Issuu on Google+

CONVERSAS COM A FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN


Para conhecermos um pouco mais do cenário dos investimentos sociais privados na educação, apresentamos a seguir uma síntese do Censo do Gife – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, realizado em 2006 com suas associadas, com foco nos investimentos no setor da Educação.

Censo GIFE Educação (2006) Do total de 96 associadas, 57,3% investem em educação. Dos 55 associados que investem em educação, encontramos a seguinte distribuição em relação ao âmbito da educação:


Apoio a família/alunos (fora da escola) 22

Educação regular 33

Educação não Regular 29 Atividades Extracurriculares 31

Total de respostas: 55

Atividades relacionadas ao ensino regular  EducaçãoRegularnoEnsinoFundamental EducaçãoRegularnoEnsinoMédio EducaçãoRegularnaPréͲescola EducaçãoRegularnoEnsinoSuperior EducaçãoRegularnaCreche EducaçãoRegularnaPósGraduação EducaçãoRegularnoEnsinoTécnico

Instituiçãoque temestetipo de ação

28 21 11 10 7 6 6

Númerode centros beneficiados

30046 6736 112 157 132 84 42


Linhas de ação prioritárias na área de educação

0

5

10

15

20

25

30

Capacitação de Professores

40

45 41

Oficinas de Arte-Educação

30

Complementação/reforço escolar

28

Doações de livros/materiais didáticos

23

Capacitação de Diretores

22

Instalação de Bibliotecas/Laboratórios

22

Bolsas de estudo

20

Confecção de material didático

20

Doações de equipamentos

18

Capacitação de pessoal administrativo

15

Produção de Conhecimento/Pesquisa

14

Construção/Reforma/Manutenção de Escolas Outros

35

8 7


Grupo preferencial de ação (níveis educacionais)

0

10

20

30

40

50

Ensino Fundamental (7 a 14 anos)

52

Ensino Médio (15 a 17 anos)

46

Pré escola (3-6 anos)

24

Educação de Jovens e Adultos

21

Educação Profissional

18

Creche (0-3 anos)

17

Educação Superior e Pós Graduação

16

Alfabetização de Adultos

15

Ensino Técnico

12

Educação Especial Aceleração da Aprendizagem

60

8 7


Carteira de Projetos do Cenpec em 2010


Os recursos investidos no Cenpec em 2010 são de duas fontes, poder público e fundações empresariais.


As Parcerias do Cenpec Em consonância com as exigências do século XXI, o Cenpec integra diversas redes sociais.

AÇÃO EDUCATIVA Compromisso com a Educação e com a Juventude

A Ação Educativa, organização fundada em 1994, tem a missão de promover os direitos educativos e da juventude, tendo em vista a justiça social, a democracia participativa e o desenvolvimento sustentável no Brasil. Em suas ações, alia a formação e a assessoria a grupos nos bairros, escolas e comunidades com a atuação em articulações amplas, a pesquisa e a A Ação Educativa atua em conjunto com o Cenpec compartilhando ideais em contribuir para a educação pública de qualidade e direitos da juventude no cenário nacional, gerando insumos para fortalecer e direcionar políticas públicas no campo das nossas ações. Essa aliança é promovida pela representação conjunta das organizações no Conjuve – Conselho Nacional de Juventude – além do trabalho de mobilização para a construção do Plano Municipal de Educação da cidade de São Paulo. A Ação Educativa também é nossa parceira no projeto Aulas Fundação Telefonica. Essas principais ações desencadeiam outras propostas de trabalho em menor escala, que fortalecem a relação interorganizacional.

produção de conhecimento com a intervenção nas políticas públicas.


ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA

A Alfabetização Solidária (AlfaSol) é uma organização da sociedade civil, que trabalha desde 1996 pela redução dos altos índices de analfabetismo no país. Sua missão contempla ainda a ampliação da oferta pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. O trabalho da AlfaSol, mantido por meio da parceria entre a iniciativa privada, Instituições de Ensino Superior (IES), governos municipais, estaduais e federal e com a sociedade, foi considerado modelo e, por essa razão, incluído no kit da “Década da Alfabetização” da ONU.

Por acreditar no trabalho em rede, a AlfaSol já trabalhou em parceria com o Cenpec para execução do projeto Lendo nossa gente, encomendado pela Natura Cosméticos, que contou também com a importante contribuição da Ação Educativa. A iniciativa teve por objetivo fortalecer as escolas públicas na promoção da leitura, com foco na Educação de Jovens e Adultos (EJA), direcionando acervos literários a mais de 1500 escolas públicas em todo o país e manuais de orientação aos professores. Dentre outras ações, destacamos também o Colóquio sobre Juventude e a Cooperação Internacional aos Países de Língua Portuguesa.


