Issuu on Google+

Universidade Federal da Fronteira Sul

FENILALANINA Acadêmica: Alaís Morari Disciplina : TICs Turma: Ciências/ A


FENILALANINA


FENILALANINA Nome sistemático- Ácido 2-amino-3-fenil-propiônico ou ácido 2-amino-3-fenil-propanóico

Simbolo (3 letras)- Phe Simbolo (1 letra)- F Fórmula Molecular: C9 H11 O2 N Peso Molecular: 165,19


Formula estrutural


Estrutura tridimensional


FENILALANINA O que é: A substância fenilalanina é um aminoácido natural, encontrado nas proteínas tanto vegetais como animais, essencial para a vida humana, que quando utilizada como suplemento ajuda a emagrecer.


Para que serve a fenilalanina A fenilalanina serve para compor a célula do corpo humano e como é um componente essencial dos tecidos corporais e é considerada um aminoácido essencial porque o organismo não a consegue sintetizar,sendo importante ingerir uma quantidade suficiente da alimentação para que o organismo fique equilibrado e produza adrenalina e tirosina em quantidades suficientes para a saúde do organismo, pois estão envolvidos em uma série de reações bioquímicas importantes.


Fenilalanina faz mal

A fenilalanina faz mal apenas para os fenilcetonúricos, que são incapazes de digeri-la. Na população em geral, a fenilalanina não faz mal.


Fenilalanina emagrece

A fenilalanina é um composto que ajuda a emagrecer, pois atua no cérebro diminuindo a sensação de fome.  Ela ainda espanta o mau humor, confere mais energia, atua como analgésico e melhora a capacidade de aprendizado. Recomenda-se a suplementação com 1 a 2 gramas por dia de fenilalanina para emagrecer.


Contra indicações da fenilalanina Qualquer alimento que contenha mais do que 5% de proteína é contraindicado para os portadores de fenilcetonúria. É obrigatório que os produtos industrializados que contenha fenilalanina, tenham esta informação em destaque no rótulo do produto.


Alimentos com fenilalanina

Alguns exemplos de alimentos do cotidiano com alto teor de fenilalanina são: Aspartame, usado como substituto do açúcar em diversas balas; Todos os tipos de peixes; Qualquer parte do frango; Arroz; Feijão.


Contra indicações da fenilalanina Sem o diagnóstico e orientações médicas seguidas corretamente, a fenilcetonúria leva a convulsões, problemas de pele e cabelo, deficiência mental e até mesmo invalidez permanente. Esta doença é diagnosticada através do teste do pezinho nos bebês e requer tratamento por toda a vida.


Fenilalanina