Al-Madan Online 21-2

Page 81

RESUMO

“Anatomia” de um Mito Medieval

Reflexão sobre o aparecimento da aldeia medieval e da forma rádio-concêntrica cerca do ano Mil (século XI), com a qual se pretende contribuir para o conhecimento destes dois objectos medievais na região do Baixo Mondego. Em complemento de uma abordagem mais geral, o autor toma como exemplo a actual vila de Ega (Condeixa-a-Nova), cuja origem está ligada à Ordem do Templo, no século XII. Numa perspectiva interdisciplinar, defende o diálogo entre a Arqueologia, a História e a mais recente disciplina da Arqueogeografia.

a aldeia e a forma rádio-concêntrica

PALAVRAS CHAVE: Arqueogeografia; Arqueologia da paisagem; Idade Média; Povoamento.

Bruno Ricardo Bairrão de Freitas I

ABSTRACT Reflections on the origins of Medieval villages and the radio-centric shapes around the year 1000 (11th century) in order to better understand these two Medieval objects of study occurring in the Lower Mondego region. The author complements a more general approach by looking at the example of Ega (a village in Condeixa-a-Nova), whose origins are linked to the Order of the Temple of the 12th century. Choosing an interdisciplinary perspective, he defends a dialogue between Archaeology, History and the recently created Archaeogeography.

I. INTRODUÇÃO Originalmente presente na dissertação de Mestrado em Arqueologia e Território da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sob o título Paisagens do Baixo Mondego: por um debate acerca de Ega, Arrifana e Picota, publicamos agora a nossa investigação, adaptando-a à revista Al-Madan 1, sobre o aparecimento da aldeia medieval e da forma rádio-concêntrica em redor do ano Mil (século XI). Portanto, queremos com este artigo dar a conhecer o nosso contributo para o conhecimento destes dois objectos medievais na região do Baixo Mondego, tendo seleccionado, para o efeito, a actual vila de Ega 2, cuja origem se prende, documentalmente, com a acção da Ordem do Templo no século XII. Presentes no título do artigo estão, por completo, as nossas intenções. Partindo da interdisciplinaridade, estabelecendo uma relação ou, preferencialmente, um diálogo entre as disciplinas de História e Arqueologia e a recente disciplina de Arqueogeografia, pretendemos, de facto, separar as diferentes partes – isto é, as diferentes materialidades – que compõem a aldeia e a forma rádio-concêntrica. Terminado o artigo, concluiremos que se impõem, a nosso ver, duas ideias principais. Uma, a comprovar que a disciplina de Arqueogeografia tem os instrumentos metodológicos e 1 epistemológicos necessários para reavaliar, sob uma Os leitores interessados, sobretudo em relação aos perspectiva arqueogeográfica – onde entram, por princípios epistemológicos e exemplo, os conceitos de longa duração, auto-organimetodológicos que nos guiaram, zação, resiliência, etc. –, determinados temas da invespouco desenvolvidos no artigo, com vista a torná-lo de fácil tigação. Outra, a importância das comunidades altoleitura, podem consultar a -medievais, sobretudo muçulmanas, na formação das dissertação no sítio da internet: aldeias. Embora tenhamos tratado um único caso, o https://cegot.academia.edu/ BrunoFreitas. de Ega, acreditamos que este cenário, contrário ao 2 Sede da respectiva freguesia. proposto para a região do Baixo Mondego na Idade Localiza-se no concelho de Média, aplicar-se-ia, com os devidos cuidados, a uma Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra. parte significativa dos núcleos da região.

KEY WORDS: Archaeogeography; Landscape archaeology; Middle ages; Settlement.

RÉSUMÉ Réflexion sur l’apparition du village médiéval et la forme radioconcentrique aux environs de l’an Mille (XIème siècle), avec laquelle on prétend contribuer à la connaissance de ces deux objets médiévaux dans la région du Bas Mondego. En complément d’une approche plus générale, l’auteur prend en exemple l’actuelle ville de Ega (Condeixa-a-Nova), dont l’origine est liée à l’Ordre du Temple, au XIIème siècle. Dans une perspective interdisciplinaire, il défend le dialogue entre l’Archéologie, l’Histoire et la plus récente discipline, l’Archéo-géographie. MOTS CLÉS: Archéo-géographie; Archéologie du paysage; Moyen Âge; Peuplement.

I

Mestre em Arqueologia e Território, na especialidade de Arqueologia Medieval e Moderna, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (bruno_arch@hotmail.com). Por opção do autor, o texto não segue as regras do Acordo Ortográfico de 1990.

81


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.