Page 1

ABRA AS PORTAS DA SUA EMPRESA PARA O MUNDO.

The international platform for young people to explore and develop their leadership potential


ABRA AS PORTAS DA SUA EMPRESA PARA O MUNDO E AS PORTAS DO MUNDO PARA A SUA EMPRESA. Ser multicultural não é mais privilégio das grandes corporações. Adaptar-se ao mercado globalizado passou a ser exigência feita a qualquer organização. É cada vez mais certo o valor inovador e transformador de equipes multiculturais dentro das empresas. A diversidade de vivências, conhecimentos, maneiras de pensar e agir, traz para as organizações uma indiscutível flexibilidade para entender e adaptar-se a novos mercados. Compreender diferentes clientes e necessidades e absorver conhecimentos de outras culturas são alguns dos maiores fatores de competitividade em qualquer mercado. O valor da diversidade também traz benefícios ao ambiente de trabalho. Empresas em que a ela é vivenciada no dia-a-dia têm em suas equipes menos preconceitos, mais tolerância e, consequentemente, um clima propício à criatividade e à produtividade. Dentro deste panorama e com a missão de formar lÍderes socialmente responsáveis com visão multicultural e global, a AIESEC trabalha para oportunizar experiências de liderança e intercâmbio profissional a jovens de mais de 100 países. Através dela, também, empresas têm a oportunidade de abrir suas as portas para o mundo e, porque não dizer, de abrir as portas do mundo para elas.

QUEM SOMOS A AIESEC é a maior organização formada e gerida por jovens universitários e recém-graduados. Uma rede global que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros para que impactem positivamente a sociedade. A organização proporciona, a quem faz parte dela, uma experiência de desenvolvimento integrada composta de oportunidades de liderança, intercâmbios PROFISSIONais e participação em um ambiente global de aprendizado. A AIESEC oferece, às empresas parceiras, a possibilidade de desenvolver valores como muliculturalidade e flexibilidade, além de agregar conhecimento diferenciado através da contratação de intercambistas altamente qualificados de mais de 100 países, sem complicações logísticas e burocráticas.


A AIESEC NO MUNDO

Como funciona a AIESEC A AIESEC desenvolve líderes através de três principais estágios, sendo dois dentro da própria organização, e o mais importante deles em uma das empresas parceiras da AIESEC no exterior. Ao ingressar, na AIESEC, o membro tem a oportunidade de trabalhar para o próprio escritório da organização em áreas funcionais, como Marketing, Recursos Humanos e Finanças. Após este período de intenso trabalho em equipe, o jovem poderá partir para o intercâmbio profissional ou assumir um cargo de liderança dentro da própria organização. Ele deverá passar por esses dois estágios, não importando a ordem em que forem realizados.

Da mesma forma como envia jovens universitários ao exterior, a AIESEC é responsável por estabelecer parcerias com empresas no Brasil para receber os estagiários e intercambistas de outros países. Nesses casos, a AIESEC também é responsável pela parte burocrática e de logística do intercâmbio, cabendo à empresa somente a seleção do intercambista através do banco de currículos da AIESEC que conta com jovens previamente selecionados em mais de 100 países.

• Fundada em 1948 • Atua em mais de 100 países • Possui 4.000 organizações parceiras • Cerca de 35.000 membros no mundo • Mais de 2.000 membros no Brasil • Presente em 1.700 universidades • Realiza cerca de 8.000 intercâmbios por ano • Reconhecida pela UNESCO como a maior organização de universitários do mundo

NOSSOS VALORES

Introdução à AIESEC

Trabalho em equipe

Liderança

Intercâmbio Profissional

Definição do Futuro

• Ativar Liderança • Buscar a Excelência • Agir Sustentavelmente • Demonstrar Integridade • Viver a Diversidade • Desfrutar da Participação


Uma oportunidade para sua empresa abrir as portas para o mundo Através da AIESEC, a empresa parceira tem acesso a profissionais e intercambistas eStrangeiros com alto potencial, previamente selecionados e preparados para trabalhar em áreas como finanças, marketing, comércio exterior, engenharias, tecnologia da informação, educação, etc. Ao mesmo tempo, atuam como agentes de mudança no ambiente de trabalho, incentivando o surgimento de novas visões e a prática de outros idiomas. Assim, contribuem também para a motivação da equipe, que se torna mais receptiva a novas culturas e mais flexível em relação às mudanças impostas pelo mercado. A AIESEC se encarrega da pré-seleção dos intercambistas e a preparação deles para o estágio. Dessa forma, a empresa não precisa se preocupar com detalhes como contrato, legislação, visto, viagem e acomodação do intercambista.

