Apostila de Xilogravura

Page 4

transparente deverá ser transferido depois com carbono para a matriz, de forma invertida. Retoques e melhor fixação do desenho poderão ser feitos com nanquim/ tinta acrílica a pincel após a transferência. O xerox do desenho pode ser transferido (processo da impressão de goma/ “gum printing”) para a matriz através do uso de terebintina aplicada no dorso da cópia xerox (para um bom resultado é necessário que a cópia xerox tenha sido feita no mesmo dia em que será utilizada, ainda com o tonner “fresco”)

Gravação As ferramentas de corte são: goivas, facas e formões, para madeira de fio. Cada família de ferramentas tem aberturas variadas e as empregamos conjuntamente de modo a evitar um resultado estereotipado e monótono: • • • •

Faca: confere precisão e nitidez nos contornos. Goiva em V: também serve para os contornos e para criar hachuras finas. Goiva em U (arredondadas): utilizada em contornos sem a precisão proporcionada pelas facas e pelas goivas em V. Servem especialmente para abrir luzes nos fundos. Formão reto: serve para desbaste de grandes áreas, deixando irregularidades na superfície, nos intervalos de cada corte.

Na xilogravura de topo, utilizamos preferencialmente os buris. Os buris de haste curva e ponta losangular são manejados com maior mobilidade em todas as direções. Aliás, a madeira de topo, por apresentar todas as fibras na mesma direção, não se opõe ao corte em qualquer direção. Buris retos dificultam as curvas, porém se adaptam às linhas longas. Os buris de seção triangular também, servem à gravação de linhas. O buril de ponta arredondada desbasta fundos e produz texturas aproximadas à gravura de fio. Os meios-tons são feitos com buris raiados, os quais possuem linhas paralelas em sua base. A quantidade de linhas dos raiados varia de acordo com a numeração.

Afiação das Ferramentas A precisão da gravação depende das goivas bem afiadas.Quando utilizamos o esmeril,a ferramenta se aquece com rapidez,faz-se necessário esfriá-la,evitando-se a perda da dureza do aço (têmpera). Na afiação manual,fazemos uso da pedra de carborundum,pedra Arkansas,óleo fino de máquina e de lixas d'água. Passamos das lixas mais grossas (de baixa numeração àquelas mais finas),por exemplo: 400,600 e 1000. No ato de afiar,deve-se manter o desenho característico da ponta de cada ferramenta.

Correções na Matriz Na xilogravura, trabalha-se tirando provas de estado, isto é,não gravamos todas as áreas que ficarão "brancas" (impressas no papel) de uma vez.Assim evitamos gravar em demasia,uma 8


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.