Docente no ead

Page 1

Atuação do docente em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem Airton Aguiar – asilvaguiar@Yahoo.com.br - pesquisado em: 19/02/2010 RESUMO O docente ganha mais uma área com estrutura, instalações tudo adaptada para o docente professor/tutor desenvolver com os alunos seus ensinamentos e aprendizagem com o apoio da internet, pode criar a condição de formar grupos de alunos e por intermédio do EAD, planejar suas aulas, fazer pesquisas, buscar bibliotecas on – line para que seus alunos pesquisem, se levarmos em conta que a maioria da população não estuda porque não tem tempo, isso é fundamental para a redução do analfabetismo. Palavras – Chave: Metodologia de Estudo e EAD com apoio da Internet. Introdução: A preocupação da sociedade com a qualidade do ensino faz com que o professor seja mais efetivo no crescimento pessoal e profissional porque a demanda por formação continuada e a constante evolução das tecnologias da informação e da comunicação, colocam o Ensino a Distância no centro das atenções. O aperfeiçoamento da metodologia e a aplicação de avaliação desta modalidade de ensino têm sido o foco de vários pesquisadores, objetivando o trabalho para definir os conceitos básicos da Metodologia de Estudo a Distância com o apoio da Internet como ferramenta para o professor. O método de ensino /aprendizagem em EAD permite diferentes abordagens metodológicas e diversas enfoques, suscitando no aprendiz um desenvolvimento criativo, flexível a sua realidade, facilitando o seu crescimento pessoal diferenciado por regiões e classes sociais. A natureza multidisciplinar da EAD tem levado profissionais os chamados tutores de diversas áreas a se envolverem com este método de ensino, por vezes sem metodologias especificadas. Essa questão merece uma maior reflexão com definição de critérios, objetivos e enfoques, de modo que os produtos desenvolvidos atinjam nível de qualidade alcançando os reais objetivos do processo educacional, interagindo com o aluno num aprendizado professor – aluno, com ferramentas de pesquisas, bibliotecas virtuais e o apoio total do professor tutor.


Referencia Bibliografia BASTOS, C. - Aprendendo a Aprender. Introdução a Metodologia científica, Petrópolis, Vozes, 1995. COELHO, M. L. M. - Vanguardas Pedagógicas, Rio Grande do Sul: GEEMPA, 1993. DELVAL, J. Crescer e pensar - A construção do conhecimento na Escola, São Paulo: Artes Médicas, 1992 DRUCKER, P. - E-DUCAÇÃO – Exame, 690/ 14/jun/00. IZQUIERDO,F. e TIRADOS,R.M. - La Calidade de la enseñanza superior y otros temas universitarios, Universidade Politecnica de Madrid, 1994. LITWIN, EDITH – Tecnologia Educacional: Política, Histórias e Propostas, Porto Alegre, Artes Médicas, 1997. LOPES, J. - Piaget. A lógica da criança como base do ensino, Nova Escola, São Paulo, Abril editora, agosto, 1996. MATOS, H. - Aprenda a estudar: Orientações metodológicas para o estudo, Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. PLATT, L. - Aprendendo a assimilar mudanças, HSM Management 2, mai./jun. 1997. ROSA, S.- Construtivismo e Mudança, São Paulo: Cortez Editora, 1994. SALOMON, D. V. - Como fazer uma monografia, São Paulo: Martins Fontes, 1994. SANGRÁ, A. - EAD - Universitat Oberta de Catalunya (UOC), 2000. STRUCHINER, M. - Elementos Fundamentais para o Desenvolvimento de Ambientes Construtivistas de Aprendizagem à Distância, Tecnologia Educacional – V.26 (142) - 1998. VYGOTSKY, L. S. - A Formação Social da Mente, São Paulo: Martins Fontes, 1988.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.