etiquetagem procel

Page 43

Manual de Aplicação dos Regulamentos: RTQ-C e RAC-C

1.15 FATOR SOLAR FS: Fator Solar: razão entre o ganho de calor que entra num ambiente através de uma abertura e a radiação solar incidente nesta mesma abertura. Inclui o calor radiante transmitido pelo vidro e a radiação solar absorvida, que é re-irradiada ou transmitida, por condução ou convecção, ao ambiente. O fator solar considerado será relativo a uma incidência de radiação solar ortogonal à abertura. A ISO 15099: 2003 e a ISO 9050: 2003 apresentam procedimentos de cálculos normalizados para o FS e outros índices de desempenho energético de vidros e janelas com panos envidraçados simples ou múltiplos e também algumas tipologias de proteções solares internas (ex. venezianas). A NFRC 201:2004 apresenta procedimentos e especificações técnicas normalizadas para aplicação de um método calorimétrico de medição de ganho de calor solar em janelas.

1.15.1 Detalhamento Segundo a NBR 15220 -2 (ABNT, 2005) o fator solar de elementos transparentes ou translúcidos pode ser calculado através da Equação 1.3.

Equação 1.3

Onde: FST é o fator solar de elementos transparentes ou translúcidos, [J/m²K]; U é a transmitância térmica do componente, [W/(m2.K)]; α é a absortância à radiação solar; Rse é a resistência superficial externa, [(m2.K)/W]; τ é a transmitância à radiação solar. Para se obter o FS através desta equação é necessário que se tenha todos os dados medidos. A forma mais comum de obtê-lo é através de catálogos de fabricantes. Eles normalmente são representados em porcentagem, mas para o RTQ-C deve-se adotar o número fracionário.

1.15.1.1 Exercício Determinar o Fator solar de um vidro de 4 mm, cujas propriedades estão descritas na Tabela 1.4.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.