Visão Histórica da Igreja da Irmandade - Das Origens aos Dias de Hoje

Page 52

A IRMANDADE NAS DUAS GUERRAS MUNDIAIS A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre 1917 e 1919. A Segunda, de 1939 a 1945. As duas começaram na Europa.

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL A Igreja da Irmandade tinha posição firme e clara em relação à paz. A Irmandade enfrentou a Primeira Guerra Mundial sem nenhum preparo. Os Estados Unidos entraram na Guerra em 1917 e em seguida começou a convocação militar, requerendo aos jovens que se alistassem. Quando isto começou, o governo dos Estados Unidos permitiu que os jovens das igrejas de paz que se alistassem para serviços não fossem obrigados a pegar em armas ou entrar em combate, passando a ser conhecidos como "Objetores de Consciência" (OC). Muitos líderes da Irmandade não sentiam que estava certo para um cristão servir à força militar. Outros sentiam que o serviço não-combatente estava certo. Alguns jovens foram ao serviço não-combatente, mas outros se recusaram e acabaram presos. Houve também os que se alistaram, pegaram em armas e entraram em combate. Em 1918, a Igreja da Irmandade se reuniu em conferência especial na cidade de Goshen e aprovou uma declaração afirmando que a guerra é pecado e que qualquer serviço nas forças militares é pecado. Outra parte da declaração sugeria alternativas para os jovens que estavam enfrentando o alistamento militar. Quando o governo tomou ciência desta declaração, decidiu prender os oficiais da denominação, o que não aconteceu porque a guerra terminou em 1919.

ENTRE AS DUAS GUERRAS A experiência de uma guerra generalizada teve grande impacto na Irmandade e duas coisas importantes ocorreram. A primeira foi que a Irmandade se tornou mais consciente e alerta para o sofrimento das pessoas de outros países. Em 1917, o primeiro esforço organizado pela Irmandade teve lugar, ajudando as pessoas na Armênia, quando, por quatro anos, a Irmandade ajudou com US$ 267.000 dólares. O trabalho de ajuda às pessoas em necessidade se tornou importante para a Irmandade. No fim de 1930, ela mandou ajuda e trabalhadores para a Espanha, depois da Guerra Civil. Um deles era Dan West, que começou a enviar vacas (Heifers, no inglês, que eram vacas novas que ainda não haviam procriado). As vacas ficavam prenhes antes de sair dos Estados Unidos e na Espanha eram dadas para famílias em necessidade. Quando estas vacas procriavam, as famílias tinham que dar o bezerro a outras famílias também com necessidades. A família podia guardar os bezerros que nasciam em procriações futuras. Desta maneira, a família tinha a vaca, o leite e a possibilidade de ter um seu próprio gado. A segunda maneira que a Guerra Mundial afetou a Irmandade foi com o planejamento. A experiência de não estar preparada para a Guerra fez com que olhassem para frente. A Irmandade se reuniu com líderes de outras igrejas que eram contra a guerra para discutir a questão dos Objetores de Consciência e como eles poderiam servir ao país de


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.