O CRESCIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA 2018-2023

Page 24

PERSPECTIVAS DEPEC 2018 O CRESCIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA 2018-2023

et al. (2017), o número de acordos de livre comércio envolvendo economias emergentes aumentou de 255, em 2010, para 352, em 2016. Apenas três países não haviam participado de nenhum dos acordos, sendo o Brasil um deles. O pequeno grau de abertura da economia brasileira é prejudicial à eficiência econômica. De um lado, impede que produtos mais baratos cheguem ao país, aumentando o poder de compra do consumidor e reduzindo o custo das empresas com insumos importados. Por outro lado, ao reduzir o grau de concorrência, ele diminui a exigência de competitividade dos produtos brasileiros. Além disso, com custos menores, é possível que o aumento das exportações compensasse o aumento de importações advindo de uma abertura maior. Recentemente, SAE (2018) apresentou simulação, por meio de um modelo de equilíbrio geral, dos efeitos de uma eventual abertura nos diferentes setores da economia brasileira. Em relação a preços, a simulação indica que poderiam cair cerca de 5% no agregado, devido a maior concorrência externa. Os níveis de emprego seriam mantidos inalterados: 75% dos 57 setores apresentariam aumento de emprego e apenas três mostrariam redução de emprego maior do que 0,5% depois de vinte anos (vestuários, têxtil e couro).

4.2 Estrutura tributária O sistema tributário brasileiro, formulado originalmente em 1965, encontra-se hoje bastante defasado, mostrando inúmeras distorções que prejudicam a eficiência da economia. Além da má alocação de recursos, destaca-se o alto custo com questões tributárias (dada a sua complexidade) e a elevada insegurança jurídica (em razão das disputas litigiosas entre contribuintes e Fisco), características que reduzem a competitividade das empresas brasileiras. Segundo dados do Doing Business 2017, o Brasil era o país com maior número de horas dedicadas a questões tributárias por ano, com duas mil horas, representando quase o dobro do segundo colocado, a Bolívia, que gastava mil horas, e muito acima da média dos outros países emergentes. As mudanças no sistema tributário, que deveriam torná-lo no mínimo mais simples e eficiente, vêm sendo adiadas há anos por meio de medidas paliativas, como instituição de contribuições provisórias, desvinculação de receitas da União (DRU) e desonerações, que muitas vezes acentuam os problemas e distorções.

| 24


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
O CRESCIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA 2018-2023 by Alfredo affatato - Issuu