Porto

Page 53

pudessem abrir varandas para o estuário, em uma cota mais baixa, mais próxima do nível d’água. ___ No lado do Guarujá o fluxo de pessoas, automóveis e bicicletas é mais simples, mas ainda tem problemas no passeio principalmente do pedestre.

Terminal de balsas de Guarujá Foto: acervo pessoal

Acima: Saída do terminal de balsas e Ferry Boat Plaza Shopping: desconexão. Abaixo: Ferry Boat Plaza Shopping Fotos: acervo pessoal

Desse lado do estuário, junto com o terminal de embarcações para pedestres, há um shopping center (Ferry Boat’s Plaza Shopping) e um terminal metropolitano de ônibus, em um único edifício. O que poderia se configurar como um prédio multifuncional, que funcionasse como centralizador de uma série de atividades, acaba por segregar, mais do que atrair. Se, em certa medida, ir para o terminal de ônibus fica mais fácil a partir desse terminal de barcos, quando se vai pelo terminal de balsas, fora do edifício, fica muito mais difícil, tendo que percorrer longas distâncias, passando por calçadas inadequadas. Outra questão é que o shopping não conseguiu atrair as pessoas que passam por ali. Durante a viagem realizada ao local, por volta das 18h00 e com muito movimento nas embarcações, quase não havia pessoas no centro comercial. Outra questão fundamental é que, na região próxima, não há praças ou áreas livres de qualidade, sejam de estar, contemplação ou lazer. Esse edifício ensimesma ainda mais as suas atividades e faz com que as áreas livres e espaços públicos sejam ainda menos convidativos. Finalmente, o prédio é feio.

51


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.