Manual prático de marcenaria

Page 254

4) Arte Romana (cerca de 100 a.C—400 d.C). A arquitetura romana adotou muitas formas das artes etrusca e grega, mas em parte as levou a um alto grau de aperfeiçoamento. O estilo profano passa mais para o primeiro plano. Há grande riqueza monumental, sendo desenvolvido um novo estilo colunar, o chamado de ordem compósita. A decoração interna mostra nos planos murais reproduções das formas arquitetônicas externas em mármore ou em estuque, e, nos tetos, divisões em campos ou quadriculadas com representações ornamentais ou figuradas. O ornamento como decoração chega a ser empregado em muito maior escala do que entre os gregos, sendo usadas mais freqüentemente as folhas de acanto, de louro, de hera, de parreira, pinhas, etc.

O variedade.

mobiliário De

modo

apresenta geral

nos é

períodos

mais

avançados

suntuoso

que

o

grande grego.

Desenvolvimento extraordinário experimentou a mesa, que, com o correr do tempo, se tornou móvel suntuoso, feito de bronze e mármore.

IDADE MÉDIA

5) Arte Bizantina e cristã primitiva (cerca de 100—700 d.C).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.