Revista AJ - Edição 6 - Chanucá 5772

Page 22

MEM ÓRIA

AS MUITAS HISTÓRIAS DO MAJOR ELIEZER LEVY* Por Profº Nachman Falbel

Uma das pessoas que mais se destacaram no judaísmo paraense como homem voltado às questões sociais e comunitárias relativas à imigração israelita no norte do país foi o major Eliezer Levy.

U

ma das pessoas que mais se destacaram no judaísmo paraense como homem voltado às questões sociais e comunitárias relativas à imigração israelita no norte do país foi o major Eliezer Levy.

Nascido em 29 de novembro de 1877, Eliezer Levy descendia de uma tradicional família sefaradi,

que por parte da mãe incluía a dinastia rabínica dos Dabela entre eles o rabi Eliezer Dabela, cognominado a Luz do Ocidente (Ner há-Maarabi). Viveram em Casablanca e em Rabat, Marrocos, antes de imigrarem para Belém do Pará, em 1870. Eliezer Levy fez seus primeiros estudos em Gurupá, onde seu pai, Moysés Isaac Levy, atuava no comércio. Em 21 de março de 1900, casou-se em Cametá, com Esther Levy Benoliel, filha de David e Belizia Benoliel, de família ilustre do Marrocos. Ainda muito jovem, estabeleceu-se no comércio participando como titular da firma E. Levy & Cia. – Comissões e Consignações, e, a partir de 1910, fez parte da diretoria da 22 AMAZÔNIA JUDAICA No6 - DEZ/2011

Maju Ruber Company, presidida pelo Comodoro Benedit. Gerenciou ainda a firma italiana de navegação C. B. Merlin. Eliezer Levy ingressou na Guarda Nacional e chegou ao posto de coronel, ainda que fosse sempre conhecido como major Levy. Advogado, foi ativo na política local, sendo prefeito três vezes: do município de Macapá (que até 1943 esteve ligado ao Estado do Pará), de Afuá (Pará) e novamente de Macapá (foi o primeiro prefeito da capital, onde ficou de 1933 a 1947).

Entre 1918 e 1926, Eliezer Levy atuou como advogado no escritório de Francisco Jucá Filho, Procurador-Geral da República,

e Álvaro Adolfo da Silveira, deputado estadual e chefe do Partido Conservador. Ainda que ele pertencesse ao Partido Republicano Federal desde a sua fundação. Apesar das divergências políticas, sua amizade com os colegas de trabalho teria futuramente importância decisiva na posição brasileira durante a votação na ONU para a criação do Estado de Israel.

Major Eliezer Levy

Eliezer Levy ingressou na Guarda Nacional e chegou ao posto de coronel, ainda que fosse sempre conhecido como major Levy. Advogado, foi ativo na política local.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.