Fisiologia Articular

Page 177

172 FISIOLOGIA ARTICl.JLAR

AÇÃO DOS MÚSCULOS MOTORES DO PUNHO (continuação)

-

Os músculos motores dos dedos não podem mover o punho se não for em determinadas condições: Os flexores dos dedos, flexores comuns profundos (7), flexores comuns superficiais (12) e o flexor longo próprio do polegar (13) só são flexores do punho se a flexão dos dedos se detém antes do que o trajeto dos tendões se esgote: por exemplo, se a mão segura um objeto volumoso, como uma garrafa, a flexão do punho pode ser ajudada com a flexão dos dedos. Assim sendo, os extensores dos dedos, os extensores curtos (8), o extensor próprio do dedo mínimo (14) e o extensor próprio do dedo indicador (15) participam na extensão do punho quando a mão está fechada.

-

-

-

O abdutor longo (9) e o extensor curto do polegar (10) se converiem em abdutores do punho se a sua ação não é contrabalançada pela do extensor ulnar do carpo. Se o extensor ulnar do carpo se contrai simultaneamente, a abdução isolada do polegar se realiza por ação do abdutor longo. De modo que a ação sinérgica do extensor ulnar do carpo é indispensável para a abdução do polegar. Neste caso, podemos inclusive afirmar que o extensor ulnar do carpo estabiliza o punho. O extensor longo do polegar (11), que realiza uma extensão e uma retropulsão do polegar, pode acarretar uma abdução e uma extensão do punho se o flexor ulnar do carpo está distendido. Outro estabilizador do punho, o extensor radial longo do carpo (4), é imprescindível para manter uma posição correta da mão: a sua paralisia provoca um desvio ulnar pemwnente.

A ação sinérgica e estabilizadora músculos do punho (fig. 4-72):

dos

-

os músculos extensores do punho são sinérgicos dos flexores dos dedos (a): ao estender o punho, os dedos se flexionam automaticamente, para estender os dedos nesta posição, é necessária uma ação voluntária. Além disso, nesta posição de extensão do punho, os flexores possuem a sua máxima eficácia, porque os tendões flexores são relativamente mais curtos que na posição de alinhamento do punho e, conseqüentemente, em flexão do punho: a força dos fiexores dos dedos, medida com o dinamômetro é, em fiexão do punho, a quarta parte da que desenvolvem em extensão.

-

os músculos flexores do punho são sinérgicos dos extensores dos dedos (b): quando se flexiona o punho, a extensão da primeira falange dos dedos é automática; é necessária uma ação voluntária para flexionar os dedos sobre a palma da mão e esta flexão carece de força. Assim sendo, a tensão dos flexores dos dedos limita a flexão do punho; é suficiente estender os dedos para que a flexão do punho aumente 10°. Este delicado equilíbrio muscular podese alterar com facilidade: a deformação de uma fratura de Pouteau-Colles sem reduzir não só determina uma mudança de orientação da glenóide antebraquial, mas também provoca um alongamento relativo dos extensores do punho, de modo que repercute na eficácia dos flexores dos dedos.

A posição funcional de punho (fig. 4-73) se corresponde com a máxima eficácia dos músculos motores dos dedos, e sobretudo, dos flexores. Esta posição funcional é definida como: - leve extensão do punho, de 40-45°; -leve

adução (desvio u1nar), de 15°.

Nesta posição do punho é que a mão se adapta melhor para realizar apreensão.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.