Etapas do processo

Perfil dos Intercambistas AIESEC

da vaga e 1 Definição perfil do intercambista

Nossos intercambistas são membros da AIESEC e já vivenciaram diferentes experiências através dela, tendo desenvolvido competências e habilidades de gestão e aplicado na prática os mais variados conceitos do mundo corporativo, tais como sustentabilidade, responsabilidade e governança corporativa.

2 da 3 Preparação empresa e do intercambista

Isso significa que, para fazer parte do nosso banco de currículos, o candidato passou por uma seleção que leva em conta características como empreendedorismo, facilidade para trabalhar em equipe, pró-atividade e vontade de engajar-se em alguma questão global e fluência obrigatória do idioma inglês. Todas essas características são postas em prática em um estágio trabalhando dentro da organização.

Seleção do intercambista pela empresa

4

Intercâmbio (com acompanhamento e realização de avaliações periódicas pela AIESEC)

5

Regresso do intercambista, avaliação e reabertura da vaga


Características do programa Responsabilidades da AIESEC, da empresa e do intercambista. RESPONSABILIDADES Procura do intercambista que satisfaça as necessidades da empresa Preparação do intercambista para o trabalho Obtenção do visto, seguro saúde e viagem até o local de trabalho Recepção do intercambista no Brasil Acompanhamento do intercambista em casos de problemas físicos, legais ou culturais. Procura de moradia para o intercambista Definição de tarefas a serem realizadas pelo intercambista. Escolha do intercambista Pagamento das taxas da AIESEC

AIeSEC

፜፜ ፜፜ ፜፜ ፜፜ ፜፜

፜፜ Acesso a jovens dinâmicos, empreendedores e

empresa INTERCAMB.

com visão internacional e experiência em gestão ፜፜ Flexibilidade do período de intercâmbio, podendo variar de 2 a 12 meses

፜፜

፜፜ Presença nas melhores universidades do mundo ፜፜ Inovação em diferentes perspectivas para as empresas ፜፜ Processos logísticos realizados pela AIESEC (vistos, moradia, legalização e integração) ፜፜ Diferencial do perfil AIESEC nos talentos

፜፜ ፜፜ ፜፜

recrutados ፜፜ Valores como diversidade e multiculturalidade agregados à marca e à cultura organizacional


Tipos de intercâmbio A AIESEC oferece diferentes programas de intercâmbio para sua organização nas áreas de gestão, educação, tecnologia e ação social. Dentro dessas áreas a empresa pode selecionar um intercambista com conhecimentos específicos exigidos. Tempo de duração do intercâmbio: de 2 a 12 meses. Remuneração: fica a cargo da empresa o pagamento da bolsa auxílio e das taxas administrativas da AIESEC. A bolsa é estipulada pela AIESEC, com base no custo de vida da cidade onde é realizado o intercâmbio. ፜፜

Development Traineeship

Para Empresas que desejam investir em desenvolvimento social e sustentabilidade incentivando o empreendedorismo em organizações ou projetos sem fins lucrativos ou dentro da própria empresa. Através da inserção de agentes de mudança na gestão dessas organizações, a empresa causa impacto social positivo na comunidade onde está inserida.

፜፜ Market Expansion Traineeship

፜፜Education Traineeship

Para empresas que entendem que para expandir mercados também é preciso expandir visões de mundo. É o programa para quem trabalha com exportação e oferece intercambistas de administração, comércio exterior, relações internacionais e economia.

Para escolas de idiomas ou de ensino fundamental e médio que querem colocar seus alunos em contato com uma nova cultura, especialmente no ensino de línguas. Os intercambistas podem atuar na organização de eventos culturais, aulas de conversação, suporte a e-learning, consultoria cultural e outras atividades.

፜፜Management Traineeship ፜፜Technical Traineeship Para empresas da área de tecnologia que desejam agregar diferentes conhecimentos e perspectivas aos seus negócios através de intercambistas trabalhando com Programação de baixo nível e alto nível.

Para empresas que querem agregar multiculturalidade ao ambiente de trabalho e promover novas visões sobre o mundo e as questões corporativas através de profissionais nas áreas de Marketing e Comunicação, Economia e Finanças, Gestão da Informação e Recursos Humanos.