APRENDIZ A Associação Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que, desde 1997, experimenta, desenvolve e divulga o conceito de Bairro-Escola, visando o aprimoramento simultâneo da comunidade e da educação. Cria-se, assim, um amplo espaço educativo, estruturado por uma rede que une toda a comunidade, amplia as possibilidades de aprendizagem e melhora a qualidade de vida urbana.

O Cenpec realizou em parceria com a Cidade Escola Aprendiz o Projeto Comunidade Integrada a fim de potencializar a articulação dos serviços e espaços públicos, comunitários e privados da cidade. Esse trabalho foi executado com propósito de fortalecer a implementação do Programa Escola Integrada em Belo Horizonte – o que rendeu uma publicação conjunta entre as duas organizações. Nesse campo, outras duas publicações foram lançadas em parceria, sendo uma Fontes de Educação – Guia para Jornalistas e a outra Juventudes SP.


CEDAC O Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária – Cedac – é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que tem seu trabalho voltado à formação de professores, diretores e supervisores no processo de ensino e aprendizagem. Atua diretamente com as secretarias estaduais e municipais de educação ou com o universo imediato da escola, assim como os ambientes de ensino informal.

O Cenpec já esteve ao lado do Cedac em publicações como Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais, organizado pelo Instituto de Estudos Especiais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, proporcionando oportunidades de debate em torno do desafiante tema da gestão de políticas públicas na área social. Atuamos também, de forma conjunta, na promoção de reuniões de reflexão sobre Educação.


CIEDS O Cieds desenvolve ações que estabelecem diferenças e ganhos efetivos para o seu público prioritário: pessoas que embora dotadas de alto potencial, não tiveram oportunidade para desenvolvê-lo. Desenvolve projetos junto à população juvenil, crianças e adolescentes, terceira idade, geração de renda, saúde e cultura. A ação do Cieds se efetiva em quatro principais eixos: formação empreendedora; empregabilidade; atenção à saúde e políticas públicas e gestão social.

Desenvolveu em parceria com Cenpec diversos projetos voltados aos jovens e registra como a mais recente entre as duas organizações o desenvolvimento da Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa do Unicef – Fundo das Nações Unias para a Infância.


INSTITUTO PAULO FREIRE Desenvolve projetos de assessoria, consultoria, pesquisa, formação (presencial e a distância) e acompanhamento, orientados pelas dimensões socioambiental e intertranscultural, constituindo três áreas de projetos: Educação de Adultos, Educação Cidadã, Educação Popular e Relações Internacionais.

Com o Cenpec, trabalhou em parceria na pesquisa e no desenvolvimento da Plataforma dos Centros Urbanos, assim como em outras tantas oportunidades que favoreceram o fortalecimento e estreitamentos dos laços institucionais, garantindo conquistar os objetivos compartilhados.


Instituto Paulo Montenegro O Instituto Paulo Montenegro é uma organização sem fins lucrativos criada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em 2000, para desenvolver e executar projetos na área de Educação. Oferece assessoria a educadores para a formulação e implementação de projetos educacionais e de ação comunitária. Produz materiais e publicações de apoio a projetos pedagógicos e promove o intercâmbio com outras organizações nacionais e internacionais para realizar ações que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino público, subsidiando a implementação de políticas públicas e privilegiando o aprimoramento dos agentes educacionais.

O Cenpec e o Instituto Paulo Montenegro participam do GT de Educação e integram o Movimento Nossa São Paulo.


Participação em movimentos e fóruns: 1. Movimento Nacional Todos pela Educação 2. Movimento Nossa São Paulo 3. Conjuv - Conselho Nacional da Juventude 4. Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil 5. Abong - Associação Brasileira de Ongs 6. Observatório Latino-americano de Inovação Pública Local

O Cenpec está na lista das melhores ONGs do mundo, de acordo com o Financial Times Em agosto de 2007, o jornal britânico publicou um suplemento especial sobre cidadania corporativa e filantropia com uma avaliação, considerada por eles pioneira, das melhores ONGs do mundo. Das 554 ONGs avaliadas, 63% têm um âmbito de ação local; 33% têm ação global e 3% incorporam ambas as dimensões. O Cenpec está na lista das ONGs locais. Nesta tabela, a maioria são de origem brasileira e argentina (5 de cada país), seguidas, em menor número, por organizações do Chile, Austrália, África do Sul, Alemanha, Espanha, EUA, Itália, México e Reino Unido, Costa Rica, Emirados Árabes, Índia, Peru e Vietnã.


Benchmarking cenpec