Al-Madan Online 14

Page 13

Figura 5 Motivos da pendente Norte-Nordeste.

Figura 4 Motivo grosseiramente circular, na base da pendente Nordeste.

to rochoso principal. O segundo corresponde a uma grande laje, solta, pousada sobre o Penedo da Moura I, pelo lado Nascente. O Penedo da Moura I é sobreelevado na parte central, com pendentes no sentido Sul-Norte e Este-Oeste, sendo esta última a mais acusada. É nas pendentes mais suaves (Norte-Nordeste e Sul-Sudeste) e no topo, arredondado, que se desenvolve um complexo conjunto de gravuras. Na base da vertente Nordeste, em posição periférica, desenvolve-se um motivo grosseiramente circular, preenchido por diversas covinhas, tendo no centro uma covinha de maior dimensão, de onde sai um sulco (Fig. 4). Na restante vertente há, pelo menos, um círculo com covinha central e vários rectângulos inscritos uns nos outros, também com covinha central, possíveis tabuleiros de jogo de cronologia eventualmente mais recente, entre outros motivos desde já irreconhecíveis à luz natural (Fig. 5). No topo arredondado do suporte, registam-se círculos concêntricos com covinha central, covinhas dispersas e concentradas, um triângulo aberto preenchido com covinhas e sulcos que se prolongam pela vertente Sudeste (Fig. 6). Nesta vertente observam-se vários motivos compostos por sulcos e círculos concêntricos com covinha central, ligados entre si, numa

Figura 6 Motivo grosseiramente triangular associado a covinhas no topo.

grande complexidade compositiva (Fig. 7), além de pelo menos um círculo raiado. Na parte inferior desta vertente, mais aplanada, deparamo-nos com um grande círculo concêntrico, com cerca de um metro de diâmetro (com furo central, provocado por broca para dinamite), talvez uma covinha reaproveitada (Fig. 8). Observam-se também outros elementos que se parecem enquadrar nos reticulados. Ainda nesta vertente, a rocha apresenta uma depressão sensivelmente rectangular, que cremos intencional ou, pelo menos, parcialmente afeiçoada a partir de uma fissura natural, com cerca de 40 cm de profundidade máxima, por 1,60 cm de comprimento e cerca de 40 cm de largura máxima. A vertente voltada a Sul apresenta alguns círculos concêntricos.

Figura 7 Pormenor da complexidade compositiva da pendente Sudeste.

IV.3

adenda electrónica


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.