Al-Madan Online 17-1

Page 82

ARQUEOLOGIA 80...

4. COMENTÁRIOS

E CONCLUSÕES

Os conjuntos arqueobotânicos identificados acumulados na lixeira de cozinha do Mosteiro de São João de Tarouca reflectem parte dos recursos vegetais utilizados pela comunidade cisterciense durante o século XVII, em particular no que se refere à alimentação, a matéria-prima de construção, e/ou lenha. Com o presente trabalho, iniciamos uma Lista das Espécies da Flora de Portugal utilizadas pelos monges cistercienses, com base na evidência arqueobotânica (ver pág. 87). Incluímos ainda uma primeira abordagem ao Território Ecoprodutivo do Mosteiro e seu couto, com base no reconhecimento das entidades de paleovegetação regionais (ver pág. 96). Refira-se que a identificação realizada corresponde a um reconhecimento de tipos morfológicos (carpológicos, dendrológicos), e não à

1. Castanea sativa. Secção transversal, porosidade em anel, raios unisseriados.

identificação de espécies botânicas, só possível face a exemplares completos, frescos ou herborizados. Assim, se em alguns casos a identificação é realizada ao nível específico, e a relação entre tipo morfológico e espécie botânica é biunívoca, noutras situações a identificação é referida a um nível taxonómico de menor resolução, sendo a entidade reconhecida (tipo morfológico) comum a um conjunto de diferentes taxa botânicos. Nestes casos, e seguindo o princípio do actualismo, os critérios corológicos e de distribuição geográfica em Portugal actuais poderão contribuir para a inferência mais detalhada do elenco específico associado a determinada entidade morfológica, de acordo com o padrão de probabilidade mais sustentável.

Ver referências bibliográficas completas nas páginas 95-100

2. Castanea sativa. Secção transversal, porosidade em anel, raios unisseriados (detalhe). 3. Castanea sativa. Secção radial, vaso e pontuações radiovasculares.

FOTOS: P. Queiroz.

FIG. 6 − Castanea sativa e Quercus robur.

4. Quercus robur. Secção tranversal, porosidade em anel, raios unisseriados e raio multisseriado muito largo, parênquima reticulado.

5. Quercus robur. detalhe da imagem 4.

82

online

II SÉRIE (17)

Tomo 1

JUNHO 2012

6. Quercus robur. Secção tangencial, raio multisseriado.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.