፜፜Programas Customizados: A AIESEC também desenvolve programas específicos para sua empresa, considerando seus objetivos particulares. Nesses casos, a AIESEC se adapta às suas necessidades, oferecendo intercambistas com os perfis e habilidades desejadas.


ABRA AS PORTAS DA SUA EMPRESA PARA O MUNDO.

ABRA AS PORTAS PARA O MUNDO Management Traineeship

ple to explore and develop their leadership potential

ple to explore and develop their leadership potential

O ManAgement TRAINEEship é um programa de intercâmbio profissional voltado a empresas, universidades, bancos e outras instituições que desejem contratar talentos globais nas áreas relacionadas à gestão do negócio como finanças, economia, marketing, comunicação, projetos administrativos, recursos humanos, entre outras.

AIESEC partner: Pró-Ativa. A Pró-Ativa é uma empresa brasileira de consultoria que atua na área de inteligência comercial e desenvolvimento de negócios para exportadores. Desde 2007, recebeu, com sucesso, 4 intercambistas da AIESEC para atuarem na elaboração de relatórios, pesquisas de mercado, e desenvolvimento de propostas empresariais. De acordo com o diretor da Pró-Ativa, Marcos José, os intercambistas têm contribuído fortemente para os bons resultados da empresa, tanto por seus conhecimentos de diferentes contextos internacionais quanto por trazerem uma visão global para o ambiente de trabalho. Segundo ele, “esse choque cultural que o intercambista traz, tem impacto positivo e contribui para o desempenho dos outros funcionários”.


Management Traineeship ABRA AS PORTAS PARA O MUNDO PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO

ple to explore and develop their leadership potential

ple to explore and develop their leadership potential

Recursos Humanos

Marketing e Comunicação

፜፜Recrutamento e seleção local/global de talentos;

፜፜Realização de análises e estudos de mercado efetivos ፜፜Apoio qualificado para desenvolvimento de produtos e plataformas ፜፜Prospecção de clientes ፜፜Desenvolvimento de materiais de marketing e comunicação interna

፜፜Coordenação e execução de programas de recrutamento; ፜፜Construção de plano de marketing e divulgação de programas de recrutamento; ፜፜Realização de alocação e avaliação de colaboradores.

Finanças ፜፜Construção e acompanhamento do orçamento de projetos; ፜፜Auxílio no processo de determinação de preços com base em análises financeiros; ፜፜Análise de lucratividade e busca ativa por redução de custos em operações.

Duração dos Intercâmbios: de 8 a 12 meses. Principais Locais de Origem: América do Norte, América Latina, Colombia, Espanha, Europa Ocidental, Polônia e Portugal


ABRA AS PORTAS DA SUA EMPRESA PARA O MUNDO.

ABRA AS PORTAS PARA O MUNDO Technical Traineeship

to explore and develop their leadership potential

to explore and develop their leadership potential

Voltado a empresas da área de tecnologia e engenharia, o Technical TRAINEEship é o programa ideal para quem busca profissionais com conhecimentos técnicos específicos com formação em ciências exatas em algumas das melhores universidades do mundo.

PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO Programação de baixo nível* E Programação de alto nível** *C, C++, Assembly **Microsoft (C#, .NET, SQL Server, ASP) / Sun (Java, Java Script, MySQL, NetBeans) ፜፜ ፜፜ ፜፜ ፜፜ ፜፜

Desenvolvimento de software e programação Análise e design de sistemas Desenvolvimento e gestão para web Gerenciamento de redes e transmissão de dados Gerenciamento de banco de dados

Duração: de 4 a 12 meses. Principais Locais de Origem: Colômbia, Índia, México, Polônia e Turquia


