Al-Madan Online 16

Page 88

a

ARQUEOLOGIA al-madan online | adenda electrónica

Fig. 27 − Quadro cronológico: cerâmica de encomenda.

al-madan online adenda electrónica

te como uma imagem difusa, suspensa entre dois momentos compreensivelmente monopolizadores do ponto de vista do interesse ceramológico (DORDIO, TEIXEIRA e SÁ 2001: 151-152). Assim, contrapondo o actual conhecimento da faiança portuguesa, ainda que lacunar, aos respectivos contextos históricos em que se insere, não é possível deixar de realçar o coincidente crescendo que a caracterizou durante o período filipino, provavelmente beneficiando da exploração de mercados mais abrangentes pela fusão das duas coroas ibéricas (CALADO 1992: 13). Da mesma forma, a cessão dos mesmos, aliada às dificuldades imediatas à restauração da independência em 1640, parecem provocar o enfraquecimento geral dos grandes centros produtores, realçando-se ao invés o desenvolvimento da produção azulejar, em grande medida ditado pelo papel do azulejo na nova arquitectura de baixo custo. A juntar ao factor histórico, certamente decisivo, constituído pela dissenção que de 1640 a 1668 opôs a coroa portuguesa à espanhola, podemos ainda realçar o contexto político, social e económico desfavorável da segunda metade de seiscentos para alguns dos principais mercados externos da faiança portuguesa. Reconhecendo-se hoje a importância das importações holandesas e inglesas, com destaque nesta última para as colónias anglo-saxónicas como a América do Norte (WILCOXEN 1999; PENDERY 1999), não terão deixado estas de ser afectadas pela guerra civil inglesa de 1642 a 1648, ou com a imposição do “Acto de Navegação” em 1651 por Cromwell, pelo

qual as importações para os territórios ingleses se viram limitadas e, em 1672, proibidas. O confinar do transporte de mercadorias comerciais a barcos ingleses constitui, só por si, um rude golpe para um género que muito beneficiou do comércio paralelo que sempre se realizou ao transporte de outras mercadorias de maior peso comercial (WILCOXEN 1999: 18). Com certeza afectando tanto o mercado inglês como holandês, as três sucessivas guerras de cariz naval que tiveram lugar entre estes dois países, de 1652 a 1674, terão igualmente desempenhado um potencial papel desestabilizador a nível comercial. A par destas questões de foro político-estratégico, o desenvolvimento da indústria cerâmica na segunda metade de seiscentos na Holanda (BAART e CALADO 1987: 12), tendo por principal centro Delft, e no último quartel do século em Inglaterra, com o desenvolvimento de novas pastas (WILCOXEN 1999: 18), levarão ao suprimento das necessidades locais e, no primeiro caso, à imposição até meados de setecentos de uma forte concorrência mesmo em território nacional, assumindo a Inglaterra um papel preponderante como exportador da segunda metade de setecentos em diante. Falando no caso específico do Mosteiro de S. João de Tarouca, a identificação de produções espanholas, como Sevilha, centra-se exactamente no período filipino, estando aparentemente ausentes após o momento da restauração, o que pode indicar que o mesmo, mas no sentido contrário, poderá também ter acontecido com os centros produtores espanhóis.

IX

28

CENTRO DE ARQUEOLOGIA DE ALMADA

al-madan online adenda electrónica ISSN 0871-066X | IIª Série (16) | Dezembro 2008


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.