Page 1

Escritório de Propriedade Intelectual atendeu 46 empresas pelo Sebraetec em 2012 Entre depósito de patentes, registro de marcas, desenhos industriais e programas de computador, EPI prestou 69 serviços em 2012 O Escritório de Propriedade Intelectual (EPI) da Aintec, atendeu no ano de 2012, através do programa Sebraetec - Serviços em Tecnologia e Inovação, do Sebrae, 46 empresas. O EPI entrou para o programa em Novembro de 2011, mas começou a prestar serviços o ano passado. O Escritório tem o objetivo de desenvolver ações de proteção à propriedade intelectual das empresas, e realiza o serviço através de assessoria e consultoria no depósito de patentes, registro de marcas, desenhos industriais, programas de computador e direitos autorais. O escritório realizou 61 novos registros de marcas, para 40 empresas. Para depósito de patentes, atendeu a três empresas, com quatro novos depósitos. E para registro de desenho industrial e programa de computador, atendeu duas empresas e realizou dois registros, em cada categoria. A Aintec pretende renovar o contrato com o Sebrae no ano de 2013, para continuar prestando serviços através do proSaiba mais sobre o programa em grama. A documentação já foi encaminhawww.sebrae.com.br da e aguarda avaliação.

Eidee, empresa incubada da Intuel, é finalista em prêmio de design e expõe produto no Museu da Casa Brasileira O Podoscópio, produto desenvolvido pela empresa Eidee – Produtos & Projetos, foi finalista em um dos mais renomados prêmios de design nacional, o 26º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. O produto foi desenvolvido para a linha Podotech, e faz uma análise real da distribuição do peso no pé através da visualização da face plantar do mesmo, identificando o tipo de pisada. O Podoscópio foi selecionado na categoria de produtos, em equipamentos eletroeletrônicos e ficou exposto no museu do dia 22 de Novembro a 13 de Janeiro.

Podoscópio exposto no Museu da Casa Brasileira

to

Even

INPI lança plataforma on-line O Instituto Nacional de Depósito de Patentes (INPI), vai lançar em Março deste ano, uma plataforma on-line para depósito de patentes e registro de marcas, com o objetivo de acelerar o processo de exame, realizando todo trâmite de maneira eletrônica e em tempo real, o que pode tornar as análises dentro do instituto cerca de 20% mais rápidas. Por ano, segundo o INPI, são analisados 15 mil depósitos, mas apenas 30% têm patente registrada. Do total de pedidos, dois terços são realizados por pesquisadores não residentes no Brasil, um número alto, já que o principal público do instituto são os inventores nacionais. Também em 2013, o INPI vai aplicar cursos em universidades, micro e pequenas empresas, congressos e núcleos de inovação, para esclarecer dúvidas sobre a proteção industrial, além de realizar um concurso que pretende contratar mais 140 funcionários para a análise de patentes. Em 2012, foram concedidos 3.137 novos depósitos, que revelam queda de 17,45% se comparado a 2011. Apesar disso, entre 2011 e 2012, a quantidade de depósitos de patentes subiu 6%, com um total de 33.780 pedidos de depósitos, mantendo histórico de crescimento desde 2003.

NAGI-PR realiza minicurso em Gestão de Inovação em Londrina e Arapongas

O Programa de Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI-PR) realiza em Londrina, no dia 28 de Fevereiro, o Minicurso em Gestão de Inovação. O minicurso é voltado para empresários e colaboradores de micro e pequenas empresas industriais, com o objetivo de prepará-los para a consultoria das empresas, através da introdução aos conceitos de gestão da inovação. O evento acontece das 08h00 às 17h30, no Auditório da FIEP, na Rua Deputado Fernando Ferrari, 160. No dia 05 e 06 de Fevereiro, o minicurso é realizado no SENAI de Arapongas, das 18h30 às 22h30. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas e podem ser feitas através do site www.nagipr.org.br. O programa: O Nagi-PR conta com núcleos de atendimento espalhados pelo Paraná, que prestam consultoria individualizada às empresas do Estado, oferecendo assessoria com metodologias voltadas às necessidades de cada empresa. O núcleo NAGI em Londrina é coordenado pela AINTEC e ADETEC - Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região

Semanário Aintec  

Informativo semanal com notícias internas da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual e Londrina, AINTEC, e notas externas s...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you