ple to explore and develop their leadership potential

ple to explore and develop their leadership potential

Technical Traineeship ABRA AS PORTAS PARA O MUNDO

AIESEC partner: ILEGRA A ilegra é uma empresa brasileira que atua no fornecimento de soluções direcionadas à TI (tecnologia da informação). Oferece serviços nas áreas de desenvolvimento e infraestrutura de software, trabalhando em diversas tecnologias (Oracle, SAP, Java e .Net), atuando nas modalidades de consultoria, fábrica de projetos, outsourcing e offshoring. A companhia tem como principais clientes empresas líderes de vários segmentos como: energia, agribusiness, tecnologia e informação, transporte/logística, petroquímica e varejo. A ilegra viu na AIESEC, uma instituição de atuação internacional e com amplo reconhecimento, a oportunidade de viabilizar um de seus planos: trazer intercambistas para dentro da empresa, promovendo a troca cultural. Acredita-se na importância da diversidade do ambiente para incentivar novas idéias e soluções. Por isso, a empresa busca propiciar uma visão dentro da perspectiva global. A companhia aderiu ao programa de intercâmbio cultural da AIESEC em 2009, tendo recebido, até o momento, três intercambistas. Para o diretor de Recursos Humanos, Anderson Lattuada, “a realização do intercâmbio está relacionada a dois aspectos importantes: incentivar os colaboradores a praticar o inglês e também promover a interculturalidade, em especial para os colaboradores da empresa que estarão mais preparados para entender as diferenças culturais e, assim, obter mais facilidade até mesmo na hora de atender clientes no exterior”. Lattuada complementa dizendo “a AIESEC tem sido uma parceira e colaborado de forma muito satisfatória para o sucesso do programa na ilegra”. O diretor finaliza “Nos sentimos muito seguros com a proposta de trabalho da AIESEC e esperamos receber muitos outros intercambistas para compartilhar conhecimento”.


ABRA AS PORTAS DA SUA EMPRESA PARA O MUNDO.

ABRA AS PORTAS PARA O MUNDO Development Traineeship

to explore and develop their leadership potential

to explore and develop their leadership potential

Sua empresa pode ser um agente local de mudança, abrindo as portas para o mundo. O Development TRAINEEship é o programa certo para empresas que querem investir nas comunidades onde estão inseridas através de projetos de desenvolvimento social e de sustentabilidade. Apoiando intercâmbios voltados ao desenvolvimento de ONGs locais ou de projetos socioambientais dentro da sua própria empresa, é possível causar um impacto positivo na sociedade trazendo diversos benefícios e agregando valor também para a empresa.

Projetos sociais em Escolas Programa destinado a Escolas que desejem colocar seus alunos em contato com novas culturas e ao mesmo tempo apoiar um trabalho de socialmente relevante nas comunidades onde estão inseridas. Através do programa, intercambistas compartilham de sua visão de mundo com os alunos desenvolvendo atividades educativas na escola e levam o mesmo trabalho a outras duas escolas públicas. PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO: ፜፜ Planejar e facilitar aulas e workshops sobre sustentabilidade e educação ambiental (6ª a 8ª série); ፜፜ Planejar e facilitar aulas e oficinas sobre diversidade cultural (6ª a 8ª série); ፜፜ Planejar e facilitar aulas e workshops sobre empreendedorismo (8ª série a 2° ano ensino médio); Duração: de 3 a 4 meses. Principais Locais de Origem: Argentina, Canadá, China, Colômbia, Holanda, Polônia e Portugal.


ple to explore and develop their leadership potential

ple to explore and develop their leadership potential

Development Traineeship ABRA AS PORTAS PARA O MUNDO

AIESEC partner: cooperativa univens. “A Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos (Univens) foi criada em 1996, respondendo a uma necessidade de incluir mulheres com dificuldades de inserir-se no marcado de trabalho formal na Zona Norte de Porto Alegre. Desde o início, a Univens trabalhou com a perspectiva de possuir produtos próprios. Atualmente, confeccionamos peças masculinas e femininas em larga escala, agregando os serviços de serigrafia e bordado ao da costura. Já recebemos, por dois anos, intercambistas pela parceria com a AIESEC. Nossa avaliação é extremamente positiva, pois crescemos muito, tanto na gestão interna quanto na organização da cooperativa. Os intercambistas contribuíram significativamente na gestão financeira, gestão de estoque e também na projeção de nosso projeto, respeitando sempre nossa realidade de cooperadas da Economia Solidária. Também foi importante a integração deles nas atividades externas e da própria comunidade, assim como de eventos e de feiras da área de Economia solidária. Vivemos um período de troca de experiências e realidades de países tão diferentes que foi facilitado pelo perfil dos intercambistas e pelos fortes valores de solidariedade e respeito humano que eles possuem. Os membros da AIESEC acreditam que outro mundo é possível e sempre estaremos junto com os que têm esses sonhos.” Nelsa Fabian Nespolo, em nome das Cooperadas da Univens e dos Cooperados da Justa Trama


