um ponto a outro em diferentes posiçõ es.

As linhas chamadas `linhas de malha`entrelaçam o objeto de forma que a manipulação das cores torne-se mais fácil, sendo possível mover e editar os pontos nas linhas de malha.

Os objetos apresentados foram criados a partir de figuras geométricas, que foram moldadas até a obtenção da forma desejada.

As cores foram selecionadas com o conta-gotas e aplicadas a malha de acordo com a imagem original, essa malha foi reproduzida com a imagem original com baixa opacidade. 5


Vetorização A vetorização consiste em transformar uma imagem formada por pixels (Bitmap) em uma imagem formada por pontos e segmentos (vetor) tendo a grande vantagem de ser ampliada sem perder a qualidade. A imagem ao lado, símbolo de uma grande marca de bebidas, é transformada em vetor com a utilização da caneta contornando toda a sua forma.

6


Técnica 3D

A partir de um cortorno feito com a caneta, criamos um objeto tridimensional por revolução. Controlando iluminação, sombreamento, rotação e mapeamento podemos definir algumas características que queremos na arte.

7


Revista

8


Perspectiva A perspectiva com um ponto de fuga, também conhecida como perspectiva renascentista, é o primeiro método de perspectiva exata, que se baseia em um ponto de fuga, situado na linha do horizonte, para o qual convergem as retas paralelas que, ao serem transformadas em diagonais no quadro, provocam a sensação de profundidade. A prática favorece o traço do artista e sua percepção em relação aos elementos observados, fazendo com que seja possível traduzir melhor o que se enxerga para o papel

ou outro tipo de suporte. Esse tipo de técnica também pode (e deve) ser utilizado em desenhos digitais, como os feitos com o auxílio de uma mesa digitalizadora ou até mesmo com o mouse em softwares vetoriais. Utilizando deste conceito, foi desenvolvido no Illustrator um vetor com base no parlamento londrino. Primeiramente foi desenhado separadamente cada uma das faces que seria utilizada para construir a imagem desejada usando formas geométicas, agrupamento e expanção de

objetos. Após todas as faces estarem finalizadas com todos os detalhes, foi aplicada a grade de perspectiva (shift + P) e utilizada em dois momentos: inicialmente para aplicar o parlamento e em seguida para aplicar o Big Ben, seguindo a grade quadriculada e posicionando os vetores de forma que ficassem na posição correta. Para a criação do pico do Big Ben, foi utilzada de distorção (ctrl + T) para ajustar de forma que ficasse o mais semelhante possivel com a ponta de uma torre.

9


Flat Design Se distingue pela estrutura minimalista, e simplificada, com objetivo de ser clean. Feito com formas geométricas, caneta, difusão e linha, a aplicação do flat design no crachá foi feita no photoshop.

10


Dumb ways to die

‘Dumb ways to die’ é um game onde seus personagens estão a ponto de morrer em situações inusitadas e você deve salvá-los. Para que fosse aprimorado o uso de algumas ferramentas, fizemos uso de caneta, construtor de formas, formas geométricas, linha, difusão e pulverizador de símbolos.

11


Tipografia

De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tipografia é o “conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica (desde a criação de caracteres, até a impressão e acabamento), espelhados no sistema de impressão direta com o uso de matriz em relevo, imprensa”. Ilustração tipográfica é criar uma imagem atráves de tipos, escolhendo diferentes tipos e tamanhos, escrevendo uma música, um texto ou 12

apenas uma palavra que represente a imagem que se quer apresentar. No desenho em questão, a imagem que se quer transmitir é de uma praia, trazendo elementos como areia, palmeiras, o mar e o sol. o texto inserido para realizar a ilustração é “O sol” de Vitor Kley. “Ô sol vê se não esquece e me ilumina Preciso de você aqui Ô sol vê se enriquece a minha melanina Só você me faz sorrir

E quando você vem Tudo fica bem mais tranquilo Ô tranquilo Que assim seja, amém O seu brilho é o meu abrigo, meu abrigo E toda vez que você sai O mundo se distrai Quem ficar, ficou Quem foi vai vai Toda vez que você sai O mundo se distrai Quem ficar, ficou Quem foi vai vai vai Quem foi vai vai vaai Quem foi...”


Deformação

Nesta e nas próximas duas páginas, encontramos imagens em que trabalhamos com deformação de imagem e liquify. Em ambos foram aplicadas as mesmas ferramentas.

Foram utilizadas as seguintes ferramentas: Deformação progressiva; Reconstruir; Girar em sentido horário; Enrugar; Inchar; Congelar máscara.

13


Liquify

14


Liquify

15


Seleção Usando as ferramentas de seleção, são criadas camadas para que possamos alterar ou enfatizar uma cor que específica

16


Montagem Para criar montagens, usamos redimencionamento, rotação e posicionamento de imagens nas camadas, de forma que fiquem organizadas na sequëncia correta, técnicas de seleção, recorte, efeitos e ajustes. A primeira imagem do fusca, foi recortada a imagem do Darth Vader e redimencionada, o fusca foi recortado o fundo para que parecesse um carrinho de brinquedo. O céu do parlamento foi recortado e os fogos posicionados na camada inferior, na camada do parlamento foi acrescentado ajustes para deixar avermelhado. A moça foi recortada e colocada no fundo de uma cidade, manchas de tinta foram coloridas e efeitos acrescentado nas manchas e nos raios.

17


Correção

Para relizar correção de imagem foram aplicados Raw, ajustes, desfoque e ruido. Assim como essa imagem de correção, nas imagens de restauração da próxima página também foram utilizados as ferramentas carimbo, a ferramenta de correção e o pincél de recuperação.

18


Restauração

19


Revelar camadas

AtravĂŠs da mĂĄscara de recorte aplicada na imagem principal, com o blush na cor preta a camada de baixo ira se revelar, com o blush na cor branca, a imagem retorna ao que era originalmente.

20


Pintura Digital e Low poly

Pintura digital, feita criando diferentes camadas usando a ferramenta ‘varinha mágica’ para cada cor e parte do corpo, sombreamento feito com píncel. Low poly criado a partir de uma imagem, aplicando grade, selecionando em formatos geométricos com a ferramenta ‘laço poligonal’, aplica efeito > desfoque > média em cada uma das formas.

21


Beatriz Almeida de Sousa  

FORMAÇÃO ADOBE 07/2018 ADOBE ILLUSTRATOR ADOBE PHOTOSHOP ADOBE INDESIGN

Beatriz Almeida de Sousa  

FORMAÇÃO ADOBE 07/2018 ADOBE ILLUSTRATOR ADOBE PHOTOSHOP ADOBE INDESIGN

Advertisement