Development Traineeship ABRA AS PORTAS PARA PRINCIPAIS ÁREASO DE MUNDO ATUAÇÃO

ple to explore and develop their leadership potential

ple to explore and develop their leadership potential

Apoio à gestão de ONGs

Obtenção de recursos para ONGs

Apoiando este programa, sua empresa ajudará a disseminar a cultura do empreendedorismo na comunidade, promovendo crescimento sócio-econômico através do auxilío a organizações sem fins lucrativos. O programa objetiva trazer intercambistas para atuar nas áreas de gestão dessas organizações. Seu principal diferencial é a capacidade de transformar as ONGs e as comunidades através de uma ação, não apenas assistencial, mas de mudança de cultura e aprendizado.

Programa destinado a oferecer recursos humanos qualificados para o desenvolvimento de projetos de prospecção, divulgação e arrecadação de recursos em ONGs. Através dele sua empresa pode investir em desenvolvimento social sem necessidade de um projeto próprio.

ONDE O INTERCAMBISTA PODE ATUAR: ፜፜ Apoio nas operações básicas de gestão ፜፜ Estruturação do fluxo de trabalho da organização (definição de cargos e mapeamento de processos ፜፜ Desenvolvimento e melhoria de controles financeiros ፜፜ Gestão de RH e treinamento

ONDE O INTERCAMBISTA PODE ATUAR: Obtenção de recursos financeiros ፜፜ Realização de prospecção de parceiros e potenciais financiadores ፜፜ Desenvolvimento de projetos para levantamento de recursos financeiros; ፜፜ Planejamento dos processos envolvidos nos serviços prestados pela instituição. Duração:

de 2 a 6 meses. Principais Locais de Origem:

Argentina, Canadá, China, Colômbia, Holanda, Polônia e Portugal.


ple to explore and develop their leadership potential

ple to explore and develop their leadership potential

Development Traineeship ABRA AS PORTAS PARA O MUNDO

AIESEC partner: GERDAU. O EduAction é um projeto social que, em parceria com a Gerdau, recebe intercambistas de diversas partes do mundo para dar aulas a crianças em escolas públicas na cidade de Porto Alegre. As aulas são elaboradas pelos próprios intercambistas e abrangem temas como: responsabilidade social e corporativa, diversidade cultural, empreendedorismo e sustentabilidade. O projeto foi criado visando impactar positivamente os estudantes da rede pública de ensino, nos âmbitos cultural e social e fazê-los refletir a respeito do futuro e do papel de cada um deles na sociedade, além do impacto aos intercambistas que trabalhariam no projeto por conhecer uma realidade social e cultura diferentes de seus países de origem. Na primeira edição do EduAction, em 2009, a AIESEC em Porto Alegre trouxe cinco estudantes, membros da AIESEC, vindos da Polônia, da Índia, da Estônia, da Romênia e Colômbia, com o objetivo de lecionar para crianças de 3 escolas públicas de Porto Alegre durante 5 meses. As aulas foram sendo ministradas em 23 turmas, totalizando 540 alunos impactados diretamente pelo programa.


ABRA AS PORTAS DA SUA EMPRESA PARA O MUNDO.

ABRA AS PORTAS PARA O MUNDO Education Traineeship

to explore and develop their leadership potential

to explore and develop their leadership potential

O Education TRAINEEship é um programa voltado para escolas, universidades e escolas de idiomas em que o intercambista atua nas áreas de desenvolvimento de currículos e consultoria no setor educacional e realização de atividades complementares.

PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO Escolas de Idiomas ፜፜ Consultoria cultural (contribuindo com ideias para novos projetos) ፜፜ Organização de eventos culturais e oficinas de integração dos alunos com a sua cultura de origem ፜፜ Atividades extracurriculares e eventos temáticos ፜፜ Suporte para e-learning ፜፜ Monitoria Duração: de 5 a 11 meses. Principais Locais de Origem: América Central, Austrália, China, Colômbia, Filipinas, Nova Zelândia e USA


Quem já comprou essa ideia:

Parceiros de Intercâmbio

ABRA AS PORTAS PARA O MUNDO Parceiros de Learning

The international platform for young people to explore and develop their leadership potential

www.aiesec.org • 3308 3684 Washington Luiz, 855/Sala 16 • Porto Alegre

AIESEC  

Apresentacao abra as portas para o mundo.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you